Posicionamento de marca: o que é, como definir o seu e o que fazer depois?

Danielle Salgado
Posicionamento de marca: o que é, como definir o seu e o que fazer depois?

Muito se fala sobre posicionamento de marca e sua importância. Mas a verdade é que pouca gente realmente sabe o que significa esse conceito e para que ele serve na prática.

Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo e com rápidas mudanças, as empresas que querem se estabelecer ganhando relevância e reconhecimento precisam definir um posicionamento.

No entanto, como definir de forma correta o posicionamento de marca?

Pensando nisso, eu reuni nesse post tudo que você precisa saber para que a sua marca tenha um posicionamento forte e uma presença marcante na mente dos consumidores. Confira!

O que é posicionamento de marca

Se você procurar na internet ou perguntar para pessoas da área de marketing, vai encontrar diferentes definições para o que é posicionamento de marca. Ainda assim, a minha preferida é a que Al Reis e Jack Trout trazem no livro: “Posicionamento: A batalha por sua mente”.

Dessa forma, de acordo com os autores, o posicionamento de marca representa como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes.

Essa frase traz algumas informações importantes. Primeiramente, não é como seus clientes enxergam a sua marca, mas sim como você quer que eles a enxerguem. Segundo, não é o que sua marca é ou como ela é reconhecida atualmente, mas sim como você quer que ela seja reconhecida.

Como definir o posicionamento da sua marca

Agora que você já entendeu o conceito do posicionamento de marca, vamos explicar praticamente como definir o posicionamento da sua marca.

O posicionamento de marca pode ser sintetizado em uma frase ou um parágrafo. Em geral, para definir o posicionamento de marca, é preciso responder a três perguntas básicas:

A quem o seu produto se destina?

Ou seja, quem são as buyer personas e o público-alvo da sua marca? Sem saber quem você quer que reconheça a marca, fica impossível definir qual posicionamento você quer ter.

Para isso, defina exatamente quem é o público da sua marca. Uma dica válida é elaborar um mapa de empatia para ajudar a detalhar informações sobre a persona.

A pesquisa de mercado também ajudará a traçar o perfil do cliente ideal e outros detalhes sobre quem irá consumir seu produto ou serviço.

Qual a dor que o seu produto resolve?

O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz.

Posicionamento de marca: o que é, como definir o seu e o que fazer depois?  

Qual o seu diferencial perante a concorrência?

Aqui você precisa definir quais os valores da marca que justificam comprar o seu produto e não o da concorrência. Ele é mais barato? É melhor? O mais saboroso? O mais rápido?

Juntando as três respostas, é possível definir o posicionamento. Assim, um produto que se destina a classe C, por exemplo, pode ter como diferencial ser o mais barato, enquanto um produto similar que tem como público-alvo a classe A vai se posicionar como o mais durável.

Uma dica para entender melhor como você se destaca perante a concorrência é fazer benchmarking.

Também poderá gostar de: