Pesquisa Facebook no Brasil: dados inéditos sobre a maior rede social do mundo

Danielle Salgado
Pesquisa Facebook no Brasil: dados inéditos sobre a maior rede social do mundo

Embora alguns acreditem que a rede social no Brasil tornou-se obsoleta, os dados provam o contrário. O Facebook ainda é muito marcante no cotidiano do brasileiro.

De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.

Sendo assim, o Facebook continua sendo uma rede social que oferece muitas oportunidades para marcas e empresas.

Para compreender melhor o comportamento, perfil, preferências e hábitos dos usuários da plataforma, o Opinion Box fez uma pesquisa exclusiva sobre o Facebook no Brasil. Confira os principais insights.

O Facebook vai acabar?

Bom, se você respondeu sim para a pergunta no assunto deste e-mail, eu tenho algo para te contar. O Facebook está longe de chegar ao fim e eu posso te provar isso com alguns dados. Ao contrário do que muitos podem pensar, a rede social segue bastante viva. O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente em dezembro de 2022.

O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente (DAUs, na sigla em inglês) em dezembro de 2022. Chama atenção, porém, que 39% dos usuários dizem que a frequência de uso diminuiu no último ano e 31% pretendem diminuir o uso nos próximos 12 meses.

Facebook no Brasil: comportamento dos usuários

A pesquisa mostrou que a maioria dos usuários do Facebook é bem ativa na rede social, 49% concordaram que gastam muito tempo do dia no Facebook. De acordo com a pesquisa, 18% acessam a rede social pelo menos uma vez ao dia. Na última pesquisa os números eram maiores, segundo os entrevistados, 32% acessavam a rede social pelo menos uma vez ao dia. Desses, 34% entravam no “face” várias vezes ao dia, e 9% deixavam o Facebook aberto o dia inteiro.

Os hábitos dos usuários variam bastante: 58% costumam acompanhar e curtir as fotos de amigos, 46% participam de grupos que os interessam, 44% publicam suas fotos e 42% curtem e interagem em publicações. 

Relação dos usuários com as marcas

Assim como nas pesquisas anteriores sobre outras redes sociais, como Instagram e Youtube, fica evidente que a presença das marcas é muito forte para os usuários do Facebook. Surpreendentemente, 77% deles afirmaram que seguem alguma marca ou empresa na rede social.

Esse dado é apenas um indicador que ressalta a importância do posicionamento das marcas na plataforma. Além disso, outros números interessantes surgem, como 59% concordando que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores, e 63% concordando que o Facebook tem o poder de aproximar pessoas e empresas.

Esses dados também demonstram claramente que o Facebook pode ser uma poderosa ferramenta para aprimorar o relacionamento com os clientes e fortalecer a presença de uma marca. É uma plataforma onde as marcas têm a oportunidade de alcançar um amplo público e envolver os consumidores por meio de estratégias eficazes.

Marketing de Influência

É importante destacar que o Facebook é um canal efetivo para impulsionar as vendas, com 62% dos usuários já tendo realizado compras através da plataforma. Além disso, 57% dos entrevistados afirmam que suas decisões de compra foram influenciadas por indicações de amigos via Facebook, evidenciando o poder do marketing de influência nessa rede.

Esses dados enfatizam a relevância das redes sociais na construção de um relacionamento sólido com os consumidores. Com o aumento constante do uso dessas plataformas e o fácil acesso às informações, os usuários estão cada vez mais conectados e influenciados pelas experiências e recomendações de outros usuários. Diante disso, é muito importante para as marcas investirem em uma estratégia de social commerce que aproveite o potencial do Facebook e outras redes sociais.

Nesse sentido, o marketing de influência se destaca como uma abordagem eficiente para impulsionar as vendas e alcançar públicos-alvo específicos. Os influenciadores digitais possuem a habilidade única de estabelecer conexões autênticas com seus seguidores, o que gera confiança e credibilidade, aumentando o alcance e a visibilidade da marca.

Percepção sobre os anúncios

Com relação aos anúncios presentes no Facebook, os resultados da pesquisa mostraram que a percepção dos usuários está sendo positiva, mas ainda pode melhorar. 49% disseram que os anúncios que aparecem na plataforma têm a ver com eles. Contudo, 38% afirmaram que raramente clicam anúncios nos do Facebook.

Em comparação com os anúncios do Instagram, por exemplo, 56% afirmaram que os anúncios da plataforma têm a ver com eles.

Ainda assim, tudo que é bom pode ser melhorado, certo? É muito importante direcionar campanhas ao público certo para obter resultados melhores. Um bom anúncio pode ser capaz de conquistar um usuário, 43% disseram já ter comprado algo a partir de um anúncio que clicou no Facebook.

Facebook Watch

O Facebook Watch é uma seção da plataforma que permite que seus usuários visualizem, compartilhem, comentem ou até mesmo reajam a vídeos. Por lá, é possível interagir com publicações de amigos, influenciadores que você segue e outros criadores de conteúdo que são recomendados.

Quanto ao tipo de conteúdo que os usuários preferem acompanhar no Facebook Watch, a pesquisa revelou informações interessantes. Cerca de 52% deles demonstram interesse em vídeos relacionados a notícias, buscando informações atualizadas e confiáveis. Além disso, 40% têm preferência por conteúdos de humor, buscando entretenimento e momentos leves para compartilhar com sua rede de amigos. Outros 37% mostram interesse em acompanhar vídeos sobre saúde e fitness, refletindo o crescente interesse por bem-estar e estilo de vida saudável na plataforma.

Além disso, também é possível acompanhar transmissões ao vivo através do Facebook Watch. 70% dos entrevistados já assistiram a uma transmissão ao vivo (live) no Facebook. Sendo que 22% gostam muito desse formato de conteúdo.

Dados sobre as principais redes sociais do Brasil

O Opinion Box fez uma série de pesquisas sobre o uso das principais redes sociais no país. Caso você queira continuar impulsionando as suas estratégias nas redes sociais, por exemplo, não deixe de conferir os outros resultados de pesquisa. Para acessá-los, basta clicar nos links:

Facebook no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, para realizar a pesquisa, entrevistamos 2073 usuários do Facebook que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A coleta aconteceu em junho de 2023 e a margem de erro é de 2,2pp.

Gostou dos dados e quer acessar a pesquisa na íntegra? Baixe a pesquisa completa clicando aqui.

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado online voltada para o seu negócio! Quer saber mais sobre nossas soluções? É só entrar em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Também poderá gostar de: