O Instagram é uma rede social com mesmo com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Além disso, a rede continua lançando novas funcionalidades dentro do aplicativo, como os Reels e o recurso de Loja. Com esse crescimento e tanto investimento no Instagram, a rede já é uma das mais populares em números de usuários e Por isso, realizamos novamente nossa pesquisa Instagram no Brasil.
Pensando nisso, mais uma vez o Opinion Box realizou sua pesquisa sobre o Instagram. Entrevistamos mais de 2 mil usuários brasileiros para entender os hábitos de Instagram, suas preferências, o que fazem na rede social e muito mais.
Confira agora os resultados:
Pesquisa Instagram no Brasil – comportamento dos usuários do Instagram
O Brasil é o 2º pais em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos.
Entre os entrevistados da nossa pesquisa, a rede é realmente muito popular, já que 84% entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.
Mais impressionante ainda é que, destes, metade dos usuários entra várias vezes por dia. Se você ainda achar pouco, fique sabendo que 11% dizem que o Instagram fica aberto o dia todo.
Como não dá para deixar de citar, durante a pandemia o uso aumentou bastante. 72% passaram a usar mais o Instagram na pandemia e, além disso, 59% passaram tempo assistindo lives também durante a pandemia.
Esse uso tão intenso do app não é só para passar o tempo e assistir transmissões ao vivo. Nossa pesquisa descobriu também que 52% já usaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar. Além disso, outros usos que descobrimos incluem:
- 75% já usaram a rede para participar de concursos, sorteios e promoções;
- 42% já usaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas;
- 82% seguem alguma marca ou empresa;
- E 16% usam para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos.
Público do Instagram – a preferência dos mais jovens
O público do Instagram é gigantesco e abrange todas as idades, mas os maiores fãs da rede são os mais jovens.
Quando perguntamos aos entrevistados as redes que mais utilizam, 84% do público de 16 a 29 anos indicou o Instagram. Essa foi a única faixa etária em que a rede teve o número mais expressivo, superando o Facebook e o Youtube.
44% dos jovens ainda indicaram que o Instagram é a rede que mais utilizam. Esse número cai conforme aumenta a faixa etária: 34% dos entrevistados de 40 a 49 anos disseram que o Instagram é sua preferida. Entre os maiores de 50 anos, são 17%.
E pensando que os mais jovens são o público mais expressivo, é interessante olharmos para números desse público específico:
- 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;
- 56% entram na rede várias vezes por dia;
- 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed;
- 86% seguem empresas no Instagram.
Marketing de influência e influenciadores no Instagram
O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. É ele que explica por que você vê tantos comerciais estampados pela Ivete Sangalo, pelo Neymar e pela Xuxa, por exemplo.
No Instagram, porém, o marketing de influência ganhou outra dimensão, permitindo que os seguidores se aproximem e se interajam diretamente com os influenciadores.
Nossa pesquisa, que entrevistou mais de 2 mil brasileiros, contou que 67% dos usuários de Instagram seguem influenciadores.
Além disso, 18,5% afirmam que são muito influenciados por pessoas famosas na hora de comprar e consumir produtos.
O poder desse tipo de estratégia digital é tão grande que o dado mais impressionante é este: 55% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.
Oportunidade para empresas – relacionamento do usuário com empresas
As oportunidades para usar o Instagram para negócios são inúmeras. Nossa pesquisa mostra que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e 47% gostam de usar a rede para acompanhar e curtir fotos de empresas e marcas.
Se apenas esse número não te convence, os dados ajudam a exemplificar o poder da rede social:
- 79% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
- 79% acham que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.
Acrescente essas informações a de que 52% já compraram algo que descobriram no Instagram e pronto: você já tem bons motivos para estar na rede se relacionando com seu público.
Além disso, os anúncios no Instagram também são uma boa estratégia de marketing. Na pesquisa, 54% acham que os anúncios que aparecem no Instagram têm a ver com eles e 34% já compraram a partir de um anúncio.
Outro ponto importante é a experiência do consumidor que se relaciona com as marcas no Instagram.
42% dos usuários de Instagram afirmaram que usam a rede para fazer reclamações ou tirar dúvidas com as empresas. Destes, 26% dizem que as empresas nem sempre ou nunca respondem suas questões. Por isso, não adianta apenas estar no Instagram: é preciso estar solícito e responder com agilidade às dúvidas dos consumidores.
Novos recursos do Instagram: Loja e Reels
Quando o Opinion Box realizou sua primeira pesquisa sobre o Instagram, os stories ainda eram novidade. De lá para cá, quanta coisa mudou!
A rede tem uma série de recursos novos, como a Loja e os vídeos curtos chamados de Reels.
A loja é a novidade mais recente e é uma aba dentro da rede social onde empresas podem anunciar e vender seus produtos. Mesmo com pouco tempo desde que surgiu, a Loja já conquistou uma parcela dos usuários.
12% já usaram o recurso loja para comprar produtos, enquanto 29% já utilizaram para pesquisar por compras. Ainda assim, existe um caminho longo pela frente para quem quer vender na Loja, já que 35% sequer sabem do que se trata.
Já os Reels são vídeos curtos e divertidos que qualquer um pode produzir e compartilhar também em uma aba própria. Esse recurso se assemelha bastante aos vídeos do TikTok, rede social de vídeos que cresceu muito nos últimos anos no Brasil e no mundo.
Os Reels já caíram no gosto dos usuários: 74% afirmam gostar ou gostar muito dos Reels. Apenas 5%, por outro lado, não curtiram a novidade.
Vale notas, porém, que 49% assistem Reels pelo menos uma vez por dia, mas 74% não têm o hábito de criar conteúdo de Reels. Dessa forma, fica a oportunidade para os criadores de conteúdo: o público gosta de consumir mas não de criar seus próprios vídeos.
Ficha técnica da pesquisa sobre o Instagram
A pesquisa sobre o Instagram foi realizada com 2004 consumidores brasileiros, maiores de 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Os dados foram coletados entre 16 e 22 de dezembro de 2020 e a margem de erro é de 2,2pp.
Os entrevistados fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer uma pesquisa com eles! É só entrar em contato pelo banner abaixo e falar com nossos especialistas para descobrir como fazer suas próprias pesquisas.
Para conferir os dados completos da pesquisa, é só clicar na imagem abaixo e baixar gratuitamente: