CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

Danielle Salgado
CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

A experiência do consumidor envolve diferentes fatores em todas as etapas da jornada do cliente. Ela vai desde o momento em que surge uma necessidade até o pós-vendas ou a recompra, e todos eles pesam muito na decisão. Por isso, acompanhar as tendências de customer experience é dever de quem quer oferecer boas experiências e conquistar a satisfação do cliente.

Para entender melhor sobre o estado do mercado e dos consumidores brasileiros, ao mesmo tempo em que investigamos as tendências de customer experience, o Opinion Box lançou pelo oitavo ano consecutivo o anuário CX Trends.

Dessa forma, em parceria com a Octadesk, realizamos a maior pesquisa sobre CX no Brasil. Confira a seguir os principais insights da pesquisa e aprenda a se preparar com ferramentas, dicas e, claro, dados de pesquisa sobre customer experience.

A importância de um bom atendimento

Apesar de muitas pessoas ainda fazerem essa associação, uma estratégia de CX não se limita somente a um bom atendimento. Afinal de contas, existem diversos outros elementos necessários para oferecer uma boa experiência durante toda a jornada de compra. 

No entanto, o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes nesse processo. Desde 2019, coletamos dados sobre como os consumidores avaliam a eficiência das empresas brasileiras para atender às solicitações dos clientes.

Dessa forma, nesta edição, mantivemos os resultados satisfatórios: O percentual de consumidores online que consideram as empresas eficientes ou muito eficientes caiu apenas 1%, variando dentro da margem de erro.

No entanto, o ponto perdido foi para as avaliações neutras, de consumidores que avaliaram com nota 3, em uma escala de 1 a 5. Felizmente, os que consideram as empresas ineficientes ou muito ineficientes seguem sendo os mesmos 7% de 2022.

CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

Experiências ruins e motivos de desistência de compra

É bem provável que você, enquanto pessoa consumidora, já tenha passado por esse tipo de situação:  foi realizar uma compra online, escolheu todos os produtos, colocou no carrinho, clicou no botão de comprar e deu de cara com um cadastro a ser feito, que te pedia diversas informações.

Pronto: expectativas frustradas. Acredito que você já pode ter deixado de realizar uma compra por causa disso, certo?

Que os consumidores querem boas experiências já é óbvio para todos nós. No entanto, quando elas são ruins, os clientes podem facilmente trocar uma empresa pela concorrência. 

Sendo assim, 65% das pessoas entrevistadas já desistiram de comprar de uma empresa após uma experiência ruim.

Além disso, 52% afirmaram que, se algum amigo ou conhecido tem uma experiência negativa com uma marca, eles deixam de consumi-la.

Tendências de Customer Experience no Pré-vendas

Muitas empresas caem no erro de acreditar que a experiência do cliente começa somente no atendimento ou nas vendas. A verdade é que tudo deve começar a partir do primeiro contato que a pessoa tem com a marca.

De acordo com a pesquisa, 56% utilizam o Google para iniciar uma pesquisa sobre algum produto na etapa de pré-vendas, o começo tradicional para qualquer jornada de compra.

Um ponto interessante de se destacar neste ano é que o Reclame Aqui se equiparou ao Google quando o assunto é pesquisar produtos no pré-vendas. Em 2022, Google e outros buscadores ficaram com 57% enquanto o Reclame Aqui abraçava 51%. Por isso, é importante ficar atento sobre onde os consumidores estão olhando na hora de buscar ainda na pré-venda.

CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

No entanto, você pode perceber pelo gráfico acima outros canais como comparadores de preço online, comentários, indicação de amigos e familiares, além de resenhas no YouTube e até grupos de WhatsApp, por exemplo.

E o que eles têm em comum? Todos são diferentes canais para o consumidor encontrar informações sobre a experiência anterior de outros clientes. Ou seja, o primeiro passo de uma jornada de compra, muitas vezes, começa exatamente pela experiência.

É por isso que as marcas precisam se preocupar genuinamente com a experiência que oferecem desde a primeira percepção do consumidor sobre a marca.

Tendências de Customer Experience nas vendas

Para oferecer uma experiência excepcional ao consumidor, diminuir ao máximo os atritos durante a jornada de compra é um dos principais requisitos.

Sendo assim, é fundamental estar sempre pronto para agir quando algo sair do normal. E os dados comprovam esta regra. Desse modo, 63% preferem fazer suas compras sozinho, sem a ajuda de um vendedor ou atendente, no entanto, também querem conseguir ajuda rapidamente, caso precisem.

CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

Além disso, a facilidade de compra e a confiança são dois fatores fundamentais na jornada de compra. Por isso, avaliamos quais canais são os mais fáceis e os mais confiáveis para realizar compras.

Dessa forma,o marketplace é aquele que os consumidores acham mais fácil de comprar e que desperta mais credibilidade: 86% acham fácil comprar em marketplaces e 81% confiam nesse canal de vendas. 

Tendências de Customer Experience no Pós-vendas

Existem pessoas que acreditam que a jornada de compra acaba no momento da venda. No entanto, essa ideia já vem caindo em desuso há alguns anos. 

Afinal, em muitos casos, a fidelização do cliente ocorre justamente no momento do pós-vendas.

Dessa forma, quais são os canais mais utilizados pelos consumidores para se comunicarem com as marcas após uma compra? Em mais um ano de CX Trends, não percebemos diferenças significativas nesses canais. Assim como ocorre durante a venda, os canais preferidos são WhatsApp, e-mail e chat online. 

Dessa forma, esses canais se mantiveram no Top 3 da preferência de contato no pós-vendas e também cresceram percentualmente: no ano passado, WhatsApp contava com 57% da preferência pelos consumidores, e agora a proporção é de 63%.

Além disso, se você achava que o e-mail estava aposentado, chegou a hora de repensar as estratégias para esse canal. Desse modo, de acordo com a pesquisa, 58% utilizam este canal para falar com as empresas após a compra.

CX Trends 2023: Tendências de customer experience para empresas e consumidores brasileiros

CX Trends 2023: sobre a pesquisa

Por fim, a pesquisa CX Trends 2023 foi realizada pelo Opinion Box em parceria com a Octadesk, utilizando o Painel de Consumidores do Opinion Box.

Para fazer a pesquisa, foram realizadas 2.166 entrevistas em todo o país, respeitando as proporções de gênero, idade, classe social e região.

A pesquisa foi coletada em janeiro de 2023 e a margem de erro é de 2,1pp.

Acesse agora mesmo o relatório completo e gratuito da pesquisa!

Também poderá gostar de: