Instagram para negócios: como usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Pedro D'Angelo
Instagram para negócios: como usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Você tem uma conta no Instagram? Qual foi a última vez que curtiu uma foto ou assistiu stories? Como internauta, estou supondo que a chance de que tenha uma conta no Instagram é altíssima. Mas este artigo não tem como objetivo falar dos amigos que você segue ou das hashtags que costuma acompanhar. Nosso foco vai ser o Instagram para negócios.

Se você ainda não conhece as vantagens de usar o Instagram para potencializar seu marketing, imagino que vai criar uma conta assim que terminar de ler este texto. Se já conhece, veja como fazer ainda mais com sua conta no Instagram para atrair público, fidelizar os seus clientes e conquistar verdadeiros fãs para sua marca.

Por que considerar o Instagram para negócios?

O poder do Instagram pelo mundo é indiscutível. Hoje já são mais de 800 milhões de usuários, do mundo todo, ativos na plataforma. O Brasil, sempre campeão de número de usuários em redes sociais, já é o 3º país com mais usuários ativos que postam, curtem e comentam em fotos e stories.

O engajamento da rede social também é altíssimo. Dados mostram que o engajamento dos usuários chega a ser 15 vezes maior que no Facebook.

Com esses dados já dá para imaginar o potencial de usar o Instagram para negócios, certo? Com o crescimento constante da rede social, quem quer potencializar sua estratégia de marketing deve agir logo.

Para te dar uma ideia, nossa pesquisa sobre o uso de Instagram no Brasil descobriu que 82% dos usuários seguem perfis de empresas atualmente. Mais importante ainda: 52% já compraram produtos e serviços que descobriram no Instagram. Outros 42% afirmam que já usaram o Instagram para reclamar ou tirar dúvidas com empresas.

Instagram para negócios: como usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Marketing de relacionamento no Instagram

Hoje, o objetivo das marcas vai além de conquistar clientes. As empresas também precisam ter fãs, seguidores e embaixadores da marca. Isso é possível por meio de estratégias de marketing de relacionamento.

As redes sociais são ótimos canais para criar um relacionamento forte e saudável com seus consumidores. Por uma conta de rede social você interage diretamente com seu público e cria laços com ele. Utilize as suas redes sociais de forma inteligente, criativa e o público vai agradecer.

No Instagram, siga empresas de perfil parecido com o seu, responda comentários dos consumidores e estimule sempre o engajamento deles. Fale e ouça diretamente o que o seu público tem a dizer. Produza conteúdos que vão interessar e engajar o público para que eles se interessem cada vez mais por você, se tornem mais fiéis e falem bem da sua marca na internet.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma forma de se comunicar com seu público através de figuras ele conhece e reconhece. Assim, fica mais fácil chegar até ele e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.

Os chamados influenciadores são pessoas reconhecidas que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico. Essas figuras, então, funcionam como um canal para direcionar um público específico a marcas e produtos indicados pelos influenciadores.

O Instagram é um habitat natural dos influenciadores. São comuns os perfis de pessoas comuns com muitos milhares de seguidores e seu próprio público fiel.

Para os segmentos fitness, de estética e moda, não faltam influenciadores para indicar produtos, tratamentos, serviços e profissionais. Mas o marketing de influência no Instagram é muito mais que isso. Qualquer segmento de negócio pode se beneficiar dessa estratégia. Basta encontrar alguém que tenha afinidade com o segmento do seu trabalho, que tenha uma linguagem próxima do seu público-alvo e firmar a parceria certa.

Experiência do cliente no Instagram

Se você é dono de uma empresa, entende a importância de oferecer atendimento ao cliente de alta qualidade por meio de muitos canais diferentes. Você já deve lidar com as dúvidas e reclamações dos clientes por meio de plataformas de mídia social como Facebook e Twitter. No entanto, o Instagram está rapidamente se tornando um componente essencial da estratégia de experiência do cliente, e se você não estiver usando suas muitas ferramentas e funções para melhorar a satisfação de seus clientes, pode estar perdendo vendas.

Agora que o Instagram inclui opções para fazer compras em sua loja online por meio de um link em seu perfil, seus clientes usarão a plataforma para fazer perguntas sobre o status de seus pedidos, sua política de trocas ou como obter um reembolso se um item chegar danificado ou com defeito. Você deve estar pronto para tirar essas dúvidas e atender às demandas desse cliente o quanto antes.

Além disso, você precisa criar o conteúdo que irá mantêlos engajados. O entretenimento e o relacionamento são parte da experiência do cliente, e os conteúdos do feed e stories do Instagram são a maneira perfeita de injetar um pouco de diversão em seu negócio para manter a experiência leve e agradável. Como os stories só podem ser visualizadaos por 24 horas, elas estimulam uma sensação de exclusividade e antecipação, então aproveite esse formato. Teasers, caixas de perguntas, enquetes e todas essas modalidades de conteúdo podem te ajudar bastante a oferecer uma experiência melhor pelo Instagram.

Instagram para negócios: como usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Conteúdo no Instagram para negócios: como fazer?

Sabendo das vantagens do Instagram para negócios, resta de fato produzir conteúdo para alcançar seus objetivos de marketing por lá.

Em primeiro lugar, vale sempre lembrar que você precisa conhecer muito bem o seu público. Toda marca que pretende usar o Instagram precisa saber exatamente que tipo de conteúdo seu consumidor consome. Seu consumidor vai querer ver imagens com dicas sobre seu negócio? Ele gosta de conteúdos mais “direto ao ponto” ou prefere mais subjetividade e criatividade? Vídeos ou fotos são melhores na opinião dele?

Conheça a fundo os hábitos de conteúdo do seu consumidor para postar o conteúdo mais relevante para ele. Na dúvida, você sempre pode recorrer a uma pesquisa para investigar os hábitos do seu público-alvo. Pergunte e avalie diretamente com o consumidor as suas preferências – e faça um bom trabalho a partir dos dados que conseguir.

E quando partir de fato para o Instagram para negócios, use bem as ferramentas que o Instagram proporciona. Fotos, vídeos curtos, stories – crie conteúdos que tiram proveito dos melhores formatos.

Também é importante postar e engajar com o público com certa frequência. É melhor não ter uma conta no Instagram do que ter uma conta parada, que quase não tem atualizações. Um cliente que chega até o perfil e vê apenas postagens antigas pode pensar que aquela marca não está na ativa ou pior: não tem novidades para contar.

E já que o assunto é Instagram para negócios, que tal acompanhar o perfil do Opinion Box por lá? Siga @opinionbox.pesquisas e acompanhe nosso dia a dia, nossos resultados de pesquisa, dicas de pesquisa de mercado e muito mais. 

Também poderá gostar de: