Como administrar uma pequena empresa

Danielle Salgado
Como administrar uma pequena empresa

Nos últimos anos, muitas pessoas vêm optando por criar um novo empreendimento em vez de trabalhar para uma empresa. No entanto, muitos negócios acabam não indo para frente pela falta de conhecimento sobre como administrar uma pequena empresa.

Afinal de contas, sabemos que manter um negócio não é fácil.

Além das habilidades e conhecimentos técnicos sobre o produto ou serviço oferecido, o empreendedor também precisa dominar as chamadas “soft skills”, que são as habilidades comportamentais.

Dessa forma, eu separei nesse post algumas dicas fundamentais sobre como administrar uma pequena empresa. Confira!

O empreendedorismo cresce no Brasil

De acordo com o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, de janeiro a maio de 2022, 955.368 empresas nasceram no país, batendo o recorde do período. Vale ressaltar que mais de 70% dessas empresas são micro empreendimentos individuais.

Um dos motivos para o crescente número de pessoas abrindo o próprio negócio é o aumento do desemprego no país. “O desemprego catalisa a criação de novas empresas”, afirmou o próprio vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola.

Dessa forma, avaliando esse contexto de forma geral, não é difícil concluir que um mercado com mais empresas é um mercado mais competitivo.

É por isso que não podemos nos assustar com o dado de que aproximadamente 60% das empresas fecham em até 5 anos, segundo o IBGE. Como eu disse no início desse post, na maioria das vezes, isso acontece porque os empreendedores não se planejam sobre como administrar uma pequena empresa.

Como administrar uma pequena empresa: dicas práticas

Todos nós sabemos que o empreendedorismo pode ser uma caixinha de surpresas. Do dia para a noite, tudo pode acontecer.

No entanto, é possível seguir algumas dicas para evitar possíveis problemas. Confira a seguir um passo a passo importante sobre como administrar uma pequena empresa.

1- Conheça o seu segmento de atuação de forma aprofundada

A princípio, essa dica pode parecer um pouco óbvia. No entanto, conhecer profundamente o seu ramo vai muito além dos achismos e análise da concorrência.

É preciso avaliar o mercado de forma geral, entender o comportamento, hábitos e preferências do seu consumidor, além de analisar as tendências para o futuro desse segmento.

Dessa forma, duas necessidades básicas motivam o comportamento do consumidor: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Sendo assim, é importante estabelecer claramente qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz.

Além disso, as pesquisas de mercado podem ajudar você a compreender melhor o seu público-alvo e as tendências de consumo.

Por meio da nossa Plataforma de Pesquisa, você consegue realizar esse tipo de pesquisa online de forma mais prática e bem mais viável economicamente do que as pesquisas tradicionais.

2- Teste a viabilidade do seu negócio

Muitas pessoas têm ideias incríveis de novos serviços ou negócios . No entanto, infelizmente algumas ideias não são assim tão boas.

Ainda assim, você sabia que, antes de fundar uma empresa ou lançar uma nova solução, é possível realizar uma pesquisa para testar a viabilidade do produto ou até mesmo do próprio negócio? 

Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro e garante o sucesso do seu novo negócio. Afinal de contas, validar uma ideia de negócio é assunto sério, então vale se dedicar para saber tudo antes de começar. 

Sendo assim, ao realizar a pesquisa, pergunte se o consumidor em potencial compraria o seu produto, apresentando todas as características. Explore o conceito da marca com o entrevistado, pergunte se está claro o objetivo do empreendimento e se ele conhece concorrentes que você enfrentaria (e a opinião a respeito deles).

3- Crie um plano de negócios

O plano de negócio é um documento que registra os objetivos, estratégias e planos de uma empresa. Ele conta com as informações básicas sobre o negócio, os primeiros passos para atingir os primeiros objetivos e um plano de ação de curto a longo prazo.

Dessa forma, um plano de negócios é basicamente o alicerce de uma empresa. Afinal, é a partir dele que tudo será construído. 

Sendo assim, para que tudo dê certo, esse documento deve conter todas as informações básicas e legais do empreendimento, com todos os dados de registro do negócio e da marca.

No entanto, para ter um plano de negócio completo, ele também precisa conter a estratégia por trás do negócio, tratando de onde se quer chegar e do caminho para chegar lá. As informações precisam ser consistentes, objetivas e com um propósito claro para o futuro do negócio.

Além disso, como o mercado está sob constantes mudanças, esse plano precisa ser revisado de tempos em tempos.

4- Obtenha vantagem competitiva

Empresas sem vantagem competitiva não se destacam no mercado. 

Muitas pessoas pensam que ter vantagem competitiva é fazer algo diferente do que a concorrência faz.

No entanto, o diferencial competitivo pode ir muito além disso. É possível, por exemplo, obter vantagem competitiva fazendo o que a própria concorrência já faz, porém de uma forma mais eficiente.

Esse diferencial pode estar presente em diversos aspectos da marca ou da empresa: uma identidade visual mais atraente, atendimento humanizado, experiência personalizada na loja física, a forma de se relacionar com o público nas redes sociais, entre vários outros aspectos.

O importante é se destacar entre os demais e saber como fazer isso da melhor forma possível.

5- Faça uma boa gestão financeira

O controle financeiro é um dos pilares principais de uma empresa de sucesso. Quando todos os gastos são registrados e monitorados, é possível ter uma visão clara da realidade financeira do negócio.

Isso facilita no momento da tomada de decisão em tudo que envolve a empresa: contratação de novos funcionários, compra de novas soluções que auxiliem no dia-a-dia, materiais de escritório, etc.

Além disso, imagine só assumir o risco de se comprometer com um financiamento de longo prazo sem levar em consideração a atual situação financeira do negócio?

Dessa forma, manter uma boa gestão financeira permite que atitudes como essas sejam tomadas com segurança para o futuro da empresa.

6- Contrate as pessoas certas

Além de todos outros transtornos que isso causa para uma empresa, a contratação errada de um colaborador traz prejuízos financeiros para a empresa.

Por isso, os processos seletivos não podem ser desprezados pelos empreendedores, principalmente em pequenas empresas, que contam com uma mão de obra mais enxuta.

Além disso, é de extrema importância que, além das competências técnicas, os novos colaboradores estejam alinhados com a cultura da empresa para evitar possíveis divergências no futuro.

7- Faça benchmarking da concorrência

Fazer benchmarking é fundamental para qualquer empresa que quer se tornar excelente naquilo que faz e, consequentemente, destacar-se em seu segmento de atuação.

Desse modo, ao fazer o monitoramento da concorrência, você aumenta o seu conhecimento do mercado e, assim, identifica quais são os pontos de sucesso, além de encontrar formas de adaptar as melhores práticas à sua realidade, aprimorando os seus processos e práticas.

Além disso, com um bom benchmarking, é possível encontrar ideias de melhorias para o seu produto ou serviço, descobrir formas de reduzir custos, ganhar eficiência operacional e aumentar a produtividade, reduzir erros, dentre muitas outras vantagens. 

8- Elabore ações de marketing

O marketing é o motor de uma empresa. É através dessa área que são traçadas estratégias importantes para atrair e conquistar novos clientes em diferentes canais.

Por exemplo, com o marketing digital, é possível criar diversas ações para chamar a atenção do público, como a publicação de vídeos, a criação de um blog, posts e anúncios nas redes sociais.

Além disso, o setor de marketing também é responsável por desenvolver todo o processo de branding e, assim, definir como uma marca irá se mostrar para o mundo.

Como administrar uma pequena empresa: recomendações de leitura

Eu também separei para você algumas recomendações de leitura que poderão auxiliar você em como administrar uma pequena empresa. São esses:

Como administrar uma pequena empresa – dê o primeiro passo agora mesmo!

Como eu disse na primeira dica, o primeiro passo para administrar uma pequena empresa é conhecer bem o seu ramo de atuação e o comportamento do seu consumidor – e nós podemos te ajudar nisso!

Com as nossas soluções especializadas em pesquisa de mercado online, você consegue entender melhor o perfil, comportamento, hábitos e preferências do seu consumidor, além de também conseguir realizar pesquisas para testar a viabilidade do seu novo negócio. Saiba mais!

Também poderá gostar de: