Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer!

Danielle Salgado
Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer!

Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede social do momento!

O TikTok no Brasil já se consolidou de vez, o que não é novidade para quase ninguém, não é mesmo? A rede social já ultrapassou a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo! Aqui no país, de acordo com o DataReportal, a plataforma de vídeos contou com 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022.

Mesmo que você nunca tenha baixado o aplicativo, possivelmente já se deparou com algum vídeo produzido na plataforma em várias outras redes sociais.

O TikTok chegou no Brasil em 2018 e, logo em 2019, abriu o seu escritório de representação no país em São Paulo. No entanto, foi em 2020 que ele se popularizou no Brasil e consolidou o seu sucesso. 

Por ser uma plataforma dinâmica e acessível, a plataforma abriu portas para que muitas pessoas começassem a produzir conteúdos em formato de vídeos curtos e viralizarem rapidamente, com um algoritmo diferente de outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo, que funciona de uma forma diferente.

Sendo assim, para compreender melhor o perfil, comportamento, hábitos e preferências dos usuários dessa rede social que é sucesso absoluto ao redor do mundo, o Opinion Box elaborou a segunda edição da pesquisa exclusiva sobre o TikTok no Brasil.

TikTok no Brasil: qual o perfil dos usuários e como eles se comportam?

Você já disse que nunca iria usar o TikTok e hoje em dia não larga o aplicativo por nada? Não se preocupe: você não está sozinho. 60% dos entrevistados achavam que nunca iriam usar o TikTok e hoje em dia usam muito.

Além disso, os usuários são bastante engajados. 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% entram no TikTok várias vezes ao dia e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Para ter uma ideia do crescimento exponencial da plataforma, na primeira edição da pesquisa, 6% dos entrevistados deixavam o aplicativo aberto o dia inteiro.

Quanto à frequência de postagens, os números mudam: 21% postam pelo menos uma vez ao dia, sendo que apenas 10% postam várias vezes ao dia. Em contrapartida, 29% raramente publicam no TikTok e 28% nunca postam nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. Sendo assim, podemos notar que a maior parte dos usuários preferem assistir vídeos do que produzir seus próprios conteúdos.

Ainda assim, também houve um crescimento na quantidade de usuários que produzem conteúdo no TikTok. Para ter uma ideia, há um ano atrás, a proporção de usuários que postavam pelo menos uma vez ao dia era de apenas 13%.

Impactos do isolamento social?

Como dito anteriormente, o TikTok consolidou seu sucesso no país no ano de 2020. Os dados comprovam: 72% afirmaram que passaram a utilizar mais o TikTok durante a pandemia.

Esse grande crescimento da rede nos últimos anos está diretamente ligado ao isolamento social, uma vez que o TikTok mostrou-se como uma alternativa de entretenimento nesse contexto de pandemia.

Muitos usuários começaram a compartilhar suas rotinas no isolamento social, criando uma aproximação entre eles.

TikTok no Brasil: hábitos e preferências

Agora que já sabemos que o TikTok se tornou um sucesso no país, vem o questionamento: o que será que as pessoas tanto fazem na plataforma?

Segundo a pesquisa, 64% costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração. Afinal, quem não quer tornar o dia mais leve com uma dose de entretenimento?

Além disso, 57% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 53% acompanham e curtem vídeos de amigos.

Alô, marcas! Outro dado interessante é que 42% gostam de utilizar o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam. Uma ótima oportunidade para fazer novos clientes, não é mesmo?

 

66% utilizam o TikTok com a finalidade de se distraírem, uma vez que grande parte dos vídeos do aplicativo são conteúdos de humor e descontração.

Das categorias de conteúdo presente no aplicativo, 65% seguem perfis de humor, 46% seguem perfis que falam sobre música, 42% seguem perfil com conteúdos sobre viagens e turismo e 41% seguem perfis sobre saúde, vida fitness, gastronomia e receitas. 

Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer!

TikTok no Brasil: o sucesso das trends

“Desenrola, bate, joga de ladinho”! É bem provável que você já se deparou com o vídeo de alguém fazendo o passinho dessa música, não é mesmo? Esse é o exemplo de uma trend que viralizou no TikTok.

Nesse sentido, as trends são as tendências do momento no TikTok. Elas podem ser danças, filtros, desafios, formas de editar o vídeo e muito mais.

Entre os usuários entrevistados, 39% disseram já ter participado de trends e 54% gostam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok.

Relação dos usuários com marcas, empresas e influenciadores no TikTok

Assim como em outras redes sociais como Instagram, YouTube e Twitter, as marcas vêm marcando uma presença cada vez maior no TikTok. Afinal de contas, ninguém quer a oportunidade de alcançar um novo canal de divulgação, podendo conquistar novos públicos.

Nesse sentido, com a ascensão do social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando marcas e empresas a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.

A pesquisa mostrou que a presença das empresas vêm sendo percebida positivamente pelos usuários, uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok e 65% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas.

Além disso, 70% seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta. Nesse sentido, é bem válido que as empresas avaliem a possibilidade de entrarem na plataforma, seja com um perfil próprio ou por meio de influencers digitais.

Outro dado que também chamou a atenção foi que 35% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok. Isso mostra a grande influência da rede social nos momentos de decisão de compra dos consumidores, um percentual que só tende a aumentar. Além disso, 43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma.

Ao mesmo tempo, 37% já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok. Isso mostra a importância de uma marca se posicionar na plataforma para evitar que isso aconteça.

Anúncios no TikTok

Em relação aos anúncios na plataforma, a percepção dos usuários se divide. Enquanto 46% acreditam que são anúncios que têm a ver com eles, 40% consideram os anúncios irritantes.

Ainda assim, em comparação com outras plataformas como o Youtube, por exemplo, a conversão dos usuários nos anúncios é considerada positiva. Nesse sentido, 38% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram no TikTok.

TikTok no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, a pesquisa TikTok no Brasil foi realizada em junho de 2022 e foram entrevistados 1526 usuários de TIkTok que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 3,4pp.

Quer acessar o infográfico com o relatório completo da pesquisa? É só clicar no banner abaixo para fazer o download gratuito do material!

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para começar a definir a sua estratégia no TikTok? Nós podemos te ajudar nisso ou em qualquer outra pesquisa de mercado que você queira fazer! Basta entrar em contato com um de nossos especialistas clicando aqui para mais informações.

Também poderá gostar de: