User Experience: como trabalhar para promover a melhor experiência do usuário

Pedro D'Angelo
User Experience: como trabalhar para promover a melhor experiência do usuário

User experience é um termo que é tão amplo quanto é importante para as empresas. Traduzido literalmente como experiência do usuário, se trata, como o nome já diz, da busca por melhorias na hora de oferecer a melhor interação possível entre o consumidor e um negócio.

Até aí tudo bem, mas por que você precisa se preocupar com isso? Mais importante ainda: como promover uma user experience cada vez mais positiva para quem consome seus produtos ou lida com sua marca de forma geral?

É sobre isso que vamos conversar agora.

Veja o que é user experience, por que esse termo é tão relevante e aprenda a oferecer experiências fantásticas para seus usuários.

O que é User Experience?

Experiência do usuário, user experience ou UX, são termos que tratam dos aspectos de interação do usuário com sua empresa, serviços ou produtos. Enquanto campo de estudo dentro das empresas, user experience existe para tratar das técnicas e práticas que promovem uma experiência positiva entre marca e consumidor.

Na prática, user experience engloba diversos aspectos de um negócio. Ao pesquisar o termo, qualquer um pode ver que ele é muito associado a criação e navegação em sites e afins. Além disso, é importante levar a experiência do usuário a todas as áreas e pontos de contato que puder. Online e offline, relacionados ao seu produto, a todos os pontos de contato com o consumidor e todas as relações entre público, marca e produto. Tudo é experiência e deve ser sempre pensado de forma a beneficiar a relação que seu negócio cria e mantém com o seu consumidor.

Para proporcionar uma user experience fantástica de verdade, a ideia é se basear em alguns pilares básicos:

  • Facilidade – se coloque no lugar do seu cliente final e pense: seu serviço é fácil de ser entendido e utilizado? O que garante que o usuário vai compreender suas funções e particularidades?
  • Utilidade – quão útil seu serviço é para o seu consumidor? O que faz com que ele seja algo importante ou necessário na vida desse cliente, e não só mais uma alternativa do mercado?
  • Satisfação – o que você oferece em termos de experiência tem o potencial de despertar o prazer e a satisfação do seu usuário?

Por que se UX é importante para o seu negócio

Quando você implementa uma boa UX, pode se destacar e ajudar os usuários a reconhecer sua marca com mais facilidade. Diferenciar sua marca é vital, especialmente porque a experiência do cliente pode ser até mais importante do que produto ou preço.

Além disso, se você quiser que seus usuários voltem para comprar mais, considere implementar ótimas estratégias de UX. Uma user experience boa de verdade pode ter um impacto positivo na fidelização do cliente. Até mesmo pequenas melhorias no UX podem levar a uma experiência aprimorada do cliente. Quando você cria um site centralizado no usuário, confiável e que agrega valor ao seu público-alvo, por exemplo, você ajuda a promover a confiança e a confiabilidade para manter o público em busca de mais.

Por fim, a boa experiência do usuário aumenta taxas de conversão. Uma interação e navegação agradável no seu e-commerce, por exemplo, pode facilitar e agilizar a jornada de compra do consumidor. Dessa forma ele pode se sentir mais confortável para comprar mais e mais rapidamente.

Ferramentas e tecnologias para medir a experiência do usuário

Testes A/B

O teste A/B é um tipo de experimento em que você compara duas ou mais opções de qualquer aspecto do seu negócio ou produto. Focando em melhorar as conversões, você pode, por exemplo, tentar aumentar o número de cadastros no seu site alterando a cor de um botão. Mesmo com objetivo de converter mais, é claro que a experiência do usuário vai contar muito durante esse processo. Mais conversões facilmente são ligadas a uma user experience aprimorada e mais agradável para o usuário.

Testes de usabilidade

O teste de usabilidade é a prática de testar a facilidade com que algo é utilizado por um grupo de usuários representativos. Geralmente, envolve a observação dos usuários enquanto eles tentam concluir tarefas e pode ser feito para diferentes tipos de projetos, desde interfaces de usuário até produtos físicos. Muitas vezes, é conduzido repetidamente, desde o desenvolvimento inicial até a liberação do produto.

A maior vantagem e objetivo do teste de usabilidade é identificar problemas de usabilidade com um projeto o mais cedo possível, para que possam ser corrigidos antes que o design seja implementado ou produzido em massa.

Pesquisas de mercado

Como sempre, as pesquisas de mercado são oportunidades de conversar diretamente com o seu usuário. Para user experience, portanto, é possível considerar uma pesquisa quantitativa como a oportunidade perfeita para ouvir a opinião de quem mais importan

Uma boa pesquisa de mercado cria um canal em que o usuário pode opinar e discorrer livremente sobre suas interações com marcas e produtos. Por isso, mesmo com as tecnologias mais avançadas, é importante considerar um questionário também na hora de melhorar sua UX.

Design colaborativo e co-criação

As empresas que querem promover experiências marcantes e positivas já devem conhecer a importância das metodologias de design participativo.

O design colaborativo é uma abordagem que permite ao time projetar juntos a sua solução. Ele ajuda as equipes a criar um entendimento compartilhado do problema de design e do produto final. Ele fornece os meios para que eles trabalhem juntos para decidir quais funcionalidades e elementos de interface implementam melhor o recurso que desejam criar.

Eyetracking

A tecnologia de rastreamento dos olhos pode soar como algo vindo direto dos filmes de ficção científica, mas a metodologia existe há mais de 100 anos, marcando presença na ciência, marketing e agora em estudos de usabilidade.

O teste de user experience com software de eyetracking permite que os usuários finais assistam ao fluxo de acompanhamento de olho ao vivo durante o teste de usabilidade. Isso fornece à equipe de testes uma compreensão mais profunda dos padrões de comportamento e, portanto, permite que eles obtenham insights mais completos sobre a interação do usuário.

Pesquisas de campo

Além das pesquisas quantitativas, uma forma de melhorar a experiência do usuário é realizar pesquisas em profundidade. Ir até o usuário, ou ir a campo, pode ajudar a acompanhar bem de perto a forma como a interação dos usuários acontece. Pesquisas de campo requerem esforços e um algo nível de observação que as pesquisas quantitativas não exigem, mas o resultado pode surpreender.

Experiência do usuário além da tecnologia: o que você precisa fazer

Usar as técnicas e tecnologias disponíveis para acompanhar a experiência do usuário é muito importante. O que você não pode é parar por aí.

Quem se importa de verdade com a user experience precisa ir além para promover as melhores interações com sua marca ou produto. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é conhecer de verdade o seu consumidor.

Caso seu objetivo seja projetar os melhores serviços pensando em user experience, é essencial saber das características, necessidades e particularidades do seu consumidor ideal. Entender como ele age, pensa, compra e consome produtos é um bom jeito de começar. Para te ajudar a desvendar o que passa na mente desse seu público, tenho um material que pode te ajudar. Clique no banner abaixo e baixe nosso ebook sobre comportamento do consumidor para entender como você pode estudar a fundo quem mais interessa par ao seu negócio.

Também poderá gostar de:

Data-driven marketing: como elaborar estratégias de marketing baseadas... Se você está envolvido com marketing, de qualquer forma, deve ter ouvido falar em data-driven marketing. Mais do que uma...
Marketing de conteúdo e pesquisa de mercado: como gerar conteúdo relev... O marketing de conteúdo não para de crescer, e não é difícil entender o motivo Não precisa ser nenhum especialista em...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.