Pesquisa Social Commerce: tudo o que você precisa saber para vender nas redes sociais

Maria Luísa Andrade
Pesquisa Social Commerce: tudo o que você precisa saber para vender nas redes sociais

As redes sociais transformaram a nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas. Hoje em dia, grande parte da nossa comunicação é feita por meio delas. Pensando nisso, muitas empresas começaram a investir em vendas através das redes. 

Com isso, o Social Commerce começou a ganhar espaço e está mudando as vendas cada vez mais. Então se você quer crescer as suas vendas e ter mais resultados no seu negócio, não pode deixar de aderir! 

Nessa pesquisa exclusiva, realizada em parceria com a All In, você vai conferir as principais tendências de consumo nas redes sociais.

O que é Social Commerce?

Você sabe o que é social commerce? A nossa pesquisa mostrou que 55% das pessoas dizem não conhecer o conceito. Apesar disso, os dados revelam que essa forma de vender está crescendo cada vez mais, 88% dos usuários têm o hábito de fazer compras online e as redes sociais com certeza fazem parte desse fato.

O social commerce nada mais é que as vendas feitas através das redes sociais. Essa estratégia aumenta a proximidade com o consumidor e pode ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas. 

Pensando nisso, se você quer crescer nos negócios, não pode deixar de investir no social commerce. De acordo com a pesquisa, 72% dos consumidores usam redes sociais para fazer compras.

Onde estão os consumidores no Social Commerce? 

Os seus clientes estão na internet: segundo a pesquisa, 74% dos consumidores usam as redes sociais para buscar produtos.

Entre as redes sociais mais populares para fazer compras online, o Instagram ocupa o primeiro lugar, sendo utilizado por 65% dos usuários. Seguindo o ranking, temos o Google Shopping, com 56% de preferência e em terceiro lugar o WhatsApp, com 46% de preferência. 

Compras pelo WhatsApp

O WhatsApp, é um dos principais meios de comunicação dos brasileiros, viu nesse dado e no seu crescimento a grande chance de ser algo a mais. De acordo com a pesquisa, 56% dos consumidores compram pelo WhatsApp porque é mais prático ter toda a jornada por lá, desde a pesquisa, até o processo de tirar dúvidas, fazer as compras e ainda contar com o atendimento.

Pensando nisso, ter uma estratégia de social commerce nessa rede social pode ser uma grande oportunidade para o varejo. Uma dica para ganhar ainda mais clientes é oferecer ofertas exclusivas para quem está nesse canal, 44% dos consumidores se interessam pela compra a partir das ofertas que recebem no WhatsApp. 

E quem não aderiu ao social commerce? 

Alguns usuários ainda resistem para comprar nas redes sociais, por diferentes motivos. 31% das pessoas que não adotam as compras por redes sociais têm medo de compartilhar dados de compra e sofrer golpes. 

Outros 21% dos entrevistados não sabiam da possibilidade de comprar por lá. Ainda sim, a tendência é que o social commerce continue crescendo: 11% afirmaram que adotarão o social commerce nos próximos 6 meses.

Escute o seu cliente

A pesquisa evidenciou a importância da opinião do cliente para quem está fazendo compras online. Segundo a pesquisa, 54% dos consumidores relatam experiências positivas e negativas e 60% relatam isso nos comentários nos sites das lojas/marcas.

Além disso, 27% afirmaram compartilhar suas avaliações nas redes sociais das marcas. Entre as redes, o Instagram é responsável por 75% do uso e o Facebook 50%. 

Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente com a sua marca para não ser afetado por comentários negativos, principalmente na internet, já que 31% deixam de comprar quando a empresa não tem redes sociais ativas.

Live Commerce

Uma modalidade de vendas que vem ganhando destaque é o live commerce. A pesquisa revelou que 72% das pessoas costumam assistir a esse tipo de live e em uma parcela de 28% dos consumidores que adoram o canal, 45% compram, de fato, produtos por lá.

As plataformas preferidas para assistir às lives são: o Instagram com 62% de preferência, seguido do Youtube e Facebook, com 47% e 33%, de preferência respectivamente. Mas o que leva os consumidores a gostarem tanto desse modelo? 

Os motivos pelo qual a Live Commerce é interessante para 55% pessoas são os descontos exclusivos e maiores detalhes sobre o produto lideraram a pesquisa, afinal, todos gostam de pagar barato. Além disso, 54% dizem que gostam de comprar nesse formato por ter mais explicações sobre o produto.

Social Commerce: sobre a pesquisa

Para realizar essa pesquisa, foram entrevistadas 1152 pessoas de todo o Brasil, entre os dias 22 e 27 de fevereiro de 2023. Essa pesquisa tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2.9 pontos percentuais

Você quer fazer a sua própria pesquisa para entender o comportamento dos seus consumidores?  Por meio da Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você consegue fazer pesquisas com milhares de consumidores em todo o país, em poucos dias e a um custo acessível. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: