10 coisas que você pode fazer na plataforma de pesquisa de mercado online Opinion Box

Pedro D'Angelo
10 coisas que você pode fazer na plataforma de pesquisa de mercado online Opinion Box

Antes de conhecer a plataforma de pesquisa de mercado online do Opinion Box, conheça 11 situações em que ela te ajuda – de forma simples e rápida!

As plataformas e ferramentas digitais existem para facilitar a vida da gente. Esse tipo de solução, hoje em dia, resolve questões diversas da nossa vida e trabalho. Tudo unindo agilidade e interatividade de forma fácil e barata.

Com isso em mente, o Opinion Box tem a sua própria plataforma de pesquisa de mercado online. O objetivo é ajudar qualquer pessoa ou empresa a fazer uma pesquisa de mercado. Basta você se cadastrar e criar seus questionários de pesquisa sem sair da frente do computador.

A ideia desse post é apresentar, então, tudo que você consegue fazer na nossa plataforma de pesquisa de mercado online. Desde o cadastro na plataforma até os diversos tipos de pesquisa, essas são as 10 principais tarefas que você consegue cumprir por lá:

1. Criar a sua primeira pesquisa de mercado

Sempre falamos por aqui que nossa missão é democratizar a pesquisa de mercado. Por isso, o Opinion Box funciona bem para aqueles que vão fazer uma pesquisa online pela primeira vez.

E um dos principais mitos sobre pesquisa de mercado que derrubamos tem a ver com isso. Pesquisas de mercado não são só para especialistas.

Por outro lado, sempre devemos lembrar que trabalhar com pesquisa é uma grande responsabilidade. Fazer uma pesquisa requer, entre outras competências, imparcialidade e olhar analítico. Além disso, é preciso conhecer algumas técnicas e conceitos para obter os melhores resultados.

2. Usar modelos de questionários de pesquisa prontos e gratuitos

Está com dificuldades para criar seus próprios questionários? Tudo bem, vamos te ajudar.

Temos mais de 40 modelos de questionários de pesquisa online prontos para serem adaptados e utilizados nas suas pesquisas. Esses modelos estão divididos em categorias diversas, como satisfação, pesquisas de marketing e comportamento do consumidor.

Todos os modelos são gratuitos, editáveis e estão prontos para utilização na plataforma de pesquisa de mercado online.

3. Ouvir e conhecer melhor o seu cliente

Todo negócio de sucesso requer muito conhecimento sobre o público-alvo e sobre seu cliente.

Qualquer empresa precisa saber como se comunicar, divulgar produtos, atender e vender para seu cliente ideal. Para isso, existem pesquisas como as de hábitos de consumo, hábitos de mídia e muitas outras.

Além delas, é claro, vale lembrar a importância de realizar pesquisas de satisfação com o cliente. Vale tudo para ouvir o que o consumidor tem a dizer, para melhorar os serviços e garantir clientes mais felizes.

Na plataforma de pesquisa, tudo isso é possível. É só criar um questionário e escolher entre as duas opções de coleta disponíveis. Sua pesquisa deve ser enviada para seus próprios contatos ou para um Painel de Respondentes?

4. Testar um novo negócio que você quer abrir

Começar um empreendimento é sempre difícil. Por isso, alguns cuidados são essenciais antes de abrir um novo negócio. E claro que as pesquisas de mercado vão ajudar nessa situação.

Algumas pesquisas de mercado devem ser feitas para tirar o negócio do papel, como uma análise de concorrência e uma investigação mais profunda do público-alvo. Elas podem não garantir o sucesso do novo empreendimento, mas darão muito mais segurança para toda decisão que for tomada.

5. Investigar o comportamento do seu público-alvo

Como eu já disse acima, conhecer o consumidor é obrigação. Para isso, nada melhor que fazer pesquisas diversas para investigar todo o seu comportamento.

Como seu público consome conteúdo? Que meios de pagamento ele gosta de usar? Como ele enxerga sua marca e a concorrência?

Tente responder essas perguntas com dados e não achismos. Fazer pesquisas para chegar a essas respostas é o melhor caminho para garantir o sucesso de qualquer negócio.

6. Entrevistar consumidores de opinião totalmente neutra

Caso você faça pesquisa de satisfação ou qualquer outra com seus próprios contatos, ótimo, seu público já está definido.

Por outro lado, se você precisa de uma amostra neutra e representativa da população, saiba que será preciso contratar um painel de respondentes. Esse tipo de pesquisa vai te oferecer insights que representam o universo de entrevistas.

Para analisar concorrência ou investigar os hábitos da população, por exemplo, essa é a melhor maneira.

7. Fazer pesquisas com públicos específicos

Cada negócio e cada empresa existem com um propósito, com um problema que ele almeja resolver.

Essas soluções podem ser muito específicas e funcionar para públicos com características próprias e bem definidas. Por isso, na hora de fazer uma pesquisa de mercado, devemos sempre ter em mente exatamente o público-alvo que deve responder àquele questionário.

Para segmentar cada vez melhor o público das pesquisas de mercado, a plataforma Opinion Box oferece a função de pesquisa com segmentação específica. Mães, motoristas, pessoas com conta em banco ou que tenham plano de saúde. Esses são só alguns exemplos dos 12 públicos oferecidos nas pesquisas com públicos específicos na plataforma.

8. Calcular o preço antes mesmo de começar a criar a pesquisa

Além de tornar as pesquisas de mercado mais ágeis, queremos que as pesquisas custem menos. E melhor que isso: na plataforma de pesquisa de mercado online você ainda pode consultar o preço da sua pesquisa sozinho.

É só visitar nosso simulador online de preços. No simulador você pode preencher os dados da sua pesquisa e ter o preço final dela, sem compromisso. Escolha quantas entrevistas quer fazer e quem serão os entrevistados.

Depois de calcular o preço da pesquisa, é só se cadastrar na plataforma e criar a pesquisa. Aí é só finalizar o questionário, efetuar o pagamento e partimos para a coleta da entrevista.

9. Calcular a margem de erro da sua pesquisa

A margem de erro é um dos índices mais conhecidos e importantes das pesquisas de mercado.

Resumindo para quem ainda não sabe, a margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa. Esse percentual vai variar de pesquisa por pesquisa, dependendo do tamanho da amostra da pesquisa.

Para chegar em uma margem de erro razoável, nós te ajudamos. É só visitar nossa calculadora de margem de erro. Preenchendo quantas entrevistas quer fazer, você terá a margem de erro – e vice-versa!

10. Pedir ajuda aos especialistas em pesquisa

Mesmo depois de passar por todas as vantagens acima, pode ser que você e seu projeto precisem de ajuda especial. Nesse caso, a plataforma Opinion Box oferece algumas saídas.

Se encontrar alguma dificuldade na hora de se cadastrar, criar um questionário ou enviar a pesquisa para coleta, não se preocupe. Entre em contato com o time de especialistas de pesquisa do Opinion Box. O contato, entre 9 e 18 horas, também pode ser feito via chat online. É só chamar no chat do site e nossa equipe vai tirar todas as suas dúvidas!

E caso esteja criando uma pesquisa com uma amostra muito específica ou algum filtro não-existente na nossa plataforma, conheça a solução de Pesquisa com especialistas. Nessa modalidade a nossa equipe toma conta do seu projeto do início ao fim. Além disso, é possível fazer pesquisas mais complexas e com públicos mais específicos ainda.

Quero testar a plataforma de pesquisa de mercado online

Não perca tempo e cadastre-se agora mesmo. Você pode fazer tudo o que listamos acima e muito mais!

Também poderá gostar de: