É difícil imaginar como seria a nossa vida atualmente sem os aplicativos dos nossos celulares, não é mesmo? Cada vez mais, dependemos de aplicativos para usar o banco, fazer pagamentos, compras, pedir comida, nos comunicarmos com as pessoas e até mesmo para trabalharmos. Nesse sentido, mais uma vez fizemos nossa pesquisa sobre aplicativos no Brasil para entender como anda a relação do brasileiro com os seus apps.
E afinal, quais são os apps mais populares no Brasil? Quais são os aplicativos que não param de se popularizar nos smartphones dos brasileiros e quais vêm perdendo espaço?
Confira a seguir os principais destaques da pesquisa.
Uso de smartphones e aplicativos no Brasil
Ao longo dos últimos anos, o Panorama Mobile Time/Opinion Box faz pesquisas semestrais sobre o uso de apps no Brasil, acompanhando as mudanças do comportamento do brasileiro no uso de smartphones, wearables e aplicativos móveis.
Dessa forma, a cada edição, parâmetros que indicam maturidade na utilização da tecnologia avançam um pouco mais. Na última pesquisa, por exemplo, percebemos que a estabilidade se manteve em relação aos aplicativos presentes nos celulares do brasileiro. Os dados apontam que 98% dos usuários já instalaram algum aplicativo em seus smartphones.
Nesse sentido, a proporção de brasileiros com smartphone que estão há mais de 30 dias sem instalar nenhum app foi de 21%. Além disso, 24% estão há mais de 30 dias sem desinstalar nenhum aplicativo.
Outro dado que chama a atenção é o fato de que 52% dos entrevistados já terem feito compras in-app, ou seja, já compraram produtos ou serviços dentro de um aplicativo no smartphone, como itens virtuais dentro de jogos, acesso a funcionalidades extras dentro de um app, download de algum conteúdo exclusivo, entre outros.
A pesquisa também mostra a popularidade do modelo freemium, que é apontado como o preferido pela maioria dos brasileiros (59%) para uso de aplicativos, desde que não envolva o compartilhamento de dados pessoais com terceiros.
Pesquisa sobre aplicativos: quais são os mais populares nos smartphones dos brasileiros?
A pesquisa sobre uso de aplicativos smartphones também analisa quais são os apps mais presentes na tela inicial dos celulares brasileiros.
O WhatsApp segue no topo do ranking. Depois de um longo período com pequenas perdas ou estagnação em sua presença na tela inicial do smartphone brasileiro, o aplicativo apresentou crescimento, estando agora na homescreen de 58% dos aparelhos. Na edição anterior, ele estava em 55%
O Instagram permanece em segundo lugar, estando na homescreen de 52% dos respondentes, e o Facebook em terceiro com 33%.
Confira o gráfico completo:
É inegável que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. Isso pode ser concluído, já que se pudessem ter apenas um app no celular, a maioria escolheria o WhatsApp.
O aplicativo de mensageria sempre ocupou a primeira posição desse ranking desde que foi criado nesta pesquisa. Mas desta vez houve uma queda significativa em comparação com a edição anterior: diminuiu de 52% para 46% os respondentes que escolheram o WhatsApp.
Nenhum outro app, contudo, cresceu acima da margem de erro. O que houve foi um aumento dos que não souberam responder essa pergunta, que agora somam 4%.
Aproveite para conferir pesquisas exclusivas sobre os hábitos dos brasileiros nas principais plataformas de mídia social. Baixe agora nosso kit exclusivo: