Os segredos do marketing no Youtube

Maria Luísa Andrade
Os segredos do marketing no Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeos e um dos buscadores mais usados pelos usuários. Por isso, se você tem um negócio é muito importante investir em estratégias de marketing nessa rede para estar em evidência. 

Para crescer um canal no Youtube não tem segredo, é só conferir o post e seguir todas as dicas.

Por que fazer marketing no Youtube?

Fazer marketing no Youtube pode ser te ajudar alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade da sua marca. A plataforma reúne usuários de todo o mundo e é uma grande oportunidade para gerar novas vendas.

De acordo com uma pesquisa sobre a rede social feita pelo Opinion Box, 61% dos usuários do YouTube estão inscritos no canal de alguma marca ou empresa. Além disso, 60% dos respondentes disseram assistir mais YouTube do que TV tradicional.

Pensando nisso, o Youtube pode ser muito proveitoso para empresas e se você tem negócio está na hora de investir no marketing na plataforma.

Que tipo de conteúdo criar? 

Para se destacar em meio a tantos outros canais você deve criar um conteúdo que seja relevante ao seu público alvo. Além disso, aposte em criar vídeos criativos e que tenham informações úteis para quem estiver buscando sobre o tema.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 55% dos usuários costumam assistir tutoriais e 51% buscam vídeos para aprenderem coisas novas no dia a dia. Mas não se esqueça de sempre criar conteúdos que façam sentido com o seu público alvo.

Tenha constância

Publicar um vídeo ou outro não é o suficiente para crescer o seu canal. É necessário ter constância e seguir um cronograma para as publicações. Ou seja, para ter bons resultados é preciso estar sempre publicando conteúdos novos mas sem esquecer de fazer sentido com o seu público. 

Nesse sentido, a dica é fazer publicações toda semana deixando o canal sempre atualizado.

Mantenha seu espectador

Ao criar o roteiro de um vídeo, você deve sempre pensar como deixar o conteúdo interessante mesmo que esteja sendo assistido por alguém daqui a 5 anos. 

Também, não basta conseguir apenas um clique mas perder o espectador logo de cara. É necessário manter a retenção do seu vídeo alta, isto é o tempo que uma pessoa passa assistindo. 

Uma dica para fazer isso, é durante a edição retirar algumas pausas e criar um conteúdo mais objetivo. Para complementar com informações, você disponibilizar com recurso visuais  na tela que não deu tempo de falar durante a gravação. 

Dessa forma, você será capaz de criar um conteúdo direto e repleto de dados interessantes para quem estiver assistindo.

Crie um canal acessível para todos

Ao pensar em uma boa estratégia de marketing no Youtube, devemos incluir todo o seu público. Pensando nisso, a acessibilidade é fundamental para que todos possam assistir. 

As legendas são um excelente recurso para fazer isso, pois permitem que espectadores surdos ou com perda auditiva acompanhem o vídeo. Além disso, a plataforma permite adicionar legendas em outros idiomas, o que atrai usuários que não falam a sua língua. 

Crie Playlists

Pensando em como facilitar a experiência do usuário ao navegar pelo seu canal do Youtube, organize os vídeos em Playlists. Dessa forma, fica mais fácil para poder encontrar todos os vídeos de um determinado assunto em um mesmo lugar. 

Além disso, as playlist podem contribuir para que o usuário assista mais de um vídeo do canal, já que a reprodução é automática. Para fazer isso, você precisa acessar o vídeo que você quer adicionar à playlist, logo abaixo clicar em Salvar e clicar em Criar nova playlist.

SEO no Youtube

As estratégias de SEO também devem ser aplicadas no Youtube para que o usuário tenha uma melhor experiência. 

Assim como no Google, as palavras chaves são fundamentais para o SEO no Youtube. Por isso, é necessário estudar o que as pessoas estão procurando para definir a sua palavra chave em um vídeo. 

Nesse sentido, se você quer que seu vídeo se destaque em meio aos outros, é importante criar um título chamativo e que contenha a palavra chave. A recomendação é que o título tenha 65-70 caracteres, incluindo os espaços.

O SEO pode ser um grande aliado na sua estratégia de marketing no Youtube.

Youtube Shorts 

A nova função da plataforma lançada no final de 2021, é voltada para vídeos curtos e pode agregar na sua estratégia de marketing no Youtube. 

Com formato parecido com o TikTok e o Reels do Instagram, os shorts podem ser uma oportunidade para conquistar novos públicos que ainda não conhecem o seu canal. Por isso, não deixe de criar conteúdos nesse formato para atrair novos inscritos.

Faça pesquisa de mercado

Por último, se você quer entender o que o seu público alvo está buscando e criar conteúdos extraordinários faça pesquisa de mercado.

A pesquisa irá te ajudar a entender como você deve se comunicar com o seu público e o que exatamente eles buscam ao assistir um vídeo. Dessa maneira, você terá dados concretos para traçar uma estratégia de marketing no Youtube que alcance bons resultados

A Plataforma de Pesquisa do Opinion Box é a mais utilizada por pequenas e médias empresas. Através dela, você pode fazer a sua própria pesquisa com mais de 150 mil consumidores de todo o Brasil e ter resultados em poucos dias. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: