Pesquisa de imagem de marca: o que é, como fazer e vantagens para sua empresa

Pedro D'Angelo
Pesquisa de imagem de marca: o que é, como fazer e vantagens para sua empresa

Uma pesquisa de imagem de marca te mostra a percepção que sua empresa tem no mercado. Aprenda a fazer esse tipo de pesquisa de mercado e ainda acesse um modelo de questionário gratuito e editável!

É de extrema importância para o sucesso de um negócio saber, com o máximo de certeza, quem são os seus clientes. Descubra como eles consomem e se comportam, onde eles costumam fazer compras e como preferem pagar por elas.

Mas além de construir presença no mercado, as empresas precisam se preocupar com o relacionamento que estabelecem com seu cliente.

Como sua marca é percebida pelo seu público-alvo? Qual é a imagem que os clientes têm da sua empresa? Essa imagem é positiva? Em vista da concorrência, como o seu negócio está sendo visto? Essas e outras perguntas essenciais para construir um relacionamento sólido com o consumidor só serão respondidas de uma forma. É preciso fazer uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de imagem de marca identifica e entende a percepção do consumidor em relação à sua marca. É possível explorar o local que sua marca ocupa em relação à concorrência, o grau de conhecimento da marca e a percepção do seu material publicitário. Além, é claro, de identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais.

Se você não estava familiarizado com o conceito de pesquisa de imagem de marca, provavelmente está se perguntando: na prática, o que significa a imagem que o consumidor tem do meu negócio? Bom, e já que é assim, vamos a alguns exemplos práticos.

Quando você pensa em cosméticos da Natura, você associa essa marca a quê? À natureza, sustentabilidade e a produtos essencialmente brasileiros? E se for para pensar em inovação, modernidade e praticidade, ao mesmo tempo? As letras coloridas do Google apareceram de cara na sua mente? É bem provável que sim, e isso acontece porque as duas marcas possuem uma imagem sólida, bem construída e que, por isso, estão fixas na mente do consumidor.

E se o seu objetivo é ter uma imagem consolidada como nos dois exemplos, não perca tempo. É hora de fazer uma pesquisa de imagem de marca.

Por que fazer uma pesquisa de imagem de marca

Esse tipo de pesquisa de mercado é uma boa chance de explorar e potencializar a imagem da sua marca no mercado. Fazendo perguntas relacionadas à imagem que a marca passa é possível descobrir muito sobre como ela está posicionada no mercado.

Dá para comparar com a concorrência e saber se passa uma imagem que reflete o valor da marca. Uma pesquisa de imagem de marca também possibilita medir o grau de conhecimento da marca e a percepção do seu material publicitário. Além, é claro, de identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais.

Como fazer uma pesquisa de imagem de marca

Para explorar e potencializar a imagem da sua marca no mercado, pare o que estiver fazendo para desenvolver uma estratégia de pesquisa infalível. Como em qualquer pesquisa, trace um objetivo claro e bem definido, antes de mais nada. O que você precisa saber sobre a imagem da sua marca? Lembre-se que, com essa metodologia de pesquisa, você consegue explorar pontos como o grau de conhecimento da marca, a avaliação da sua identidade visual, o alinhamento da sua campanha de comunicação com os valores da sua empresa, e muito mais.

Para fazer a pesquisa de imagem de marca ideal, algumas perguntas não podem faltar no seu questionário. Experimente perguntar, por exemplo, quais sentimentos vêm à mente do consumidor quando ele vê o logotipo da sua empresa. Quais são os adjetivos que ele usaria para avaliar sua marca? O que ele sentiu ao ver aquela peça publicitária que você apresentou recentemente? Essa marca, como um todo, está de acordo com os valores pessoais que seu consumidor tem? E o que a concorrência tem que sua marca não tem?

Elabore e teste bastante o seu questionário. Com essas e outras perguntas no questionário da sua pesquisa, você conseguirá identificar pontos fortes e oportunidades para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Na Plataforma de Pesquisa Opinion Box, escolha fazer uma pesquisa no Painel de Respondentes. Depois, você vai começar a criar o seu questionário. Você pode usar um dos nossos modelos prontos e editáveis ou começar um do zero. Para te ajudar nessa tarefa, criamos um questionário editável que você pode usar gratuitamente. É só aplicá-los na sua pesquisa, com 16 perguntas essenciais para uma boa pesquisa de imagem de marca.

Depois que o questionário estiver pronto, é hora de definir o público. Agora, vale lembrar que o preço da sua pesquisa vai variar de acordo com o perfil e o número de entrevistas. Chegando até aqui, é só finalizar o pedido da pesquisa. Em no máximo 5 dias úteis você vai ter os resultados completos da sua pesquisa. Você pode calcular automaticamente o preço da sua pesquisa no nosso simulador online.

Lembre-se que, no Opinion Box, você pode enviar pesquisas para até 1.000 contatos da sua própria lista, por mês, gratuitamente. Para uma experiência ainda mais completa, confira nossos planos e preços. Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Caso precise que nosso time cuide do seu projeto do início ao fim, fale com nossos especialistas.

Ah, e para facilitar mais ainda, veja um modelo de questionário de pesquisa de imagem de marca no link abaixo!

Acesse aqui o seu questionário de Pesquisa de imagem de marca.

Mantendo uma boa imagem no mercado

Além de realizar pesquisas de mercado, algumas práticas devem ser adotadas para manter uma imagem positiva no mercado. Para garantir que a sua percepção seja fiel à sua proposta, é preciso, obviamente, oferecer produtos e serviços de qualidade. Se o que você vende não está atendendo a expectativa do consumidor, invista mais. Refaça sua estratégia, teste novos produtos e capacite a equipe para que o atendimento esteja alinhado com a qualidade.

Para manter uma boa imagem, outra prática que merece atenção é a interação com o público. Fale com seu consumidor de maneira transparente e escolha os canais de comunicação pensando no público-alvo. Nesse caso, nem precisa lembrar que a pesquisa de mercado te ajuda de novo, certo? Faça pesquisas de hábitos para descobrir quais as mídias mais utilizadas pelo cliente e qual tipo de mensagem ele prefere.

Outra estratégia fundamental para garantir uma imagem sólida e positiva é o engajamento do seu público interno. Não adianta bons produtos e boa experiência para o cliente final se a imagem estiver negativa dentro da própria empresa. Por isso, ouça seu time, entenda suas expectativas e ideias e invista em um bom relacionamento de dentro para fora. Uma pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo. Identifique como melhorar a imagem da marca dentro da própria empresa para, assim, partir para o planejamento de uma estratégia para o mercado.

Com essas práticas desenvolvidas no dia a dia do seu negócio, você certamente estará no caminho certo para consolidar a imagem da sua marca. Mãos à obra, então?

Também poderá gostar de:

O passo a passo para planejar sua pesquisa de mercado Se você acompanha o nosso blog, já sabe que fazer uma pesquisa de mercado online não é tão difícil quanto parece. Mas, a...
O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterch... O principal assunto das noites de terça-feira é um só: o Masterchef Brasil. O reality show, famoso pelo mundo e adaptado...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.