Guia de tendências de mercado: como descobrir, o que são e para que servem

Pedro D'Angelo
Guia de tendências de mercado: como descobrir, o que são e para que servem

Tendências de mercado são aquelas novidades ou assuntos que voltaram à pauta e que toda empresa precisa conhecer. Seja para se atualizar, para criar soluções mais inovadoras ou para tentar acompanhar o que o consumidor têm buscado, é sempre bom ficar por dentro das tendências.

Por isso, vamos falar agora das tendências de mercado e de como você pode, sim, ficar por dentro de tudo de importante que acontece à sua volta.

Veja a seguir o que são tendências de mercado, para que elas servem e, principalmente, como encontrá-las. Aprenda a pesquisar por tendências e acompanhe nossas dicas de ferramentas para se atualizar e sair na frente no seu segmento.

Tendências de mercado: o que é isso?

Você já ouviu falar que a única constante no universo é a mudança?

É basicamente por aí que devemos começar a explicar as tendências de mercado. Nos negócios, independentemente de qual segmento você atua, sempre vão ocorrer mudanças mais ou menos bruscas.

O comportamento do consumidor vai mudar. A tecnologia vai seguir avançando. As relações entre pessoas e marcas vão se transformar de acordo com uma série de fatores. E claro, seus concorrentes vão trabalhar sem parar para te superar.

Por isso, você precisa acompanhar as tendências de mercado para superar tudo isso e obter vantagens competitivas. 

Uma tendência pode ser definida como:

Um desenvolvimento futuro previsto ou uma direção geral para a qual o mercado parece caminhar.

Uma mudança mudança dessas pode aparecer primeiro por meio da mídia social ou das métricas de engajamento do seu negócio. Também pode ser algo que a mídia especializada ou pessoas influentes do seu mercado começam a discutir. Você pode detectar um aumento ou queda no tráfego, envolvimento ou variação nos dados demográficos. Não importa como se perceba: quanto mais cedo você reconhecer as tendências do mercado, mais cedo poderá reagir, se preparar para ameaças em potencial e aproveitar as oportunidades futuras.

Para que servem as tendências e por quê acompanhar

As tendências servem para te dar uma direção.

Simples assim.

Diante das mudanças constantes, tendências surgem para impulsionar o desenvolvimento, a busca por competitividade e, claro, por inovação.

A partir da análise de tendências é que as empresas podem elaborar o planejamento mais eficaz e criar ações que vão possibilitar a mudança necessária para crescer.

O mercado é um lugar dinâmico, influenciado por muitos fatores. A demanda pelo seu produto ou serviço depende dos desejos, necessidades e preferências atuais dos consumidores. As tendências do seu mercado, enquanto isso, podem ser mudanças espontâneas seguindo um gatilho específico, ou podem ser recorrentes e previsíveis.

Acompanhar as tendências é o que fornece insights críticos sobre o cenário atual de seu setor, enquanto a análise de tendências de mercado ajuda a identificar como ele pode evoluir.

Diferentes tipos de tendências

Megatendências ou macrotendências

Essas são as que se desenvolvem ao longo de um longo período de tempo e afetam a maioria dos segmentos. São geralmente causadas ​​por mudanças na sociedade e na economia global. Por exemplo, o colapso de grandes bancos nos EUA na crise financeira de 2009 teve um impacto impressionante na demanda do consumidor e nos hábitos de consumo, pois o mercado de ações despencou e milhões de pessoas viram o valor de suas casas despencar e suas contas de aposentadoria encolherem. Essa tendência se espalhou por todo o mundo e impactou as tendências de mercado em todos os setores da indústria em todo o mundo.

A análise dessas tendências fornece uma visão geral do mercado global e desenvolvimentos com consequências duradouras. É crucial manter isso em mente para sua estratégia geral de negócios.

Tendências históricas

A análise de tendências históricas investiga como as tendências se desenvolveram em seu setor ou mercado no passado.

Tendências históricas mostram evolução e mudanças que são progressivas. É como a tecnologia geralmente age, por exemplo. A tendência, agora, é que a gestão de uma empresa seja automatizada, enquanto até algum tempo atrás as ferramentas e métodos eram analógicos ou mais manuais. Esse tipo de tendência mostra para onde seu mercado está caminhando.

Tendências de comportamento do consumidor

A análise de tendências do consumidor examina os fatores que impulsionam o consumo do produto. Essa modalidade é a que lida com a compreensão das necessidades e do comportamento do consumidor e identifica o que motiva o consumo.

Você pode aprender como o lançamento de um novo produto específico afeta o mercado e se a tendência está aumentando ou diminuindo.

Tendências sazonais

São as mudanças de mercado relacionadas a fatores externos, como clima e feriados, que geralmente são recorrentes. Durante novembro e dezembro, pouco antes do Natal, os setores de varejo experimentam um aumento significativo na demanda, à medida que os consumidores aumentam a compra de presentes. Todo ano, ainda é possível notar produtos que estão em alta especificamente para aquele Natal ou para o verão, por exemplo.

Compreender as tendências sazonais permite que você adapte suas estratégias de marketing e ofereça ofertas especiais em várias épocas do ano. Por exemplo, os sites de moda normalmente realizam vendas por tempo limitado no final de cada temporada para se livrar do estoque atual e se preparar para a próxima temporada.

Tendências geográficas e socio-demográficas

A análise de tendência geográfica inspeciona variações nas tendências com base na localização. A ideia é comparar o mercado em diferentes áreas geográficas e entender como se desenvolvem em cada uma delas. Por exemplo, o TikTok, a plataforma de mídia social que agora é extremamente popular entre as gerações mais jovens em todo o mundo, rapidamente ultrapassou o mercado na Ásia no final de 2019, mas inicialmente foi muito mais lento para se espalhar nos países ocidentais.

Estar ciente das variações na demografia do site pode ajudar a tomar decisões onde concentrar sua energia e recursos.

Pesquisas de tendências: o que é e como fazer?

Pesquisar tendências de mercado é uma tarefa extensa e que pode incluir uma série de métodos e ferramentas.

Existem empresas e laboratórios especializados em realizar essas pesquisas e gerar relatórios que vão servir de guias para o futuro. Você, se quiser fazer o próprio trabalho de pesquisa, pode seguir as dicas abaixo:

Acompanhe os influenciadores do seu setor

Em todo mercado existem pessoas que são como referências dos assuntos que serão a pauta nos negócios. Grandes líderes, empresários bem sucedidos do seu mercado, pois têm experiências, contatos e informações que você sozinho pode não ter descoberto ainda.

Fique sempre bem informado dos nomes que seu consumidor vai conhecer, ouvir e respeitar. Ouça o que essas essas pessoas estão dizendo, o que estão consumindo e filtre essa informação para que ela se torne insights para suas estratégias futuras.

Ouça seus clientes

Vale sempre a pena falar com seus clientes. Afinal, são eles que ajudam a impulsionar o seu negócio! Não tenha medo de bater um papo com eles e aprender mais sobre seus pontos de pressão para descobrir o que mais sua empresa pode fazer para ajudá-los.

Pesquisas quantitativas com a sua base de clientes existente vai te ajudar a ouvir o que o seu próprio público tem a dizer. Pesquisas de mercado realizadas com seu público-alvo de forma geral são ainda mais indicadas para te contar o que os seus futuros clientes pensam, como agem e o que querem.

Análise da concorrência

A maioria das empresas de sucesso não segue a multidão; eles inovam e abrem novos caminhos para se destacarem de quem está em volta.

Apesar disso, observar de perto seus concorrentes muitas vezes pode fornecer uma boa imagem de seu posicionamento de mercado e se eles estão reagindo ao que poderia ser visto como uma tendência emergente. A análise da concorrência não precisa custar muito tempo ou esforço. Simplesmente revisando seu site, comentários de clientes e canais de mídia social, é possível entender como você se compara aos seus concorrentes.

Google Trends

Essa ferramenta do Google nunca pode faltar quando falamos de tendências.

O Google Trends traz resultados sobre os interesses dos usuários do Google ao longo do tempo. Pesquisando na ferramenta você encontra qual foi o volume de buscar no Google de determinados termos, assim como a variação desse interesse ao longo do tempo.

Essa é uma ótima forma de entender como o interesse por certos assuntos pode estar em crescimento ou em queda. A partir daí, você consegue determinar que conteúdos criar para seu negócio, sobre o que falar com o seu cliente e muito mais.

Quer descobrir como as pesquisas podem te ajudar a compreender as tendências do seu mercado? Então entre em contato com o Opinion Box. Você pode solicitar uma consultoria gratuita clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de: