Margem de erro: tudo o que você precisa saber sobre esse índice de pesquisa

Pedro D'Angelo
Margem de erro: tudo o que você precisa saber sobre esse índice de pesquisa

A margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa. Entenda de uma vez por todas o que é margem de erro, como calculá-la e porque ela é tão importante para o sucesso da sua pesquisa.

Todo mundo já ouviu falar sobre margem de erro.

Para conhecer esse termo, não precisa nem ter feito a sua própria pesquisa de mercado. Basta ter lido sobre o resultado de alguma grande pesquisa ou visto na TV os números de intenção de votos em eleições, por exemplo.

Mas afinal, o que significa margem de erro? Como é feito o cálculo desse índice e como ele influencia no resultado de uma pesquisa? Não se preocupe, agora você vai aprender tudo sobre essa estatística e entender a importância que ela tem para as suas pesquisas de mercado:

O que é margem de erro?

Com exceção das pesquisas censitárias, em que todas as pessoas do universo daquela pesquisa são ouvidas para que se tenha um resultado 100% representativo da realidade, toda pesquisa é feita a partir de amostras. Ou seja, os valores de uma pesquisa não são absolutos e sim estimativas estatísticas dentro de um universo.

Nesse sentido, isso significa que, para responder a uma pesquisa, são selecionadas pessoas com características em comum, que representem o grupo que está sendo pesquisado.

Sendo assim, essas características podem ser classe social, faixa etária, idade ou até mesmo aspectos mais específicos, como, por exemplo, “pessoas que tiveram filho no último ano”, “pessoas que compraram apartamento nos últimos seis meses”, “pessoas que possuem pets”, entre outros.

Por fim, é preciso selecionar aleatoriamente uma amostra de pessoas dentro do total de pessoas com tais características para que elas respondam a pesquisa, e a opinião dessas pessoas irá representar a opinião do todo, ou seja, o universo daquela pesquisa.

Nesse sentido, a margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa.

Em outras palavras, isso significa que esse índice é o resultado do cálculo baseado na amostra da pesquisa que irá estimar a quantidade de erros que podem ocorrer nos resultados do estudo.

No entanto, quando falamos em erros nos resultados, isso não significa que a margem de erro mede a presença de uma possível parcialidade. Na verdade, esse índice é responsável por medir a precisão dos dados resultantes da pesquisa.  

Qual a importância de calcular a margem de erro?

Calcular a margem de erro de uma pesquisa e ter esse dado em mãos é fundamental para medir a confiabilidade dos dados. Afinal, se você não tiver acesso a esse índice, como saberá o grau de precisão dos dados da pesquisa?

Sendo assim, certifique-se de que a margem de erro foi devidamente calculada na sua pesquisa para tomar decisões concretas a partir dos dados. 

Além disso, nunca confie em uma pesquisa que não fornece o valor da margem de erro.

Como ler a margem de erro de uma pesquisa?

Vamos a um exemplo prático: digamos que a margem de erro de uma pesquisa é de cinco pontos percentuais. Isso significa que, se 60% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com seu produto, você deve considerar que a porcentagem real de aprovação do produto fica entre 55% e 65%.

Além disso, no caso de pesquisas eleitorais, em que a margem de erro é sempre bastante lembrada, a lógica é a mesma. Candidatos que apresentam 49% das intenções de voto não podem contar necessariamente com essa quantidade. Se a margem de erro da pesquisa gira em torno de 2%, por exemplo, o que isso significa? Simples: o candidato tanto pode ter os 51% que o dariam a vitória, quanto pode ter apenas 47%, de acordo com a margem.

De forma geral, obviamente, quanto maior o índice, menos precisos serão os dados da sua pesquisa. Para diminuir o índice, a solução é que sua amostra seja o mais representativa o possível do grupo total que você considera como seu público. Ou seja, quanto mais entrevistas você fizer, menor será a sua margem de erro.

Índice de Confiança da pesquisa

Outro índice importante é o intervalo de confiança. Muitas pessoas até mesmo confundem a margem de erro com o índice de confiança de uma pesquisa. No entanto, os conceitos são diferentes.

O intervalo – ou nível – de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, se outro grupo de pessoas em uma mesma população fosse entrevistado.

Sendo assim, considere uma pesquisa com 95% de nível de confiança. Isso significa que, caso ela fosse refeita 100 vezes, em 95 ela apresentaria resultados dentro do intervalo de erro.

Como calcular a margem de erro?

Por se tratar de um índice estatístico, calcular manualmente esse índice não é uma tarefa fácil. Para isso, nós temos uma calculadora automática de margem de erro gratuita que você pode utilizar quando quiser.

Na tabela abaixo, trazemos as margens de erro das pesquisas com amostras mais comuns realizadas no Opinion Box, em diferentes quantidades de entrevistas para um intervalo de confiança de 95%. Se você contratar uma pesquisa no nosso Painel de Respondentes, por exemplo, considere os valores abaixo:

Margem de erro: tudo o que você precisa saber sobre esse índice de pesquisa

A margem de erro ideal para uma pesquisa

Agora você pode estar se perguntando: tudo bem, mas qual é a margem de erro ideal para uma pesquisa de mercado?

A resposta é que não existe um número absoluto para responder a essa pergunta. Tudo irá depender da complexidade da sua pesquisa e da amostra dela. No entanto, o mais indicado, claro, é trabalhar com a menor margem possível.

Quem pretende lançar um novo produto ou fazer um recall de campanha, por exemplo, não deve trabalhar com uma margem de erro mais alta. 50 entrevistas e 13,9% de margem de erro, por exemplo, pode deixar os resultados pouco conclusivos. Nesses exemplos, é mais arriscado tomar a decisão diante de tanta variação estatística.

O exercício então é se perguntar o quão próximo da exatidão a sua pesquisa precisa chegar. Quantas entrevistas você vai realmente precisar fazer? Dependendo do objetivo da sua pesquisa de mercado, uma margem maior ou menor vai funcionar perfeitamente.

Pense muito bem ao definir a amostra da sua pesquisa. Na dúvida, consulte nosso conteúdo sobre amostragem de pesquisa para não errar.

Agora que você já sabe o que é a margem de erro e por que ela é importante, que tal criar a sua pesquisa agora mesmo em uma plataforma confiável?

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você consegue criar a sua própria pesquisa com o seu questionário e acompanha os resultados em tempo real. Além disso, as pesquisas são feitas com o nosso Painel de Consumidores, que possui mais de 1 milhão de usuários para responder qualquer tipo de pesquisa!

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e fale com o nosso time de especialistas!

Também poderá gostar de: