Pesquisa Facebook no Brasil: dados inéditos sobre a maior rede social do mundo

Danielle Salgado
Pesquisa Facebook no Brasil: dados inéditos sobre a maior rede social do mundo

Embora alguns acreditem que a rede social no Brasil tornou-se obsoleta, os dados provam o contrário. O Facebook ainda é muito marcante no cotidiano do brasileiro.

De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.

Sendo assim, o Facebook continua sendo uma rede social que oferece muitas oportunidades para marcas e empresas.

Para compreender melhor o comportamento, perfil, preferências e hábitos dos usuários da plataforma, o Opinion Box fez uma pesquisa exclusiva sobre o Facebook no Brasil. Confira os principais insights.

O Facebook vai acabar?

O Facebook é a rede social com maior número de usuários ativos no mundo. No entanto, as pessoas entrevistadas na nossa pesquisa apontam para uma diminuição de usuários mais jovens e o aumento de usuários mais velhos. 

Entre o público geral, 30% concordam que o Facebook tornou-se uma rede social obsoleta. Entretanto, chama a atenção que, entre o público de 16 a 29 anos, 25% discordam dessa afirmação, mas já entre o público acima de 50 anos, a proporção de pessoas que discordam que a rede se tornou obsoleta sobe para 44%. 

Facebook no Brasil: comportamento dos usuários

A pesquisa mostrou que a maioria dos usuários do Facebook é bem ativa na rede social, 49% concordaram que gastam muito tempo do dia no Facebook. Segundo os entrevistados, 32% acessam a rede social pelo menos uma vez ao dia, sendo que, desses, 34% entram no “face” várias vezes ao dia e 9% deixam o Facebook aberto o dia inteiro. 

Com relação às preferências de uso da rede social, a grande maioria (51%) prefere publicar fotos e somente 6% preferem publicar vídeos na plataforma.

Os hábitos dos usuários variam bastante: 64% costumam acompanhar e curtir as fotos de amigos, 54% participam de grupos que os interessam, 49% publicam suas fotos, curtem e interagem em publicações. 

O Facebook também é muito utilizado pelos usuários para se informarem sobre muitos assuntos. 43% gostam de usar o Facebook para se informarem sobre política e 16% usam a rede participar de discussões de temas diversos.

Impactos do isolamento social

Quando comparamos a frequência em que os usuários assistem lives no Facebook, também podemos notar uma grande queda na proporção de pessoas que assistem live pelo menos uma vez por dia. 

Em 2021, período em que o isolamento social ainda estava alto devido ao grande número de mortes pela Covid-19, 18% assistiam lives pelo menos uma vez por dia. No entanto, agora, com a chegada da vacinação e o retorno às atividades presenciais, esse número caiu para 11%

Relação dos usuários com as marcas

Assim como nas pesquisas anteriores sobre outras redes sociais, como Instagram e Twitter, a presença das marcas é bem forte para os usuários do Facebook. 81% afirmaram que seguem alguma marca ou empresa na rede social.

Esse é somente um dos indicadores que mostram a importância do posicionamento das marcas na plataforma. Outro dado interessante é que 72% concordam que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores e 66% concordam que o Facebook pode aproximar pessoas e empresas. 

Isso também demonstra que o Facebook pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar o relacionamento com o cliente.

O Facebook também influencia bastante no momento de compra dos consumidores. 66% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no Facebook. Além disso, 56% já adquiriram produtos ou serviços indicados por outras pessoas na plataforma.

Percepção sobre os anúncios

Com relação aos anúncios presentes no Facebook, os resultados da pesquisa mostraram que a percepção dos usuários está sendo positiva, mas ainda pode melhorar. 48% afirmaram que são anúncios que têm a ver com eles. Apesar disso, somente 7% clicam nos anúncios com frequência. 

Em comparação com os anúncios do Instagram, por exemplo, 59% afirmaram que os anúncios da plataforma têm a ver com eles.

Ainda assim, tudo que é bom pode ser melhorado, certo? É muito importante direcionar campanhas ao público certo para obter resultados melhores.

Busca de empregos no Facebook

Em 2018, o Facebook lançou uma ferramenta de pesquisa por empregos dentro da rede social no Brasil. O objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre a empresa e os candidatos, além de aumentar o tráfego na plataforma.

De acordo com a pesquisa, 39% já utilizaram a ferramenta para procurar emprego e 38% dos usuários já conseguiram ser contratados por lá.

Ainda assim, desde antes do lançamento da ferramenta, já existiam muitos grupos de emprego no Facebook. 41% dos usuários participam desses grupos na plataforma.

Dados sobre as principais redes sociais do Brasil

O Opinion Box fez uma série de pesquisas sobre o uso das principais redes sociais no país. Caso você queira continuar impulsionando as suas estratégias nas redes sociais, por exemplo, não deixe de conferir os outros resultados de pesquisa. Para acessá-los, basta clicar nos links:

Facebook no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, para realizar a pesquisa, entrevistamos 2053 usuários do Facebook que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A coleta aconteceu em setembro de 2022 e a margem de erro é de 2,2pp.

Gostou dos dados e quer acessar a pesquisa na íntegra? Baixe o infográfico com o relatório completo clicando aqui.

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado online voltada para o seu negócio! Quer saber mais sobre nossas soluções? É só entrar em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Também poderá gostar de: