Pesquisa Social Commerce: o que o consumidor pensa sobre compras nas redes sociais?

Pesquisa Social Commerce: o que o consumidor pensa sobre compras nas redes sociais?

Que as redes sociais revolucionaram os meios de nos comunicarmos já não é novidade para ninguém. Afinal de contas, por meio delas, conseguimos compartilhar informações de maneira instantânea, além de podermos acompanhar o cotidiano das pessoas. Além disso, nos últimos anos, a prática do Social Commerce vêm conquistando um espaço cada vez maior nas redes.

Seu principal intuito é aproximar o relacionamento entre marcas e pessoas e transformar as redes sociais em verdadeiras vitrines.

Para entender melhor a percepção dos consumidores em relação ao Social Commerce, o Opinion Box fez uma pesquisa sobre o tema em parceria com a Social Miner. Confira a seguir os principais insights.

Social Commerce: o que é?

O ato de integrar uma loja virtual às redes sociais, permitindo que o usuário interaja com o conteúdo, facilitando a comunicação e o relacionamento com as marcas é conhecido como Social Commerce.

Nesse sentido, uma boa estratégia de Social Commerce é capaz de atingir resultados tão bons quanto às vendas feitas pelos canais mais tradicionais.

Devido ao fato do conceito de Social Commerce ainda não ser tão conhecido, somente 41% dos entrevistados o conheciam. Ainda assim, após explicar o significado para os usuários, 74% afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras.

Social Commerce: Hábitos de Consumo

A pesquisa mostrou que o hábito de fazer compras online continua em grande crescimento: 86% afirmaram que têm esse hábito. Além disso, desses, 37% fazem compras online mensalmente e 23% compram semanalmente.

Da mesma forma, 76% dos entrevistados afirmaram utilizar as redes sociais para pesquisar produtos. As plataformas mais acessadas para fazer esse tipo de pesquisa são o Instagram (62%), Facebook (61%) e a opção Shopping do Google (61%).

Além disso, entre as pesquisas sobre produtos, a maioria procura por informações sobre os preços (69%), 67% pesquisam comentários sobre a experiência de compra e 61% procuram imagens ou fotos que ilustram o produto.

O poder da opinião

A pesquisa também mostrou que a opinião dos consumidores é fundamental para quem está procurando por um produto nas redes sociais. 56% dos usuários pesquisam sobre os produtos nas redes sociais para ter acesso às avaliações de outros clientes e 28% preferem comprar nas redes sociais por terem esse acesso livre às avaliações de terceiros.

Além disso, grande parte dos consumidores também gostam de deixar suas avaliações para que outras pessoas possam ver. Dentre aqueles que avaliam, 57% relatam tanto experiências positivas quanto negativas.

Nesse sentido, qualidade do produto é o item mais avaliado pelos usuários. 79% fazem esse tipo de avaliação.

Na hora de comprar…

É bem perceptível o movimento que as redes sociais vêm fazendo para incentivar o social commerce, bem como a função “shopping” no Instagram e Facebook e a nova função de pagamento pelo WhatsApp, por exemplo.

Em relação às redes sociais preferidas pelos usuários para comprarem, a função Shopping do Google lidera: entre os 74% que utilizam as redes sociais para fazerem compras, 53% compram por essa plataforma. Em segundo lugar vem o Instagram, com 50% de preferência, seguido pelo Facebook, com 43%.

Pesquisa Social Commerce: o que o consumidor pensa sobre compras nas redes sociais?

Social Commerce: e quem ainda não compra pelas redes sociais?

Alguns usuários ainda resistem para comprar nas redes sociais, por diferentes motivos.

Dos 26% que não usam as redes sociais para comprar produtos, 36% têm medo de compartilharem seus dados de compra dentro da rede e sofrerem golpes, 40% não sabiam que era possível e 22% têm medo de que os pedidos nunca cheguem ou cheguem diferente.

Ainda assim, a tendência é que o social commerce continue crescendo: dos 26% que ainda não compram pelas redes sociais, 22% afirmaram que possivelmente adotarão o social commerce nos próximos 6 meses.

Social Commerce: sobre a pesquisa

A pesquisa é uma parceria com a Social Miner e aconteceu entre 02 e 07 de junho de 2021 e entrevistamos 1125 usuários que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 2.9pp.

Você também pode fazer a sua própria pesquisa para entender o comportamento dos seus consumidores, por meio da Plataforma de Pesquisa do Opinion Box. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.