[Questionário de pesquisa] Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

Pedro D'Angelo
[Questionário de pesquisa] Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

Conhecer os consumidores é o centro de qualquer estratégia bem sucedida nos negócios. Se o seu objetivo for vender produtos e serviços da forma mais eficaz, você precisa entender os hábitos de pagamento desse seu consumidor ideal. Independentemente do seu segmento de mercado, do seu público-alvo e das suas estratégias de marketing e vendas, oferecer os meios de pagamento certos para o cliente é essencial para fechar uma venda com sucesso absoluto. Novamente, é claro, a pesquisa de mercado vai entrar em cena para te ajudar a coletar mais esses dados.

Pois é, não adianta muito conhecer todas as etapas da jornada de compra e fazer todas as pesquisas de mercado certas sem ter certas informações específicas sobre o seu cliente. Por se tratar de uma tarefa tão importante, publicamos aqui um outro texto contando por quê é indispensável saber os meios de pagamento preferidos do seu cliente e tudo o que você pode aprender com esse tipo de informação. Tudo para ajudar a entender de verdade como os clientes querem pagar por compras e produtos.

Disponibilizar opções de pagamento que se adequam à necessidade e à realidade do cliente é, portanto, uma forma de manter o seu consumidor satisfeito e ainda oferecer uma boa experiência de compra.

Por que você é importante conhecer os meios de pagamento do cliente?

Conhecer os meios de pagamento preferidos do cliente é uma forma de desvendar dados importantes do seu comportamento.

Não adianta muito conhecer todas as etapas da jornada de compra sem ter algumas informações específicas sobre o seu cliente. Uma dessas informações essenciais para quem quer vender algo, é claro, é: como meu cliente prefere pagar por isso?

Nessa hora, pesquisas de mercado entram em jogo para te fornecer as informações que faltam para garantir o sucesso em uma etapa tão crucial da compra do cliente – o pagamento.

Por isso, se você quer garantir a satisfação do seu consumidor em cada etapa da compra, fique atento aos meios de pagamento preferidos do seu público e, claro, os demais hábitos deles em relação a parcelamento de compras, prazos para pagamento e tudo mais que for interessante descobrir a respeito das preferências do público.

Saber quais são (e oferecer!) os meios de pagamento certos pode ser decisivo para garantir mais vendas e clientes mais felizes.

Também é importante, é claro, que seu marketing promova corretamente os meios de pagamento disponíveis, especialmente quando eles são novidade ou representam alguma grande vantagem para o consumidor. Que tal um desconto para pagamentos  via Pix? Essa provavelmente seria uma chamada que faria sucesso com seus consumidores, certo?

Perguntas para pesquisa de meios de pagamento

Mas e na prática, o que você precisa perguntar para o cliente em uma pesquisa de mercado de meios de pagamento?

As perguntas que não podem faltar no seu questionário podem ser mais ou menos óbvias. É essencial, claro, perguntar qual o principal meio de pagamento do consumidor. Ele prefere pagar suas compras, no geral, no cartão de crédito, por meio de boletos bancários ou já aposta em novas formas de pagamento online ou via aplicativos?

A partir disso, faça perguntas mais específicas, pensando no mercado que você você e seu negócio estão inseridos.

Pode ser que, de forma geral, o entrevistado prefira usar cartão de crédito, mas prefira comprar certas categorias de produtos por outros meios. Na hora de comprar produtos via m-commerce, por exemplo, seu consumidor alvo pode preferir pagar direto pelo app tendo em vista a praticidade, certo?

Como uma das grandes utilidades da pesquisa de mercado é encontrar oportunidades e pontos fracos, aproveite para entender os objetivos e as frustrações do consumidor também em relação aos meios de pagamento que ele utiliza.

Pergunte qual meio de pagamento ele não usaria de jeito nenhum, qual ele considera usar no futuro – e por quê ainda não começou a utilizar – e explore as motivações por trás dessas respostas. Você pode descobrir, por exemplo, o que o impede de usar ferramentas de pagamento online, por que ele só escolhe boleto bancário como opção de pagamento e muito mais.

Recomendado para você:  Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2021

Modelo de questionário: pesquisa de meios de pagamento

Para te ajudar nessa tarefa, é claro, resolvemos facilitar a sua vida. Criamos um modelo de questionário gratuito e editável para você. São 14 principais perguntas indispensáveis para você descobrir tudo sobre os meios de pagamento preferidos do seu consumidor.

Lembre-se que você pode editar todas as perguntas e alternativas do questionário. Aproveite para acrescentar ou remover questões. Você pode utilizar o questionário em pesquisas com seus próprios contatos ou no nosso Painel de Respondentes.

Também vale ressaltar que, para pesquisas com seus próprios contatos, você pode enviar questionários com até 10 perguntas. Além disso, você pode coletar 100 respostas e enviar 1.000 e-mails por mês. Se precisar de questionários mais completos ou coletar mais respostas, consulte nossa seção de preços e dê um upgrade para um de nossos planos.

Acesse aqui o seu questionário de Meios de Pagamento.

Pesquisa com segmentação específica: bancarizados

Quem vai pesquisar os meios de pagamento dos seus clientes vai se deparar certamente com uma característica que eles têm em comum. Hoje, os negócios estão cada vez mais voltando suas formas de pagar por produtos para os meios digitais, aplicativos e cartões. Por isso, nada melhor que entrevistar um público que possua pelo menos uma conta em algum banco.

Só para ter uma ideia, o Brasil já conta com mais de 140 milhões de adultos bancarizados espalhados pelo país. Para entrevistar bancarizados brasileiros, o Opinion Box te ajuda a fazer uma pesquisa de segmentação específica com esses consumidores.

Contratando uma pesquisa com bancarizados, vamos entrevistar para você pessoas de todo o Brasil que tenham uma conta em banco. São brasileiros titulares de contas abertas em qualquer banco do país.

A segmentação específica é uma novidade na Plataforma do Opinion Box que acabamos de lançar para os nossos usuários. Na Plataforma de Pesquisa, você pode criar o seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Para testar gratuitamente a Plataforma, basta fazer o seu cadastro gratuitamente.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.