Estratégia de marketing: como alcançar seus objetivos de marketing

Daniela Schermann
Estratégia de marketing: como alcançar seus objetivos de marketing

A estratégia de marketing é fundamental para quem quer ter sucesso em suas ações de marketing. Você vai ver como definir seus objetivos e o que é preciso ser feito para alcançá-los.

Aqui no blog, nós já demos dicas para quem quer fazer um plano de negócios, um planejamento estratégico e um planejamento de vendas. Hoje, nós queremos ajudar as pessoas que estão traçando sua estratégia de marketing.

Você vai ver o que precisa ser feito para traçar uma estratégia de sucesso. Além disso, vamos mostrar como a pesquisa de mercado pode te ajudar a definir seus objetivos e seu plano de ações de marketing.

Características de uma estratégia de marketing infalível

Uma boa estratégia de marketing precisa ter objetivos bem definidos, a estratégia em si para alcançar esses objetivos, as ações, as metas e os indicadores de monitoramento dessas ações.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo:

  • Objetivo: transformar a marca em uma referência no mercado
  • Estratégia: desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para ampliar a autoridade da marca
  • Ações: criar um blog da marca
  • Meta: alcançar 10.000 visitas por mês no blog em 3 meses
  • Indicadores: número de visitantes no blog

Agora, vamos explicar mais claramente cada um dos itens acima:

Objetivos de marketing

O primeiro passo para qualquer estratégia é definir seus objetivos. Você pode estar traçando sua estratégia de marketing para o próximo mês, trimestre, semestre ou ano. Não importa a periodicidade, comece se perguntando: Quais são os objetivos que eu quero alcançar neste intervalo de tempo?

Documente os seus objetivos estratégicos. Pode ser uma simples lista com os objetivos escritos de forma clara e sucinta. O importante é que você possa consultá-los com facilidade a qualquer momento, para que você sempre tenha o foco de onde quer chegar.

Lembre-se que há uma infinidade de objetivos possíveis. Mas não adianta colocar 30 objetivos na sua estratégia, se você sabe que não vai ter tempo para executar todos. Por isso, coloque apenas os objetivos que você considera que serão as prioridades do time de marketing.

Recomendado para você:  Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Exemplos de estratégia de marketing

Marketing é uma área muito ampla e que varia muito de empresa para empresa. Grandes empresas, por exemplo, podem ter departamentos de marketing enormes, com times focados em diferentes aspectos do marketing, como preço, produto, promoção etc.

Já empresas menores, muitas vezes, podem ter uma única pessoa dedicada para cuidar de todas as ações de marketing. A sua estratégia de marketing deve levar em consideração o tamanho do time.

Assim, a estratégia vai definir, em linhas gerais, o que vai ser feito para alcançar os objetivos. Veja alguns exemplos de estratégia de marketing. A estratégia da sua empresa pode considerar todos os pontos abaixo, apenas alguns ou ainda outros pontos que não foram detalhados aqui. Mais uma vez, tudo vai depender de quais são os seus objetivos.

Estratégia de marketing com foco em branding

Se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, fazer com que as pessoas se lembrem mais facilmente dos seus produtos e aumentar a sua exposição, a sua estratégia de marketing vai ser focada em branding.

Várias ações podem ser traçadas para garantir que você atinja os seus objetivos. Você pode definir uma estratégia de presença digital ou na mídia, através do marketing de conteúdo ou de uma assessoria de imprensa. Pode decidir investir em mídias pagas, seja as mídias tradicionais, como TV e jornais, ou as mídias online, como Google e Facebook.

Pode aumentar a exposição da sua marca através de patrocínios de eventos ou até mesmo da participação em congressos e feiras, com palestras e estandes da sua empresa.

Recomendado para você:  Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente

Estratégia de marketing para atrair clientes

No fim das contas, o objetivo de qualquer empresa sempre é vender mais. Pensando no exemplo acima, se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, é porque você quer que mais pessoas conheçam o seu produto para poder vender mais.

Mas, quando pensamos no funil de vendas, fica claro entender onde está o problema. Se poucas pessoas estão percorrendo o seu funil de vendas, você precisa pensar em estratégias de marketing para atrair mais clientes. Ou seja, você precisa trazer mais visitantes para o seu site, loja ou aplicativo.

Se você tem um bom número de visitantes, mas eles não estão se relacionando corretamente com a sua marca, é preciso estabelecer estratégias de relacionamento, como inbound marketing ou promoção.

Estratégia de marketing para vendas

As equipes de marketing e vendas da sua empresa precisam andar juntas. É impossível traçar uma estratégia de marketing eficaz sem antes conversar com o time de vendas e entender os desafios dessa área.

Juntamente com o time de vendas, você pode traçar estratégias com foco em promoção, ou definir uma nova estratégia de precificação, por exemplo. Se o time de vendas está atendendo muitas pessoas mas não está convertendo esses atendimentos em vendas, talvez o marketing esteja atraindo as pessoas erradas. Neste caso, é preciso rever suas personas e seus canais de divulgação.

Lembre-se também de incluir na sua estratégia as ações de pós-vendas, recompra, cross-selling e up-selling.

Estratégia de marketing digital

As estratégias de marketing digital podem ter foco em branding, atração de clientes ou vendas. Ela vai definir as diretrizes da sua empresa com foco em presença digital. Quais redes sociais a marca vai atuar e como? Vai ter uma estratégia de marketing de conteúdo? Como será o relacionamento por email com esses clientes? Vai investir em vídeos?

Todas essas definições fazem parte da sua estratégia de marketing digital. Independentemente do seu segmento e área de atuação, é importante pensar a sua estratégia de marketing digital.

Estratégia de marketing: como alcançar seus objetivos de marketing

Tipos de pesquisa de mercado para sua estratégia de marketing

Eu citei vários exemplos de estratégias de marketing. Mas como saber quais caminhos seguir? A pesquisa de mercado pode ser uma grande aliada na hora de traçar sua estratégia de marketing.

A pesquisa de mercado oferece dados e informações que vão te ajudar a entender seus pontos fortes e fracos e seus objetivos de marketing. Veja as pesquisas de mercado que você não pode deixar de fazer na hora de traçar um planejamento de marketing:

Personas

É impossível pensar qualquer estratégia de marketing sem saber a quem elas se destinam. É por isso que definir as suas personas deve ser o primeiro passo da sua estratégia de marketing.

Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado de Buyer Persona. Mas fique tranquilo, nós temos um modelo de questionário pronto para sua pesquisa:

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Buyer Persona.

Monitoramento de concorrência

Você sabe quem são os seus concorrentes? Sabe quais são os seus diferenciais em relação a eles? Conhece o posicionamento de cada um deles no mercado?

Faça uma pesquisa de mercado de monitoramento de concorrência e descubra o que o seu público-alvo pensa sobre a sua marca e os seus concorrentes.

Com essa informação em mãos, fica muito mais fácil definir os seus objetivos de marketing. Aqui no blog, nós ensinamos um passo a passo para você fazer um benchmarking, não deixe de conferir!

Pesquisa de imagem de marca

A pesquisa de imagem de marca vai mostrar para você o que os seus clientes pensam da sua marca. Assim, fica claro entender a importância dessa pesquisa para a sua estratégia de marketing.

Aqui no Opinion Box, você pode fazer uma pesquisa de imagem de marca com seus próprios clientes ou com o público em geral, utilizando nosso Painel de Respondentes. Confira o nosso modelo de questionário de pesquisa de imagem de marca:

Acesse aqui o seu questionário de Pesquisa de imagem de marca.

Pesquisa de hábitos de consumo

Para traçar uma estratégia de marketing eficiente, é preciso entender os hábitos de consumo do seu cliente.

Com essa pesquisa, você vai entender se o seu público-alvo costuma pesquisar produtos online ou offline, quais os fatores que mais pesam na sua decisão de compra e outras informações fundamentais para que você entenda seus objetivos e ações de marketing.

Como garantir a execução das suas ações de marketing

Após definir suas estratégias e ações de marketing, é preciso fazer com que as coisas aconteçam como planejado. Como?

O primeiro passo é definir responsáveis para cada uma das ações. O responsável é aquele que vai garantir que a estratégia saia do papel. Não necessariamente é o líder do time de marketing, mas sim a pessoa que vai conduzir aquela ação. Isso também não quer dizer que o responsável precisa executar tudo sozinho. Ele pode escalar pessoas para ajudá-lo na concretização daquela estratégia.

Ter um cronograma e uma definição de prioridades também é fundamental. Se você está traçando a sua estratégia de marketing anual, não adianta colocar todas as ações no primeiro trimestre, que elas não vão acontecer. Também não dá pra imaginar que você vai conseguir alcançar 50 mil visitas por mês no site logo no primeiro mês.

O cronograma deve levar em conta quais ações são mais urgentes e que podem gerar maiores resultados, e o tempo de execução de cada uma das ações.

Além disso, é sempre bom estabelecer um calendário de reuniões para acompanhamento das estratégias. Assim, fica mais fácil garantir que elas vão acontecer dentro do prazo previsto, e não irão se perder no meio de tantas outras tarefas que envolvem o dia a dia do time de marketing.

Metas e indicadores para monitorar sua estratégia de marketing

Metas e indicadores são importantes para que você consiga avaliar se a estratégia deu certo. Assim, você pode definir se é necessário rever alguma estratégia, intensificar alguma ação ou abandonar alguma ideia que não deu certo.

Por isso, juntamente com cada estratégia e ação, é importante estabelecer uma meta e os indicadores que vão ser monitorados. No exemplo que eu citei lá em cima, eu coloquei como meta o número de visitas e como indicador o número de visitantes. Mas existem vários indicadores de blog que podem ser monitorados, como posição no Google, taxa de rejeição, tempo médio etc.

Assim, é interessante que você defina todos os indicadores que serão acompanhados, e com qual periodicidade.

Agora que você já sabe como definir uma estratégia de marketing, que tal colocar a mão na massa? Se precisar de ajuda, não esqueça que nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar. Converse com a gente! Nós podemos te ajudar a fazer suas pesquisas de mercado e definir seus objetivos de marketing. Entre em contato por email ou pelo chat no nosso site.

Também poderá gostar de:

O que é marketing de influência e como se beneficiar dele Quem está envolvido com marketing e procura ficar por dentro das tendências da área com certeza conhece o termo marketin...
Como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018 e como al... 2018 já começou e, para ter um ano de muito sucesso, é preciso se preparar. Veja como definir seus objetivos de pesquisa...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail