Atualmente, o WhatsApp no Brasil é sinônimo de sucesso absoluto, sendo o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos. Além disso, mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países também utilizam a plataforma.
Seja para enviar um meme em conversas casuais com os amigos, entrar em grupos da família, tratar de assuntos profissionais no trabalho, realizar ligações e até mesmo para fazer compras, ele está presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros.
Por ser um aplicativo prático e dinâmico que reúne diversas funcionalidades úteis no dia-a-dia, bem como mensagens instantâneas e chamadas de vídeo, sua popularidade se mantém constante no país.
Dessa forma, para entender melhor o comportamento e preferências dos usuários do WhatsApp no Brasil, o Opinion Box fez uma pesquisa exclusiva sobre o assunto. Confira a seguir os principais insights.
Entenda o comportamento dos usuários do WhatsApp no Brasil
A pesquisa mostrou um dado impressionante: 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, sendo que, desses, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.
Com relação aos recursos utilizados dentro do aplicativo, a maioria dos usuários usa o WhatsApp para trocar mensagens de texto e áudio, com 89% e 80% de utilização, respectivamente.
Além disso, a funcionalidade que atrai menos usuários são os Status (ou stories): apenas 39% dos entrevistados utilizam essa função.
Como os usuários do WhatsApp se relacionam com marcas e empresas
Em janeiro de 2018 surgiu o WhatsApp Business, com o objetivo de ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes. Ao longo desse tempo, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre marcas e consumidores, seja para vender um produto ou oferecer o suporte necessário para o mesmo, por exemplo.
Os resultados da pesquisa comprovam o sucesso da funcionalidade: 79% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp.
Se você ainda não tem uma estratégia para essa rede, pode estar perdendo negócios. E os dados não negam, 59% consideram adequado usar a plataforma para comprar produtos e serviços. Isso tudo mostra o grande potencial de vendas que o WhatsApp pode proporcionar para uma empresa.
Também existem outras finalidades para fortalecer a comunicação entre a empresa e o usuário via WhatsApp, como a opção de tirar dúvidas e obter suporte técnico.
Em relação às preferências dos usuários, 77% dos entrevistados consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida no ranking vem o suporte técnico (69%) e receber promoções via WhatsApp (51%).
E os anúncios?
Enviar promoções e ofertas pelo WhatsApp pode ser uma estratégia eficaz para atrair clientes. De acordo com uma pesquisa recente, 78% dos entrevistados relataram ter recebido mensagens e ofertas comerciais de empresas desconhecidas através do WhatsApp.
Surpreendentemente, essas mensagens têm o potencial de capturar a atenção do público-alvo, pois 50% dos entrevistados afirmaram que, quando recebem esse tipo de mensagem, eles as leem e se interessam, respondem.
Contudo, é preciso ter cuidado com essa estratégia. Na primeira edição da pesquisa, 56% dos usuários passaram por isso. Podemos perceber que, em apenas 2 anos, essa proporção saltou para 78%. Isso indica que muitas empresas não vêm respeitando a LGPD.
Ainda assim, mais da metade dos entrevistados afirmou que, caso se interessem, responderam às mensagens.
Chamadas de voz e vídeo no WhatsApp
Desde 2015, é possível realizar ligações de áudio e vídeo pelo WhatsApp mobile. Atualmente, também existe a opção de realizar chamadas pela plataforma no desktop.
Sendo assim, por se tratar de uma opção fácil, rápida e com a vantagem de não cobrar tarifas, por exemplo, ela é bastante explorada pelos usuários. Entre os entrevistados que realizam chamadas de voz pelo WhatsApp, 33% fazem ligações diárias pelo aplicativo.
Mais ligações pelo WhatsApp do que pela própria operadora?
É isso mesmo! A opção de chamadas de voz e vídeo tornou-se tão popular que chegou a ultrapassar o volume de chamadas feitas através da própria operadora. Afinal, é muito mais prático e econômico realizar ligações através do WhatsApp.
Dessa forma, 64% dos entrevistados afirmaram que realizam mais ligações através do WhatsApp do que pelo plano de minutos ofertado pela operadora telefônica convencional. Em 2022 essa proporção era de 60%.
No entanto, melhorias são necessárias: 30% consideram a qualidade das chamadas feitas pelo WhatsApp pior do que a das chamadas feitas pelo plano do celular e apenas 18% consideram melhor.
Grupos de WhatsApp no Brasil
Outra ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp que é bastante utilizada pelos usuários são os grupos, devido à facilidade de poder se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo.
Logo, os grupos de amigos e família estão empatados no topo de preferência dos entrevistados. 74% afirmaram fazer parte de grupos com seus familiares e grupos com amigos.
Além disso, dos respondentes que trabalham atualmente, 58% fazem parte de grupos de trabalho. Isso levanta uma questão polêmica: trabalhar utilizando somente o WhatsApp como meio de comunicação pode ser prejudicial?
Ainda assim, alguns grupos podem ter um alto volume de mensagens, tornando-se difícil acompanhá-las.
As inúmeras notificações podem ser um problema, 22% dos entrevistados disseram que todos os grupos no WhatsApp são silenciados. Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de fazer parte de um grupo, justamente pelo alto número de mensagens.
Os grupos também podem gerar polêmicas. 46% dos usuários disseram que já saíram de algum grupo por terem discutido com outros participantes.
Fake news no WhatsApp
As fake news – informações falsas divulgadas principalmente nas redes sociais – também estão muito presentes no WhatsApp. Em uma tentativa de barrar a propagação de notícias falsas, a plataforma passou a limitar o encaminhamento simultâneo de mensagens para cinco conversas de uma vez.
Bem como nas mensagens encaminhadas muitas vezes, o WhatsApp sugere que os usuários saibam mais sobre as mensagens que são frequentemente encaminhadas dentro do aplicativo.
Dessa forma, representado por uma lupa, o recurso direciona as pessoas para pesquisas na web sobre o mesmo tema, o que também pode ajudar a reduzir a disseminação de informações ilegítimas.
De acordo com a pesquisa, as fake news infelizmente ainda são bem difundidas pela plataforma: 30% recebem muitas fake news no WhatsApp, ao passo que 70% acham que as fake news enviadas por WhatsApp podem influenciar negativamente as pessoas.
WhatsApp no Brasil: sobre a pesquisa
Por fim, a pesquisa foi realizada em maio de 2023, com 2.075 usuários do WhatsApp em todo o Brasil que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 2,2 pp.
Achou os dados da pesquisa interessantes e quer saber mais detalhes sobre ela? Acesse agora a pesquisa completa sobre o WhatsApp no Brasil.