Influencer digital: tudo que você precisa saber para fazer sucesso no marketing digital

Danielle Salgado
Influencer digital: tudo que você precisa saber para fazer sucesso no marketing digital

É inegável que o marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço e relevância nos últimos anos no universo online e já pode ser considerado como um dos principais pilares da área do marketing. O influencer digital é capaz de persuadir um grande número de pessoas em prol de uma marca ou empresa.

Quem nunca foi abrir o Instagram e se deparou com um influencer digital divulgando uma marca, produto ou serviço? Atualmente, é uma das práticas mais comuns de marketing nas redes sociais.

Mas como se caracteriza um influencer digital? Quais os tipos de influenciadores digitais você pode encontrar e qual deles seria mais adequado para o seu tipo de negócio?

Pensando na relevância desse assunto, reunimos nessa postagem tudo que você precisa saber sobre o influencer digital.

O que é influencer digital?

O influencer digital é uma pessoa capaz de influenciar e formar a opinião de outras pessoas, por meio de conteúdos que ela produz nas redes sociais. Esses conteúdos podem abordar qualquer tipo de assunto, de qualquer nicho.

Nesse sentido, o mais importante de tudo é que essa pessoa seja uma das referências e autoridades no assunto, transmitindo confiança e credibilidade.

O digital influencer pode produzir diversos tipos de conteúdo: reviews de produtos e serviços, dicas, tutoriais e muito mais. Além disso, eles podem ser feitos tanto em formato de vídeo quanto em texto.

Os influenciadores digitais lucram por meio de patrocínios de produtos e serviços que têm a ver com os assuntos abordados por eles, uma vez que o público alvo é justamente os seguidores desses influenciadores.

Além disso, grande parte dos influenciadores mais famosos se dedicam unicamente a essa profissão.

Como surgiu o influencer digital?

Embora muitas pessoas acreditem que os influenciadores surgiram há pouco tempo, eles já estão presentes na internet há alguns anos.

Aqui no Brasil, por exemplo, quando nos recordamos do Orkut, a extinta rede social que marcou uma geração, principalmente entre 2005 e 2010, já haviam perfis que tinham uma certa autoridade e relevância, com um bom número de seguidores.

É claro que, naquela época, as coisas eram totalmente diferentes do que conhecemos o marketing de influência atualmente. Ainda assim, já haviam pessoas que se destacavam em alguns nichos.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas já estavam começando a produzir conteúdos no YouTube. É o caso de Rafinha Bastos, por exemplo, que começou a gravar vídeos para a plataforma em 2006 e continua até os dias de hoje.

Por volta de 2010, a produção de vídeos para o YouTube foi começando a se popularizar aos poucos. Naquele mesmo ano, já começaram a surgir grandes influencers que fazem muito sucesso até hoje, como Felipe Neto e Kéfera. De lá pra cá, muitas pessoas começaram a enxergar essa oportunidade de fama e renda e embarcaram nessa carreira.

Atualmente, de acordo com uma pesquisa sobre o YouTube feita pelo Opinion Box, 69% dos usuários estão inscritos em canais de influenciadores, YouTubers, criadores de conteúdo e pessoas famosas.

Nesse sentido, com o surgimento e a popularização de outras redes sociais, como LinkedIn, Snapchat e principalmente o Instagram, o número de influenciadores em cada uma delas não para de crescer.

Quais são os tipos de influencer digital?

Os influencers podem ser divididos entre nano, micro, macro e mega influenciadores. Saiba mais sobre cada um deles:

Nano-influencers

São aqueles que, apesar de terem um alcance considerado baixo, têm uma forte interação com seus seguidores.

De acordo com a forma que eles interagem e compartilham informações com o público, podem influenciar o seus nichos de convivência.

Na prática, a maioria das pessoas que compartilham muitas informações e opiniões em seus perfis podem ser considerados como nano-influencers.

Micro-influencers

Esses influenciadores estão segmentados a públicos mais específicos. Eles adotam uma abordagem mais próxima do público, tendendo a um alto engajamento. 

Por mais que não tenham o alcance da grande mídia, esse tipo de influencer digital é capaz de influenciar os seguidores de maneira clara. Além disso, são capazes de trazer bons retornos na divulgação de marcas e empresas.

Macro-influencers

Os macro-influencers são aqueles que já consagraram seu espaço na internet. Esse tipo de influenciador aborda temas que podem ser mais direcionados, mas ainda assim consegue um grande engajamento dos seguidores interessados em determinados assuntos.

A quantidade de seguidores dos macro-influencers pode chegar até 1 milhão. Ou seja, são pessoas que já podem ser consideradas como autoridades em determinados assuntos.

Mega-influencers

Semelhantes às celebridades, os mega-influenciadores ultrapassam o meio digital e podem chegar a participar de filmes, novelas, comerciais, etc. 

São pessoas que têm um imenso alcance e engajamento em suas redes sociais, entretanto, possuem uma relação mais distante com seus seguidores do que os outros tipos de influencers.

Qual a importância do influencer digital?

Os influenciadores digitais são, atualmente, uma das principais pontes de aproximação entre marcas e empresas e clientes. Um influencer digital pode ser o porta voz de uma marca ou empresa e, com isso, aumentar a relevância da mesma.

Isso porque, além de serem referência nos assuntos abordados por essas marcas, trazem uma humanização para as mesmas. 

Afinal de contas, você se sentiria mais seguro em comprar um produto que viu apenas em um comercial de TV, ou um produto indicado por alguém que você segue, acompanha e confia?

Quais os benefícios de investir no marketing de influência?

Além dos pontos positivos citados acima, existem várias outras vantagens que uma empresa pode adquirir por meio do marketing de influência.

Segundo o “Relatório Influenciadores Digitais”, feito pelo Opinion Box, 77% das pessoas entrevistadas seguem algum influenciador digital em suas redes sociais.

Isso mostra o quanto o Marketing de Influência é poderoso e pode impactar o seu negócio, uma vez que grande parte do seu público-alvo pode ser justamente os seguidores dos influenciadores digitais.

Além disso, no Instagram, por exemplo, 55% dos usuários já compraram algo que foi indicado por influenciadores, segundo uma pesquisa do Opinion Box sobre a plataforma.

Outras vantagem do marketing de influência são:

  • Aumento da percepção, relevância e confiança na marca;
  • Custo de investimento menor do que em meios tradicionais, como TV aberta;
  • Aumento do ROI;
  • A mensagem alcança o público certo;
  • E muito mais!

Como ser influencer digital?

O primeiro passo para se tornar um influencer digital é dedicar-se aos conteúdos que você gosta e tem facilidade de falar e explorar.

No entanto, é importante que esses conteúdos sejam voltados para nichos mais específicos, como moda, marketing digital, esportes, humor, entre outros. 

Dessa forma, você conseguirá focar em um público-alvo específico que será a sua audiência e irá engajar com os seus conteúdos. Caso eles sejam muito generalistas, será mais difícil encantar um público-alvo específico.

Influencer digital: tudo que você precisa saber para fazer sucesso no marketing digital

Além disso, é importante ressaltar que dificilmente um influencer digital conseguirá atingir um grande número de seguidores em pouco tempo. Por isso, é importante realizar um planejamento de conteúdo e que ele seja postado com regularidade para chamar a atenção do público.

Por fim, lembre-se que você pode ser um bom influencer digital mesmo sem ter centenas de milhares de seguidores. Muitas empresas de pequeno e médio porte contratam nano e micro-influenciadores para participarem de suas ações.

Como escolher um influencer digital?

Para definir qual tipo de influenciador digital é o ideal para o momento do seu negócio, é importante levar alguns fatores em consideração. Saiba quais são eles:

Defina o objetivo da sua ação

O que você espera da sua ação de marketing de influência? É certo que o objetivo final de todo negócio é sempre aumentar a receita. Porém, existem diferentes caminhos para isso e nessa estratégia de marketing não é diferente.

Você pode, por exemplo, fazer uma ação de marketing de influência com o objetivo de aumentar o alcance da marca, divulgar um novo produto, reforçar o posicionamento da marca, ganhar autoridade no mercado, entre várias outras possibilidades. 

Sendo assim, tenha em mente o seu real objetivo com essa ação antes de escolher um influencer digital que ajudará a executá-la.

Defina um orçamento

Quanto mais pessoas um influencer digital consegue alcançar, mais caro serão seus valores de parceria. Por isso, é importante definir o quanto a sua empresa pode investir em um influenciador.

É importante levar em consideração que, dependendo do influenciador, na grande maioria das vezes o retorno do valor investido será muito maior.

Ainda assim, caso você ainda não consiga investir um valor muito alto, é importante considerar a parceria com micro-influenciadores.

Analise o perfil do influenciador

Muitas das vezes, a quantidade de seguidores não significa nada. Isso porque não adianta uma pessoa ter milhões de seguidores que não interajam com ela.

Logo, ao escolher um influenciador, é muito importante analisar a qualidade dos seguidores dessa pessoa.

Além disso, verifique se a qualidade dos conteúdos e as formas de comunicação condizem com a proposta da sua marca ou empresa.

Conheça o seu público

Por mais que o marketing de influência ajude um negócio a ganhar relevância e notoriedade, de nada adianta o investimento sem conhecer o seu público.

Isso porque, caso você não conheça o seu público, não será capaz de determinar quais pessoas influenciam o mesmo. 

Para isso, algumas ferramentas podem auxiliar para que você conheça melhor o seu público, como a criação de persona e mapa de empatia, por exemplo.

Crie conteúdos relevantes

Não adianta escolher um influencer digital que se destaca entre o seu público para fazer uma parceria se o conteúdo produzido nessa colaboração não for relevante.

Sendo assim, antes de executar essa ação, é importante fazer um planejamento estratégico de comunicação e buscar por conteúdos que chamem a atenção do seu público-alvo. 

Além disso, optar por conteúdos interativos que façam com que o usuário engaje com o influenciador e com a sua marca também são fundamentais para aumentar o alcance das publicações.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado também é uma ferramenta fundamental para ajudar a conhecer o seu público melhor. Além disso, por meio dela, você poderá saber diretamente quais são os principais tipos de influenciadores que o seu público gosta.

O Opinion Box pode te ajudar a fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor o comportamento do seu público! Você mesmo pode criar a sua pesquisa dentro da nossa Plataforma de Pesquisa

Quer saber mais sobre como funciona a nossa plataforma? Entre em contato com o nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de: