O que é perfil demográfico e como criar perguntas para pesquisas de mercado

Pedro D'Angelo
O que é perfil demográfico e como criar perguntas para pesquisas de mercado

Os dados demográficos são a representação das características de uma população. Informações como gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil são exemplos típicos de questões usadas ​​em pesquisas para traçar o perfil demográfico do consumidor.

Ao elaborar uma pesquisa, seus responsáveis vão avaliar quem pesquisar e como dividir os dados gerais de respostas da pesquisa em grupos significativos de entrevistados. Ambas as avaliações são baseadas em critérios de perfil dos entrevistados, sendo os principais deles referentes ao perfil demográfico.

Descubra agora o que é perfil demográfico, como usar esse critério para qualificar respondentes da sua pesquisa e como criar perguntas para levantar dados demográficos.

O que é perfil demográfico

Vamos começar pelo básico: o que é perfil demográfico. E tão básica quanto a pergunta é a sua resposta.

Perfil demográfico é uma série de características do consumidor relativas aos seus dados demográficos, como sua idade, o gênero com o qual se identificar, o lugar onde mora, sua renda mensal e outras informações.

Agrupadas, essas características formam o perfil demográfico de um consumidor ou de um público-alvo. Com base nesse perfil, é possível identificar padrões dentro do seu público-alvo, classificar as pessoas que compõem o seu público e realizar uma série de análises a partir de dados. 

Quem pesquisar: o público e a amostra da pesquisa

A decisão sobre quem vai participar de uma pesquisa é baseada no tópico principal da própria pesquisa, ou o problema de pesquisa

Por exemplo, ao elaborar uma pesquisa de satisfação do cliente para um hotel, o pesquisador pode determinar que apenas hóspedes dos últimos 6 meses serão entrevistados. Ou talvez o pesquisador queira restringir o foco e pesquisar apenas os hóspedes que usaram as dependências do hotel durante a alta temporada. Esses exemplos mostram decisões claras que determinam exatamente quem receberá a pesquisa.

Esse público da pesquisa de mercado, então, está sendo definido por um critério específico: o fato de terem se hospedado no hotel. Essa é uma forma comum de definir quem responde uma pesquisa de mercado. Mas claro, não é a única.

Pesquisas de satisfação são aplicadas de acordo com um critério específico: ser cliente da empresa. Porém, outros inúmeros tipos de pesquisa vão qualificar os respondentes a partir dados demográficos, ou do seu perfil demográfico. É o caso de pesquisas para conhecer melhor seu público-alvo, seus hábitos de consumo, de compra, sua opinião e relação com diversos outros aspectos do seu negócio.

Analisar dados de acordo com o perfil demográfico

Uma vez que os dados da pesquisa são coletados, os dados podem ser divididos em vários grupos de dados com base nas informações demográficas coletadas na pesquisa. 

Mais uma vez, usando a mesma pesquisa de satisfação do cliente para um hotel, o pesquisador pode agrupar as respostas de um hóspede individual com alguém que reservou hospedagem para uma família inteira. Também é possível agrupar os insatisfeitos e satisfeitos, para avaliar os critérios que cada um usou para avaliar o serviço. Além disso, o pesquisador também pode criar análises de dados a partir do perfil demográfico.

Dessa forma, ao fazer a análise de dados da pesquisa, é possível entender se o índice de satisfação é mais alto entre homens ou mulheres, entre mais jovens ou mais velhos, ou de acordo com qualquer outro critério demográfico do respondente.

O exemplo é simples mas serve para qualquer tipo de pesquisa. Colete sempre os dados de perfil demográfico e experimente utilizá-los para identificar padrões dentro do seu público-alvo. Assim será possível tirar o máximo de informação dos dados da sua pesquisa, extraindo insights de acordo com cada critério que pode interferir na relação da sua marca com os consumidores.

Exemplos de perguntas de perfil demográfico

Recapitulando: as perguntas de perfil demográfico são aquelas que mostram quem é a pessoa que responde a pesquisa. As alternativas de resposta devem contemplar todos os cenários possíveis para explicar as características demográficas primárias de quem vai responder à pergunta. Alguns exemplos de perguntas de perfil demográfico incluem:

Qual é a sua idade?

Menos de 18 anos

De 18 a 29 anos

De 30 a 49 anos

50 anos ou mais

Qual o seu estado civil?

Solteiro(a)

Casado(a)

Separado/Divorciado(a)

Viúvo(a)

Outro

Onde você mora atualmente?

Capital

Região Metropolitana

Interior do estado

Como você mora atualmente? 

Sozinho

Com pais e/ou parentes

Com cônjuge e/ou filhos

Com outras pessoas 

Em outros tipos de habitação individual ou coletiva (hotel, hospedaria, pensionato, etc.)

Como usar e criar perguntas de perfil demográfico

As perguntas de perfil demográfico para pesquisas de mercado devem ser criadas e aplicadas com cuidado. Como disse acima, antes de mais nada é preciso cobrir todos os cenários e oferecer todas as alternativas com as quais o entrevistado possa se identificar.

Em questionários do IBGE e de universidades brasileiras é possível encontrar modelos de questionários socioeconômicos e socio-demográficos com perguntas prontas para serem utilizadas. No caso das universidades, é importante seguir o padrão caso as perguntas sejam aplicadas em pesquisas acadêmicas, como as que auxiliam em mestrados e doutorados.

Além disso, você pode utilizar modelos editáveis que o Opinion Box oferece. Confira nossa seção de modelos de questionário de pesquisa e busque pelas perguntas que seu estudo exige. Já na plataforma de pesquisa de mercado do Opinion Box, ao contratar uma pesquisa com o nosso painel de consumidores, nós cuidamos do perfil demográfico por você. Todas as pesquisas contratadas fornecem, sem custo adicional, as respostas de sexo, faixa etária, classe social e região do país onde o respondente mora. 

Em todas as pesquisas customizadas que o Opinion Box oferece, o perfil demográfico é definido pelo cliente e nós coletamos as perguntas. Ainda é possível que, na entrega do projeto, o time de especialistas do Opinion Box já forneça as respostas de acordo com cada critério demográfico que for importante para sua pesquisa.

Para saber mais, converse com o Opinion Box. Você pode entrar em contato ou agendar uma consultoria gratuita para conhecer nossas soluções de pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.