O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

Quem está envolvido com marketing e procura ficar por dentro das tendências da área com certeza conhece o termo marketing de influência. Essa estratégia está super em alta e as empresas que utilizam dela já apresentam ótimos resultados. Como? É o que vamos te contar agora.

De acordo com a pesquisa “Brasil e os Influenciadores Digitais”, realizada pela Ibope Inteligência em 2019, 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais, o que mostra a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma forma mais orgânica de se comunicar com seu público. Primeiramente, porque esse marketing age através de figuras que o público conhece e reconhece. Dessa forma, fica mais fácil chegar até ele e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, muitas vezes passando dos milhões de seguidores, que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico.

De maneira simplificada, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Se você confia na opinião e na experiência de alguém, você é influenciado por ela. Assim, fica mais fácil optar por uma marca ou produto que aquele influenciador divulgar para você.

O marketing de influência, então, funciona bem, pois fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza. Dessa forma, esses influenciadores conseguem realmente atingir o consumidor, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra.

Vantagens do marketing de influência

O marketing de influência pode trazer inúmeras vantagens e benefícios a curto prazo para o seu negócio. 

Uma das principais vantagens é a oportunidade de poder alcançar um público maior para a sua marca, uma vez que ao divulgá-la por meio de influenciadores, você consequentemente obterá um aumento no número de impressões de marca vindas de pessoas que possivelmente ainda não conheciam o seu produto, além de aumentar a quantidade seguidores em suas redes sociais.

Outras vantagens do marketing de Influência são:

  • Alto Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Aumento do número de vendas;
  • Aumentar a base de leads;
  • Ampliar os canais de comunicação da marca;
  • Melhora a percepção da sua marca;

Marketing de Influência e as redes sociais

O marketing de influência vem ganhando cada vez mais força nas redes sociais, uma vez que o público tem muito interesse em seguir e acompanhar os influenciadores nas redes. E os números não mentem:

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 67% dos usuários seguem influenciadores no Instagram e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado por influenciadores! 

No YouTube também não é diferente: outra pesquisa revelou que 69% estão inscritos em canais de influenciadores e metade dos entrevistados já compraram algum produto ou adquiriram um serviço indicado por alguém no YouTube.

O LinkedIn é uma rede social mais voltada para o público B2B. Ainda assim, a presença de influenciadores também é marcante por lá. Uma pesquisa feita pelo Opinion Box mostrou que 21% dos usuários usam a rede para acompanhar influenciadores por lá.

 

 Como usar o marketing de influência

De acordo com a agência de marketing de influência SamyRoad, que se instalou no Brasil em 2019,  já foram mapeados aproximadamente 920 mil influenciadores com mais de cinco mil seguidores no Brasil. Esse universo é composto por blogueiras de moda, celebridades da TV, música e cinema, Youtubers que falam sobre qualquer assunto – e não para por aí.

Essas pessoas detém o poder de influenciar milhões de pessoas com muita facilidade, apenas usando seus canais de comunicação.

Um bom exemplo disso foi a grande disputa de grandes marcas pelos ex-participantes do BBB 21. A marca Vigor, por exemplo, foi bem rápida ao patrocinar o participante que ficou conhecido como “Gil do Vigor”, que esteve nos destaques dos assuntos mais comentados do Twitter e do LinkedIn, gerando uma imensa repercussão e aumento da visibilidade da marca. Além disso, o Serasa também fez uma campanha muito divertida, na qual o participante que ficou conhecido como “Caio Caloteiro” foi o influenciador escolhido, e a repercussão e engajamento com a marca foi enorme: além de ter ficado nos trending topics do Twitter, foi estampada em vários portais de notícias, como Exame e UOL.

Para se ter uma ideia da influência dos participantes, só o youtuber Whindersson Nunes conta com mais seguidores (42 milhões) no YouTube do que as principais atrações do palco principal do Rock In Rio. Exemplo disso eram bandas como Maroon 5 (34 milhões), Guns N’ Roses (8 milhões) e Justin Timberlake (9 milhões).

Quem quer usar marketing de influência, porém, não precisa ir tão longe. Não é preciso contratar os maiores influenciadores da internet para divulgar seu negócio. O importante é encontrar sempre o influenciador ideal de acordo com seu objetivo, seu público e, claro, seu orçamento.

Ações bem pensadas de marketing não precisam mais ser gigantes ou de milhões em investimento. O marketing está cada vez mais inteligente e acessível. Isso, é claro, desde que o profissional saiba de fato o que quer e o que precisa ser feito.

Tipos de influenciador digital

O influenciador digital é uma pessoa formadora de opinião que é capaz de influenciar milhares e milhões de pessoas por meio de diferentes canais de comunicação digital, principalmente nas mídias sociais.

A maioria dos influenciadores digitais começaram a produzir conteúdo sobre diferentes tipos de assunto sem pretensões financeiras, até serem notados por marcas dos segmentos de conteúdo que eles produzem. Foi aí que o ramo começou a crescer e hoje já existem centenas de milhares de influenciadores digitais no país.

Além disso, existem diferentes tipos de influenciadores para diferentes tipos de marcas e empresas. Confira alguns deles:

Top Celebridades

São os tipos de influenciadores mais conhecidos, pois eles têm um imenso alcance em suas redes sociais.

Esses influencers não fazem parte de nichos específicos, portanto, comunicam-se com diferentes tipos de público. Um exemplo de Top Celebridades é o Felipe Neto, que é um dos mais seguidos no Brasil. Somente no YouTube, ele conta com mais de 40 milhões de inscritos no canal. Além disso, em 2019, ele foi premiado como o “Homem do Ano” pela GQ.

Autoridade de nicho

São os influenciadores que dominam algum assunto de alguma categoria específica.

São pessoas que têm propriedade para falar sobre algum assunto específico e são respeitados por isso. 

Por exemplo, o Professor Paulo Jubilut é um professor de biologia que tem um canal no YouTube chamado “Biologia Total”, que trata sobre o assunto e é voltado majoritariamente para vestibulandos em geral.

Caso você queira fazer uma campanha de marketing de influência com o objetivo de aumentar o reconhecimento da sua marca, esse é um dos tipos de influenciadores mais recomendados para fazer parte da campanha.

Influenciadores locais

São influenciadores digitais cuja atuação está atrelada a uma cidade ou região.

Embora eles tenham menos seguidores do que as autoridades de nicho, por exemplo, ainda conseguem alcançar um grande número de pessoas.

A vantagem é que, por serem menos conhecidos, o investimento em uma campanha com influenciadores locais também é menor, e ainda assim é possível obter bons resultados.

Como encontrar influenciadores

Encontrar os influenciadores certos para sua estratégia de marketing de influência não é nem um pouco difícil. Algumas ferramentas online existem justamente para identificar quem são as pessoas mais reconhecidas e “compartilhadas” em cada área e assunto.

Essas ferramentas são uma boa forma de começar a rastrear quem é relevante na área do seu negócio e pode ser uma boa na estratégia de marketing de influência. As mais comuns (e melhores) para encontrar influenciadores são o Buzzsomo, o NinjaOutreach e o Klout, que mostram os sites, blogs e pessoas que são referência em cada termo buscado por lá.

Além disso, uma ótima forma de encontrar os influenciadores certos para a estratégia de marketing é fazer uma pesquisa com seu público. Se você já tiver em mente ou souber exatamente quem é o seu público, faça uma pesquisa para entender quais são as referências de influenciadores que essas pessoas têm.

Pergunte ao seu público os blogs ou perfis que eles seguem e o quanto esses influenciadores de fato influenciam suas decisões. Entenda o comportamento do público em relação ao seu consumo de conteúdo. Peça para citar pessoas que eles admiram, respeitam e em cujas opiniões confiam.

Encontrar os influenciadores que seu público segue vai permitir que você crie estratégias de marketing mais eficientes e comece a lucrar com o marketing de influência.

Para fazer essa pesquisa, já sabe: é só criar seu questionário agora mesmo na nossa Plataforma de pesquisa. Se precisar de qualquer ajuda nessa tarefa, é só entrar em contato conosco. Nosso time de especialistas está aqui para ajudar a colocar sua pesquisa no ar!

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.