Marketing nas redes sociais: 7 dicas que você precisa colocar em prática

Marketing nas redes sociais: 7 dicas que você precisa colocar em prática

A presença das marcas nas redes sociais deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade das empresas. Afinal de contas, vivemos em um momento da transformação digital em que pessoas e marcas se aproximam por meio das redes sociais. Sendo assim, as empresas começam a traçar estratégias de marketing nas redes sociais.

Mas, como esse processo todo é feito? Será que existe alguma fórmula mágica de marketing nas redes sociais que se encaixa em qualquer estratégia de qualquer empresa?

Saiba agora as respostas dessas perguntas e confira 7 dicas que separei para ajudar nas estratégias de marketing nas redes sociais do seu negócio. Vamos juntos?

Marketing nas redes sociais: qual a importância?

Apostar no marketing nas redes sociais pode trazer diversas vantagens e benefícios para o seu negócio. 

Como já foi dito, a presença das marcas nas redes sociais é capaz de aproximar (e muito) pessoas e empresas. Afinal de contas, essa é uma forma de tornar o seu negócio mais humanizado e acessível.

As redes se tornaram um canal de comunicação no qual os clientes tiram dúvidas, dão sugestões e interagem de outras formas com as empresas, criando um vínculo de empatia entre si.

Os consumidores também consideram importante essa presença das marcas nas redes sociais, e os dados não mentem: de acordo com uma pesquisa feita pelo Opinion Box, 75% dos usuários acreditam que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores.

Além disso, a prática do Social Commerce vem se tornando cada vez mais comum. Ou seja, muitas pessoas estão fazendo compras diretamente nas próprias redes sociais. 

Qual o segredo do Marketing nas Redes Sociais?

O segredo é que não tem segredo! Isso mesmo, não existe uma fórmula mágica pronta para atender qualquer negócio nas redes sociais.

É justamente pelo fato de que cada empresa tem sua proposta, público e identidade, que é impossível existir uma receita pronta que atenda marcas e empresas tão diferentes.

Além disso, é importante ter em mente que as redes sociais são plataformas que estão em constantes mudanças. Logo, as estratégias devem ser atualizadas ao longo do tempo. Uma estratégia que deu certo há 2 anos atrás talvez não funcione muito bem atualmente.

Ainda assim, apesar de não existir uma fórmula pronta, existem dicas e ferramentas que podem auxiliar nas estratégias de marketing nas redes sociais.

7 dicas de Marketing nas redes sociais

Agora que você já sabe a importância e os benefícios do marketing nas redes sociais, chegou a hora de explorar dicas e ferramentas para ajudar nas suas estratégias. Confira.

1- Conheça o seu público 

Antes de mais nada, não adianta fazer postagens com conteúdos incríveis se o seu público-alvo não está sendo alcançado. É fundamental direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas.

Para conhecer melhor o seu público, é importante definir uma persona, que é a representação ideal de um cliente, e trabalhar os conteúdos voltados para ela. Lembrando que uma empresa pode ter mais de uma persona.

Além disso, outro método bastante eficaz para conhecer melhor o público-alvo do seu negócio é a pesquisa de mercado. 

A pesquisa de mercado pode auxiliar a entender o comportamento da sua persona, seus hábitos e conteúdos de preferência. Você pode realizá-la na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, na qual você encontra todas as ferramentas necessárias para criar uma pesquisa de mercado online e entender melhor o seu público. Saiba mais! 

2- Trabalhe com o Marketing de Conteúdo

Também conhecido como Inbound Marketing, a estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em produzir conteúdos ricos que sejam relevantes para o seu público. 

Esses conteúdos produzidos são distribuídos por meio de diferentes canais de comunicação da empresa, como e-mail, blog, site e, claro, as redes sociais. É possível explorar bastante a produção de conteúdo nas redes sociais, pois você pode direcionar esses conteúdos para os outros canais da empresa.

Por exemplo, você pode fazer uma breve postagem nas redes sociais direcionando para o conteúdo completo que estará disponível no blog, despertando a curiosidade e o interesse do seu público. Além disso, você pode fazer uma postagem convidando o seu público para assinar a newsletter da sua empresa. São muitas possibilidades.

3- Faça um calendário de planejamento

Para definir os conteúdos que serão trabalhados nas redes sociais, é importante planejar-se para manter um padrão de organização. Além disso, fica muito mais fácil visualizar as estratégias por meio de um cronograma de conteúdo, como um calendário, por exemplo.

Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis para auxiliar no planejamento das redes sociais. No Trello, por exemplo, é possível organizar os conteúdos por meio de quadros com listas de tarefas que podem ser divididas entre uma equipe, com prazos, checklists, e outras ferramentas.

É muito importante elaborar o planejamento de conteúdo com antecedência, para caso ocorram imprevistos, você já tenha se preparado. 

4- Invista no Marketing de Influência

Apostar no Marketing de Influência é sinônimo de sucesso nas redes sociais. De acordo com pesquisas feitas pelo Opinion Box, 69% dos usuários do YouTube estão inscritos em canais de influenciadores. Além disso, 68% dos usuários do Twitter e 67% dos usuários do Instagram seguem influenciadores nas plataformas.

O influencer digital vem ganhando cada vez mais peso no poder de decisão dos consumidores nos últimos tempos. Muitas vezes pensamos que os influenciadores digitais são apenas pessoas com milhões de seguidores que cobram uma fortuna por uma postagem.

Porém, existem diversos tipos de influenciadores que possuem menos seguidores e ainda assim alcançam um grande número de pessoas. É o caso dos micro influenciadores, por exemplo.

5- Interaja bastante com o público

É muito importante que uma empresa seja acessível ao público nas redes sociais, pois é justamente essa facilitação na comunicação que causa a aproximação entre pessoas e marcas nas redes sociais.

Grande parte dos usuários utilizam as redes sociais para se comunicarem com as empresas. De acordo com pesquisas feitas pelo Opinion Box, 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com empresas na plataforma. Além disso, 58% dos usuários do Facebook já usaram a rede social para tirar dúvidas ou fazer reclamações com alguma empresa.

Ainda assim, interagir com o público não se limita somente em responder dúvidas, reclamações e sugestões. Existem várias outras formas de fazer essas interações de forma divertida e descontraída, humanizando cada vez mais a marca.

Você pode, por exemplo, fazer postagens de vídeos dos seus consumidores utilizando produtos ou serviços da sua empresa, ou até mesmo postagens destacando comentários e depoimentos do seu público.

6- Aposte na mídia paga

Sem dúvidas o objetivo e sonho de todas as pessoas que trabalham com redes sociais é alcançar o público de forma orgânica, isto é, de maneira natural, gratuita e espontânea. Porém, sabemos que na realidade o investimento em mídia paga é fundamental.

Nesse sentido, é muito importante saber segmentar o público de maneira correta nos gerenciadores de anúncios. Caso contrário, é desperdício de tempo e dinheiro.

A principal vantagem dos anúncios é poder direcionar campanhas para um público específico e definir qual é o seu objetivo. Um anúncio pode ter a finalidade de aumentar o alcance, engajamento, número de seguidores, cadastros em um site e várias outras. Entenda qual resultado você deseja com essa campanha antes de criá-la.

7- Expanda sua estratégia para outras redes sociais

Não limite suas estratégias somente a uma ou duas redes sociais. Você possui diversas oportunidades de plataformas para explorar. Os vídeos estão totalmente em alta, por exemplo. 

Dependendo do modelo do seu negócio, vale a pena apostar em conteúdos no formato de vídeos mais descontraídos no TikTok, por exemplo. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 73% dos usuários da plataforma seguem influenciadores e 56% seguem empresas na rede.

Isso mostra que os usuários também estão interagindo com marcas e empresas nas novas plataformas também. Faça uma pesquisa e descubra se o seu público se interessa pela rede.

Marketing nas redes sociais: coloque em prática!

Agora que você já viu dicas e ferramentas para começar ou aprimorar a sua estratégia de marketing nas redes sociais, não deixe passar em vão!

Independentemente do tamanho do seu negócio ou da sua equipe, é importante começar a colocar tudo em prática, mesmo que seja aos poucos. Garanto que você não irá se arrepender.   

Para lhe auxiliar nessa tarefa, nós reunimos todos os infográficos das pesquisas sobre as redes sociais feitas pelo Opinion Box em um único download! Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.