Marketing de experiência: o que é e por que adotá-lo na sua empresa

Danielle Salgado
Marketing de experiência: o que é e por que adotá lo na sua empresa

Já faz um tempo que a relação entre pessoas e marcas mudou drasticamente. E é aí que entra a importância do investimento em marketing de experiência.

Se você chegou aqui, provavelmente já sabe que hoje em dia, para consolidar um negócio no mercado, é preciso ir muito além de somente vender um produto ou serviço. É preciso vender uma experiência também.

Afinal de contas, com um público cada vez mais exigente e um mercado extremamente competitivo, é preciso se destacar.

Sendo assim, eu separei no post de hoje tudo que você precisa saber sobre a estratégia do marketing de experiência, além de dicas para colocá-la em prática. Confira!

A era da experiência

Possivelmente você já ouviu falar sobre estarmos vivendo na era da experiência. No entanto, o que realmente significa isso?

A era da experiência consiste na ideia de que as empresas devem engajar e fidelizar clientes, com estratégias voltadas exclusivamente para os consumidores.

Nesse sentido, significa ir além do ato de vender um produto ou serviço e proporcionar um momento inesquecível para essas pessoas.

Em outras palavras, atualmente, focar somente na viabilidade e diferenciação de um produto ou serviço não pode mais ser considerado como uma vantagem competitiva. É preciso proporcionar uma jornada de compra memorável ao consumidor.

O que é marketing de experiência?

Também conhecido como marketing experiencial ou marketing sensorial, essa estratégia consiste em utilizar a emoção dos consumidores de uma empresa com o objetivo de conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los.

Nesse sentido, o objetivo do marketing de experiência é superar as expectativas dos clientes por meio de intervenções que estimulem o lado emocional dessas pessoas.

Sendo assim, ao impactar essas pessoas positivamente, o relacionamento com o cliente será fortalecido, aumentando as chances desses clientes tornarem-se fiéis a uma marca ou empresa.

Para isso, é preciso investir em ações inovadoras que realmente façam com que uma empresa se diferencie das demais. 

Os três “V’s” do marketing de experiência

Para que uma ação de marketing de experiência seja realmente efetiva, é importante que ela seja baseada nos três “V’s”, que são basicamente os pilares dessa estratégia. Confira o que significa cada um deles:

  • Verdade: para construir uma relação de confiança entre pessoas e empresas, é preciso trabalhar com a verdade. Nesse sentido, é imprescindível que histórias verdadeiras sejam contadas em todas as ações de marketing e relacionamento. Portanto, nada de falsas promessas, ok?
  • Vontade: para que um cliente feche negócio com a sua empresa, é preciso despertar o interesse dele, correto? Sendo assim, o pilar da vontade caracteriza o sentimento de desejo que ocorre no cliente, e que pode acontecer mesmo que ele ainda não saiba que a sua solução será ideal para ele. Para mostrar que a sua empresa é a mais adequada para atender à vontade do cliente, é preciso entender as motivações do consumidor e transformá-las em oportunidades com as ações de marketing de experiência.
  • Valor: Por fim, o objetivo final de toda estratégia de marketing de experiência é desenvolver soluções inovadoras para os consumidores. Nesse sentido, esse pilar trata da percepção dos consumidores sobre as experiências proporcionadas pela empresa. Em outras palavras, consiste na união da identificação entre cliente e marca com o resultado das interações entre eles.

Qual a importância do marketing de experiência?

Uma empresa que investe em estratégias de marketing de experiência tem muito mais chances de estabelecer um bom relacionamento com o cliente do que aquelas que não utilizam essa estratégia.

Afinal de contas, vender uma boa experiência faz com que os clientes se apaixonem por uma marca e se tornem verdadeiros promotores dela.

Além disso, outras vantagens do marketing de experiência são:

Como traçar uma estratégia de marketing de experiência?

Bom, agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing de experiência, que tal entender melhor como essa estratégia funciona na prática?

A seguir, você verá 5 dicas sobre como investir em uma boa estratégia de marketing de experiência, para aplicar na prática em seu negócio. Vamos lá?

Conheça o seu cliente

Em primeiro lugar, é impossível traçar ações e estratégias de marketing de experiência sem conhecer o seu consumidor. Essas ações somente terão êxito caso sejam desenvolvidas para o perfil correto do seu cliente. Caso contrário, a comunicação não será efetiva.

Para agradar o seu público com ações extraordinárias, primeiramente é preciso entender o que o seu consumidor considera como extraordinário.

Para isso, é importante fazer estudos e pesquisas para entender o perfil, hábitos e comportamento dos consumidores do seu negócio. Além disso, analise também os dados sobre os seguidores das páginas da sua empresa nas redes sociais e veja o que essas pessoas têm em comum.

Aposte na inovação

Para surpreender os seus clientes em um mercado tão competitivo, é preciso inovar. Para isso, inspire-se em grandes empresas que fazem ações que tocam os consumidores.

Além disso, invista em profissionais de User Experience e Customer Experience que irão trazer a inovação para dentro da empresa.

Nesse sentido, é muito importante que as plataformas digitais da empresa também acompanhem esse processo de inovação e modernidade.

Também é importante lembrar que a inovação deve estar presente nos canais offline da empresa. Para isso, trace estratégias para as lojas físicas que farão brilhar os olhos do seu consumidor. 

E o mais importante: o processo de inovação é constante! Em um mundo onde tudo está conectado e muda rapidamente, é preciso acompanhar as tendências inovadoras para manter os processos do seu negócio alinhados a elas.

Explore o relacionamento com o cliente

Se você chegou até aqui, já percebeu que um dos principais objetivos do investimento em marketing de experiência é fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

Sendo assim, é indispensável traçar estratégias voltadas para a relação entre a marca e a empresa. Para isso, ouça o que o seu cliente tem a dizer, valorize os feedbacks que ele dá e mostre que a opinião dele importa.

Além disso, aposte em criar um vínculo emocional com o seu consumidor. Empresas que têm um vínculo emocional com os seus clientes ocupam um lugar especial na mente e no coração dos consumidores.

Além disso, assim como na dica anterior, explorar o relacionamento com o cliente deve ser uma ação contínua, buscando sempre pelo melhor.

Seja omnichannel

Uma boa estratégia de marketing de experiência deve conectar os canais online e offline. Para isso, buscar por um modelo de negócio que seja omnichannel é indispensável.

Por exemplo: ao conectar os canais da sua empresa e oferecer a possibilidade de iniciar uma compra online e retirar o produto na loja física, você está visando uma boa experiência para o cliente, por meio da conexão entre canais online e offline.

Além disso, não adianta trabalhar em uma estratégia voltada para o marketing de experiência somente no modelo online e deixar os canais offline por fora da estratégia.

Nesse sentido, para que a sua estratégia seja realmente efetiva, é preciso que todos os consumidores tenham experiências positivas.

Faça pesquisas de mercado

Por fim, as pesquisas de mercado são importantes para validar todos os passos anteriores por meio de dados concretos.

Existem diversos tipos de pesquisa que podem ser feitos para ajudar na tomada de decisão de estratégias voltadas para o marketing de experiência.

Você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa de imagem de marca para entender como está a percepção dos seus consumidores sobre a sua marca para entender o que pode ser melhorado, uma pesquisa de buyer persona para entender melhor como e para quem as suas estratégias serão direcionadas, além de diversos outros tipos de pesquisa.

Aqui no Opinion Box, você pode utilizar a nossa Plataforma de Pesquisa para fazer as suas próprias pesquisas com o nosso Painel de Consumidores. Além de poder criar o seu próprio questionário, você pode acompanhar todos os resultados em tempo real!

Além disso, você também pode elaborar pesquisas customizadas com a ajuda dos nossos especialistas, que cuidarão do seu projeto do início ao fim. Quer saber mais sobre os nossos produtos? Entre em contato conosco!

Também poderá gostar de: