Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer!

Maria Luísa Andrade
Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer!

O TikTok no Brasil já se consolidou de vez. Desde seu lançamento em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo tem experimentado um crescimento meteórico, conquistando milhões de usuários em todo o globo.

A plataforma, por ser dinâmica e acessível, permitiu que muitas pessoas criassem e compartilhassem vídeos curtos que rapidamente se tornaram virais. Seu algoritmo, diferente do Instagram, facilitou esse processo.

É pensando nisso que o Opinion Box, mais uma vez, pesquisou os hábitos dos usuários de TikTok no Brasil. Ouvimos as opiniões de mais de mil usuários de TikTok e, nas próximas páginas, compartilhamos os principais insights com você.

Leia o post e confira os dados mais interessantes sobre o TikTok no Brasil!

TikTok no Brasil: qual o perfil dos usuários e como eles se comportam?

Você já disse que nunca iria usar o TikTok e hoje em dia não larga o aplicativo por nada? Não se preocupe: você não está sozinho. 

Ao realizar a pesquisa sobre o TikTok no Brasil, notamos que o perfil mais comum é de heavy users, já  que 8 em cada 10 usuários abre o app pelo menos uma vez por dia.

Um dado interessante sobre a rede, que comprova como ela anda em alta, diz respeito a quando as pessoas se tornaram usuárias. No caso do Tiktok, que é uma rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook, por exemplo, notamos que muita gente ainda está chegando agora: cerca de 40% entraram para o TikTok no último ano.

E boa parte desses usuários deve intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que 1 em cada 3 estima que vai passar mais tempo no TikTok.

Quanto à frequência de postagens, os números mudam: apenas 11% postam pelo menos uma vez ao dia. Em contrapartida, 30% raramente publicam no TikTok e 30% nunca postam nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. É interessante notar que a maior parte dos usuários preferem assistir vídeos do que produzir seus próprios conteúdos.

TikTok no Brasil: hábitos e preferências

Agora que já sabemos que o TikTok se tornou um sucesso no país, vem o questionamento: o que será que as pessoas tanto fazem na plataforma?

Segundo a pesquisa, 54% costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração. Afinal, quem não quer tornar o dia mais leve com uma dose de entretenimento?

Além disso, 53% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 44% acompanham e curtem vídeos de amigos.

Alô, marcas! Outro dado interessante é que 37% gostam de utilizar o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam. Uma ótima oportunidade para fazer novos clientes, não é mesmo? E, com 31% dos consumidores dizendo que gostam de assistir reviews de produtos, notamos a importância de criar um conteúdo informativo e relevante para atrair e engajar o público.

Mas qual o melhor horário para postar no TikTok?

Entender o horário em que as pessoas preferem acessar as redes sociais é uma questão importante para as marcas e, especialmente, os profissionais de Social Media. Afinal, fazer publicações em horários estratégicos pode aumentar a visibilidade das marcas na plataforma.

E a dica para marcas e para os criadores de conteúdo é : a noite é uma criança no TikTok!

A maior parte dos usuários costuma ficar online entre 18 e 00h.

TikTok no Brasil: o sucesso das trends

O TikTok é famoso por viralizar uma série de conteúdos, desde danças até produtos. Um exemplo marcante disso ocorreu com o lançamento do hidratante labial Carmed Fini, que viralizou nas redes sociais em 2023.

A colaboração entre as marcas Cimed e Fini foi oficialmente anunciada em 24 de maio do ano passado, porém, o produto já estava se tornando um sucesso no TikTok antes mesmo de ser disponibilizado para venda. Esse fenômeno teve início quando a vice-presidente da Cimed, Karla Felmanas, compartilhou um vídeo na rede social, exibindo o processo de produção dos hidratantes sabor Beijo.

@karlacimed Vem ver a linha de produção do nosso Carmed beijos TCHURMA #karlacimed #cimed #carmedfini ♬ Vibes – ZHRMusic

A Cimed, empresa farmacêutica brasileira responsável pela produção do Carmed Fini, destacou em entrevista à EXAME que o lote destinado a três meses foi totalmente vendido em questão de dias. Esse rápido esgotamento demonstra a extraordinária demanda gerada pelo TikTok desde seu lançamento.

As trend, que podem ser danças, filtros, desafios, formas de editar o vídeo e muito mais, são capazes de tornar algo popular em pouco tempo. Entre os usuários entrevistados, 28% gostam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok.

Relação dos usuários com marcas, empresas e influenciadores no TikTok

Assim como em outras redes sociais como Instagram, YouTube e Twitter, as marcas vêm marcando uma presença cada vez maior no TikTok. Afinal de contas, ninguém quer a oportunidade de alcançar um novo canal de divulgação, podendo conquistar novos públicos.

Pensando nisso, com a ascensão do social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando marcas e empresas a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.

O TikTok vem se tornando um importante canal de comunicação para as marcas e empresas. E os usuários gostam disto! 71% dos usuários de TikTok concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais. Além disso, 68% também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.

A pesquisa mostrou que a presença das empresas vêm sendo percebida positivamente pelos usuários, uma vez que 46% seguem alguma marca ou empresa no TikTok. Os dados mostram a rede social pode servir como uma verdadeira vitrine de produtos, já que 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu no TikTok.

Além disso, 62% seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta. Pensando nisso, é válido que as empresas avaliem a possibilidade de entrarem na plataforma, seja com um perfil próprio ou por meio de influencers digitais.

O TikTok é bom para influenciar?

Segundo um estudo realizado pela Nielsen em 2022, o Brasil possui cerca de 500 mil criadores de conteúdo digital têm perfis com mais de 10 mil seguidores.

No TikTok, é claro, não é incomum esbarrar em perfis que criam conteúdo que falam com milhares ou até milhões de pessoas. Mas como essas pessoas influenciam as outras, de fato?

Antes de mais nada, vale ressaltar um comportamento interessante: cerca de 4 em cada 10 pessoas já compraram algo que alguém indicou no TikTok. Da mesma forma, 36% deixaram de comprar por uma indicação negativa. O que mostra a importância de uma marca se posicionar na plataforma para evitar que isso aconteça.

Pensando nos influenciadores no TikTok, a pesquisa trouxe um insight interessante: a maioria das pessoas segue influencers apenas no TikTok. O comportamento é ainda mais pronunciado na faixa etária de 16 a 29 anos. Entre os mais jovens da pesquisa, 69% disseram seguir determinados influencers somente na rede.

Se o Tiktok ficou famoso por seu estilo único de conteúdo, é o mesmo motivo que mais leva os usuários a seguirem alguns influenciadores apenas na rede.

Anúncios no TikTok

Os anúncios em mídia paga são bastante utilizados por marcas e empresas para aumentar o alcance, engajamento e, claro, as vendas. Atualmente, é possível filtrar de diversas formas o público-alvo que receberá esses anúncios. Dessa forma, buscamos avaliar a percepção dos usuários do TikTok em relação aos anúncios.

De forma geral, os anúncios dividem opiniões, com um dado que chama atenção negativamente: 48% dos usuários dizem que veem anúncios que não tem a ver com eles. Além disso, 34% dizem que os anúncios irritam, enquanto o mesmo percentual avalia que os anúncios os interessam. 

TikTok no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, a pesquisa TikTok no Brasil foi realizada em março de 2024 e foram entrevistados 1.008 usuários de TIkTok que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 3,1 pp.

Quer acessar a pesquisa completa com todos os dados sobre o TikTok no Brasil? É só clicar no banner abaixo para fazer o download gratuito do material!

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para começar a definir a sua estratégia no TikTok? Nós podemos te ajudar nisso ou em qualquer outra pesquisa de mercado que você queira fazer! Basta entrar em contato com um de nossos especialistas clicando aqui para mais informações.

Também poderá gostar de: