Pesquisa sobre aplicativos no Brasil: apps mais populares, hábitos e preferências dos brasileiros

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre aplicativos no Brasil: apps mais populares, hábitos e preferências dos brasileiros

Você consegue imaginar uma vida sem os apps do seu celular? Cada vez mais, dependemos de aplicativos para usar o banco, fazer pagamentos, compras, pedir comida e, claro, nos comunicarmos com as pessoas. Por isso, mais uma vez realizamos nossa pesquisa sobre aplicativos no Brasil para entender a relação do brasileiro com os seus apps.

E afinal, quais são os apps mais populares no Brasil? Quais são os aplicativos que estão crescendo no smartphone do brasileiro?

Veja agora entre os destaques da pesquisa:

Uso de smartphones e aplicativos no Brasil

Ao longo dos últimos cinco anos, de seis em seis meses, nossa pesquisa sobre aplicativos acompanha o comportamento do brasileiro no uso
de smartphones, wearables e aplicativos móveis.

A cada edição, parâmetros que indicam maturidade na utilização da tecnologia avançam um pouco mais. A proporção de internautas brasileiros com smartphone que já baixaram e instalaram um aplicativo em seus smartphones, por exemplo, atingiu desta vez seu recorde histórico: 99%!

Também registramos dados do aumento de 10 pontos percentuais na proporção de brasileiros que já fizeram compras in-app. Isso significa que o número de donos de smartphones que fazem compras dentro de apps passou de 50% para 60% em 12 meses.

Houve também avanços no uso de assistentes de voz pelo smartphone: em um ano, passou de 67% para 73% a proporção de brasileiros que já utilizaram comandos de voz no celular.

O uso de wearables, por sua vez, também vem crescendo: em 12 meses, subiu de 16% para 20% a proporção de internautas brasileiros que possuem um relógio ou uma pulseira inteligentes.

Apps mais populares no smarthphone dos brasileiros

Nossa pesquisa sobre smartphones também pergunta aos brasileiros os apps mais presentes na tela inicial dos seus celulares.

Como sempre, o WhatsApp segue sendo o campeão do ranking, mas outros aplicativos estão se tornando mais populares com o tempo.

O Nubank, que um ano atrás estava na tela de 8% dos smartphones, ocupando a 12ª colocação no top 20, agora é o 5º app mais popular do Brasil nesse quesito, presente na tela de 13% dos aparelhos. Ultrapassou Banco do Brasil, Messenger, Uber e YouTube.

Os 4 primeiros seguem sendo: WhatsApp, Instagram, Facebook e Caixa.

O Instagram agora é o segundo mais popular e superou pela primeira vez o Facebook em presença na tela inicial, agora em 45% dos smartphones. Já o Telegram teve um crescimento significativo de 4 pontos percentuais em um ano, e passou a ocupar a vigésima
posição no ranking. O resultado confirma o avanço registrado pelo app nos últimos 12 meses por outra pesquisa Panorama Mobile
Time/Opinion Box, dedicada ao mercado de mensageria móvel.

Por sua vez, o TikTok manteve sua posição no meio do ranking, em 13º lugar, presente na home screen de 8% dos aparelhos. Na comparação com 12 meses atrás, foi o que mais ganhou participação, pois à época sequer aparecia no radar dos mais populares.

A maior queda em um ano foi do Uber, que baixou de 17% para 12%, e caiu de 4ª para a 6ª posição do ranking. A perda de popularidade é explicada pela pandemia do novo coronavírus: o isolamento social reduziu drasticamente a demanda por corridas.

Pesquisa sobre aplicativos no Brasil: apps mais populares, hábitos e preferências dos brasileiros

Jogos para smartphone mais populares

Claro que entre os apps mais populares não podem faltar os jogos. Afinal, 66% dos entrevistados usam o celular para jogar.

O Free Fire se mantém como o jogo para celular mais popular do Brasil e aumentou a sua liderança. 14% dos jogadores apontam o Free Fire como o que mais jogam. seus smartphones.

A novidade desta vez foi a entrada do game multiplayer Among Us na lista, em 3º lugar entre os jogos, indicado por 4% como o título que mais jogam. Outra estreia foi o de Coin Master, empatado com Call of Duty, Clash Royale e Pokémon Go, todos apontados por 2% cada.

WhatsApp é o principal app no Brasil

Mais uma vez o WhatsApp fica com o topo do ranking dos apps mais populares no Brasil.

A pesquisa sobre aplicativos descobriu um pouco mais sobre os hábitos dos consumidores do app.

Como era de se esperar, o WhatsApp é, de longe, o aplicativo mais vezes aberto ao longo do dia, apontado por 54% dos entrevistados. Em seguida vêm Instagram (14%) e Facebook (11%).

Além disso, quando o critério é o tempo total gasto por dia em cada app, o WhatsApp é citado por 29% dos respondentes, apenas cinco
pontos percentuais à frente do Instagram (24%) e a nove pontos do Facebook (20%). Nessa lista vale destacar a presença de
apps de vídeo, como YouTube e Netflix, e até do Free Fire.

Pesquisa sobre aplicativos: confira a pesquisa completa

O Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil é uma pesquisa realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e o Opinion Box.

Nesta edição, entrevistamos 2003 internautas brasileiros presentes no Painel de Consumidores do Opinion Box, entre os dias 6 e 23 de novembro. Para acessar a pesquisa completa, clique na imagem abaixo e veja os resultados e análises.

Pesquisa sobre aplicativos no Brasil: apps mais populares, hábitos e preferências dos brasileiros

Lembre-se que você também pode fazer sua própria pesquisa para investigar os hábitos e preferências dos brasileiros. Caso queira conhecer o que seu público-alvo pensa, entre em contato com nossos especialistas e veja como o Opinion Box pode te ajudar.

É só clicar na imagem abaixo e entrar em contato.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.