O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

Pedro D'Angelo
O que é marketing de influência e como se beneficiar dele

Quem está envolvido com marketing e procura ficar por dentro das tendências da área com certeza conhece o termo marketing de influência. Essa forma de fazer marketing está super em alta e as empresas que utilizam dela já apresentam ótimos resultados. Como? É o que vamos te contar agora.

Em pesquisa de 2015, o Governo Brasileiro já havia descoberto que o brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática. Boa parte desses internautas segue pessoas influentes, que são referência nas áreas e mercados mais diversos. E com a jornada de compra do consumidor cada vez mais ligada à internet, nada mais natural que unir essas duas coisas em uma estratégia de marketing, certo?

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma forma mais orgânica de se comunicar com seu público. Primeiro, porque esse marketing age através de figuras que o público conhece e reconhece. Assim, fica mais fácil chegar até ele e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, muitas vezes passando dos milhões de seguidores, que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico.

De forma bem simples, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Se você confia na opinião e na experiência de alguém, você é influenciado por ela. Assim, fica mais fácil optar por uma marca ou produto que aquele influenciador divulgar para você.

O marketing de influência, então, funciona bem pois fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza. Dessa forma, esses influenciadores conseguem realmente atingir o consumidor, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra.

Como usar o marketing de influência

De acordo com uma pesquisa do YouPix, realizada em 2016, a comunidade de influenciadores digitais já soma mais de 230 mil profissionais. Esse universo é composto por blogueiras de modas, celebridades da Tv, música e cinema, Youtubers que falam sobre qualquer assunto – e não para por aí.

Esses influenciadores detém poder de influenciar milhões de pessoas com muita facilidade, apenas usando seus canais de comunicação. Um bom exemplo disso foi feito no Rock in Rio 2017, que dedicou o palco Digital Stage a reunir influenciadores digitais do Youtube e de demais plataformas de criação de conteúdo online. Lá, todo tipo de interação com o público atraiu milhares de pessoas.

Para se ter uma ideia da influência dos participantes, só o youtuber Whindersson Nunes conta com mais seguidores (25 milhões) no YouTube do que as principais atrações do palco principal do Rock In Rio. Exemplo disso eram bandas como Maroon 5 (14 milhões), Guns N’ Roses (3 milhões) e Justin Timberlake (6 milhões).

Quem quer usar marketing de influência, porém, não precisa ir tão longe. Não é preciso contratar os maiores influenciadores da internet para divulgar seu negócio. O importante é encontrar sempre o influenciador ideal de acordo com seu objetivo, seu público e, claro, seu orçamento.

Ações bem pensadas de marketing não precisam mais ser gigantes ou de milhões em investimento. O marketing está cada vez mais inteligente e acessível. Isso, é claro, desde que o profissional saiba de fato o que quer e o que precisa ser feito.

Como achar influenciadores

Encontrar os influenciadores certos para sua estratégia de marketing de influência não é nem um pouco difícil. Algumas ferramentas online existem justamente para identificar quem são as pessoas mais reconhecidas e “compartilhadas” em cada área e assunto.

Essas ferramentas são uma boa forma de começar a rastrear quem é relevante na área do seu negócio e pode ser uma boa na estratégia de marketing de influência. As mais comuns (e melhores) para encontrar influenciadores são o Buzzsomo, o NinjaOutreach e o Klout, que mostram os sites, blogs e pessoas que são referência em cada termo buscado por lá.

Além disso, uma ótima forma de encontrar os influenciadores certos para a estratégia de marketing é fazer uma pesquisa com seu público. Se você já tiver em mente ou souber exatamente quem é o seu público, faça uma pesquisa para entender quais são as referências de influenciadores que essas pessoas têm.

Pergunte ao seu público os blogs ou perfis que eles seguem e o quanto esses influenciadores de fato influenciam suas decisões. Entenda seu comportamento em relação ao consumo de conteúdo do seu público. Peça para citar pessoas que eles admiram, respeitam e em cujas opiniões confiam.

Encontrar os influenciadores que seu público segue vai te permitir bolar estratégias de marketing mais eficientes e começar a lucrar com o marketing de influência.

Para fazer essa pesquisa, já sabe: é só criar seu questionário agora mesmo na nossa Plataforma de pesquisa. Se precisar de qualquer ajuda nessa tarefa, é só entrar em contato. Nosso time de especialistas está aqui para ajudar a colocar sua pesquisa no ar.

Também poderá gostar de:

10 motivos para começar a fazer pesquisas de mercado online agora mesm... Seja você um empreendedor, consultor, profissional de marketing, empresário ou publicitário, é bem provável que você já ...
Pesquisa de Mercado: o que é, como fazer e questionários de pesquisa No dia a dia do seu trabalho, como você costuma tomar decisões importantes? A pesquisa de mercado é uma importante ferra...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail