WhatsApp no Brasil: pesquisa revela dados sobre o comportamento do brasileiro

WhatsApp no Brasil: pesquisa revela dados sobre o comportamento do brasileiro

O WhatsApp no Brasil é sinônimo de sucesso absoluto, sendo o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos.

Seja para enviar um meme em conversas casuais com os amigos, entrar em grupos da família, tratar de assuntos profissionais no trabalho e até mesmo para fazer compras, ele está presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros.

Por ser um aplicativo prático e dinâmico que reúne diversas funcionalidades úteis no dia-a-dia, como mensagens instantâneas e chamadas de vídeo, sua popularidade se mantém constante no país.

Nesse sentido, para entender melhor a relação entre a população e o WhatsApp no Brasil, o Opinion Box fez uma pesquisa sobre o assunto. Confira a seguir os principais insights.

Whatsapp no Brasil: entenda o comportamento dos usuários

A pesquisa foi realizada com 1.992 usuários do WhatsApp no Brasil e constatou que quase todos os donos de smartphones utilizam o aplicativo: 98% deles têm o app instalado em seus smartphones, e 86% deles fazem uso do WhatsApp diariamente.

Recomendado para você:  Mensageria no Brasil: dados inéditos da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Com relação aos recursos utilizados dentro do aplicativo, a maioria dos usuários usa o WhatsApp para trocar mensagens de texto e áudio, com 91% e 81% de utilização, respectivamente. Além disso, a funcionalidade que atrai menos usuários são os Status (ou stories): 54% dos entrevistados não utilizam essa função.

O que mudou com o contexto da pandemia?

As restrições do isolamento social alteraram o comportamento da população desde o início da pandemia no Brasil. Nesse sentido, um reflexo disso foi o grande aumento da frequência de utilização do WhatsApp pelos usuários. 4 entre 10 usuários afirmaram que estão utilizando o aplicativo mais do que há um ano atrás.

Além disso, a ferramenta tornou-se uma alternativa para fazer compras, uma vez que os shoppings e comércios estão fechados ou funcionando com restrições de segurança. 55% dos entrevistados disseram que realizaram a primeira compra pelo WhatsApp nos últimos 12 meses.

Como os usuários do WhatsApp se relacionam com empresas

Em janeiro de 2018 surgiu o WhatsApp Business, com o objetivo de ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes. Ao longo desse tempo, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre marcas e consumidores, seja para vender um produto ou oferecer o suporte necessário para o mesmo, por exemplo.

Os resultados da pesquisa comprovam o sucesso da funcionalidade: 76% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo. Nesse sentido, somente 6% não consideram adequada a comunicação entre a empresa e o cliente na plataforma.

Além disso, existem outras finalidades para fortalecer a comunicação entre a empresa e o usuário via WhatsApp, como a opção de tirar dúvidas e obter suporte técnico.

Em relação às preferências dos usuários, 75% dos entrevistados consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida no ranking vem o suporte técnico (63%) e receber promoções via WhatsApp (53%).

Chamadas de voz e vídeo no WhatsApp

Desde 2015 é possível realizar ligações de áudio e vídeo pelo WhatsApp mobile. Recentemente, passou a oferecer a opção de chamadas também pela plataforma no desktop. 

Por se tratar de uma opção fácil, rápida e com a vantagem de não cobrar tarifas, por exemplo, ela é bastante explorada pelos usuários. Nesse sentido, entre os entrevistados que realizam chamadas pelo WhatsApp, 72% utilizam o recurso pelo menos uma vez por semana e 16% fazem ligações diárias pelo aplicativo.

Mais ligações pelo WhatsApp do que pela própria operadora?

É isso mesmo! A opção de chamadas de voz e vídeo tornou-se tão popular que chegou a ultrapassar o volume de chamadas feitas através da própria operadora. Afinal, é muito mais prático e econômico realizar ligações através do WhatsApp.

Nesse sentido, 60% dos entrevistados afirmaram que realizam mais ligações através do WhatsApp do que pelo plano de minutos ofertado pela operadora telefônica convencional. 

Grupos de WhatsApp no Brasil

Outra ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp que é bastante utilizada pelos usuários são os grupos, devido à facilidade de poder se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Os grupos de família estão no topo de preferência dos entrevistados. 74% afirmaram fazer parte de grupos com seus familiares. Além disso, dos respondentes que trabalham atualmente, 69% fazem parte de grupos de trabalho.

Ainda assim, alguns grupos podem ter um alto volume de mensagens, tornando-se difícil de acompanhá-las. 67% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de fazer parte de um grupo, justamente pelo alto número de mensagens.

Os grupos também podem gerar polêmicas. 48% dos usuários disseram que já saíram de algum grupo por terem discutido com outros participantes.

Pesquisa sobre o WhatsApp no Brasil: acesse a pesquisa completa!

Por fim, a pesquisa foi feita através do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer a sua pesquisa com eles! Basta entrar em contato com nossos especialistas para mais informações.

Achou os dados da pesquisa interessantes e quer saber mais detalhes sobre ela? Acesse agora o infográfico completo da pesquisa sobre o WhatsApp no Brasil. 

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.