Relacionamento com o cliente: 5 dicas para atender e se relacionar melhor

Pedro D'Angelo
Relacionamento com o cliente: 5 dicas para atender e se relacionar melhor

Talvez você já tenha lido por aí que deve tratar o seu cliente como se vivessem uma verdadeira história de amor. Seu consumidor pode ser um namorado, uma esposa ou seu melhor amigo, não importa. O importante, e todos esses três papéis tem isso em comum, é que sempre será necessário ter um bom relacionamento com o cliente.

Por mais que você já possa saber que é essencial criar um relacionamento positivo com o cliente, você já tem ideias de como fazer isso? Sabe da importância do relacionamento com o cliente para os negócios?

Para não restar nenhuma dúvida, veja a seguir como você pode começar essa estratégia e dicas práticas para criar o melhor relacionamento possível com o seu consumidor!

Importância de criar relacionamento com o cliente

Dedicar sua atenção ao relacionamento com o cliente ajuda um negócio de várias formas.

Primeiro, quem se relaciona bem cria confiança entre empresa e consumidor. Uma comunicação transparente, honesta e direta, fará com que seu público confie em quem passa aquela mensagem.

Mais confiança te permitirá vender mais. Afinal, quem não prefere entregar seu precioso dinheiro para aquele marca que já conhece bem?

Um bom relacionamento com o cliente também anda de mãos dadas com a estratégia de customer experience. Tanto o relacionamento como a experiência são importantes um para o outro.

A boa relação facilita que sua experiência seja mais agradável com uma marca. Da mesma forma, se a sua empresa consegue oferecer experiências memoráveis e positivas, será muito mais fácil tornar um simples consumidor em um cliente devidamente conquistado e fiel.

Por onde começar a se relacionar com o consumidor

Os primeiros passos de uma estratégia geralmente são óbvios – mas sempre importantes de serem lembrados.

Para começar a se relacionar bem com o seu consumidor, o primeiro passo será conhecê-lo a fundo.

Conhecer o cliente não é só definir a buyer persona e ter uma noção de quem compra o seu produto.

Se você quer conhecer de verdade o seu consumidor, deve ir além e entender suas características mais pessoais, seus hábitos e necessidades.

Por isso, separe um momento e um tempo iniciais para descobrir, com a maior certeza possível:

  • Dados sociodemográficos sobre seu cliente: onde ele mora? Que idade tem? De que geração veio? A que classe social pertence?
  • Hábitos de compra e consumo: descobrir os hábitos de consumo te dará visão de como o cliente lida com seu produto, como chega até ele e como realiza suas compras.
  • Como consome mídia: o marketing será o principal caminho para começar a conversar com o cliente. Entenda os canais, mensagens e demais informações sobre como seu cliente se relaciona com comunicação e mídia.
  • Afinal, o que ele espera de uma marca? Pesquise também as necessidades do seu consumidor. Que produtos ele costuma comprar, quais problemas têm no dia a dia e prepare-se para solucioná-los!

Todas as informações acima são facilmente descobertas por meio de pesquisas de mercado. Fazer uma pesquisa de mercado é um bom jeito de começar a entender o seu consumidor antes mesmo de se relacionar diretamente com ele.

Dicas para atender melhor e criar uma relação saudável entre cliente e empresa

Ok, você já deve ter entendido que é importante tratar be

1. Use o conhecimento que você tem sobre o seu cliente

Se você quer conquistar alguém, provavelmente você vai tentar conversar e se interessar por aquilo que aquela pessoa é e gosta.

No relacionamento com o cliente não é diferente.

Empregue todo o conhecimento que você obteve em parágrafos anteriores deste artigo para embasar sua estratégia. Se você conhece os hábitos de mídia do consumidor, saberá por qual canal é melhor conversar com ele. Caso conheça bem a sua idade, a forma como ele usa a internet e outras informações do tipo, terá mais chance de acertar o tom de qualquer mensagem.

2. Ouça o que o cliente tem a dizer

Voltando à metáfora dos relacionamentos pessoais: você ficaria casado com uma pessoa que não te ouve? Com quem quer ganhar todas as discussões sem escutar o seu posicionamento?

Certamente que não.

No relacionamento com o cliente também é importante ouvir o que ele tem a dizer. A chance de feedback para o consumidor é um voto de confiança que a empresa dá na sua opinião e no seu julgamento, antes de mais nada.

Realizar pesquisas de satisfação é o caminho mais curto para dar essa voz ao consumidor. Esse tipo de pesquisa é simples, mas fornece resultados importantes. Conheça mais sobre pesquisas de satisfação e estude essa possibilidade para sua estratégia de relacionamento com o cliente.

3. Ofereça benefícios pelo tempo de relacionamento

O relacionamento com o cliente não só precisa ser positivo mas também duradouro.

É isso que vai ajudar a garantir, por exemplo, uma maior chance de fidelizar clientes.

Entre as principais técnicas de fidelização de clientes, uma ideia simples de se aplicar é recompensar o consumidor que já se relaciona com você há mais tempo.

Isso não significa simplesmente dar descontos ou brindes, vale dizer. Os benefícios para clientes mais fiéis podem ser demonstrações, consultorias e um suporte mais personalizado. Acompanhar de perto as necessidades do consumidor pode significar muito mais do que um simples desconto.

4. Faça do relacionamento um esforço contínuo

Esta já é a quarta dica e, novamente, vou ter que recorrer ao exemplo das relações amorosas e pessoais.

Um namoro, por exemplo, requer manutenção, certo? O que você fez para conquistar sua parceira ou parceiro não é o mesmo esforço feito no início do namoro – e definitivamente não é o que deve ser feito depois de alguns anos.

No relacionamento com o cliente, também é necessária essa manutenção ao longo do tempo. O esforço deve ser contínuo, ou seja, suas estratégias devem ser revistas e o seu conhecimento sobre o consumidor deve ser desafiado. 

Avalie suas estratégias periodicamente, revise o que for necessário e nunca, nunca deixe de se esforçar.

5. Aposte em vínculo emocional

Empresas que conseguem criar um vínculo emocional positivo com os seus clientes ocupam um lugar especial em sua mente e no coração.

Assim, como parte da estratégia de relacionamento com cliente, o vínculo emocional permite aumentar a recorrência de compras e o ticket médio, pelo simples fato de que consumir aquela marca faz os consumidores se sentirem felizes.

Esse assunto é tão importante para o Opinion Box que resolvemos ir além e criar um indicador que meça o vínculo que seu cliente tem com a marca. Para entender melhor esse assunto, leia nosso artigo sobre como criar vínculo emocional com o seu consumidor.

Quer continuar essa conversa e descobrir como as pesquisas de mercado vão te ajudar a criar melhores relacionamentos com o cliente? Então que tal batermos um papo?

Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita e sem compromisso com nossos consultores de pesquisa!

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.