7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

Pedro D'Angelo
7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

Nós já explicamos aqui no blog porque você deve realizar pesquisas de mercado e até ensinamos como elaborar o questionário infalível para o seu projeto. Ainda assim existem muitos mitos sobre o uso de pesquisa de mercado.

Hoje é possível realizar diversos tipos de pesquisa para todos os tipos de negócio de forma fácil, rápida e gratuita. Além disso, só pesquisando é que você consegue alguns insights bastante valiosos para avaliar a satisfação do seu cliente, o mercado em que seu empreendimento está inserido e o nível de sua concorrência, entre outros.

Pensando nisso, vamos desmistificar alguns pensamentos comuns que podem estar impedindo sua empresa de realizar pesquisas de mercado e, consequentemente, de receber informações que podem influenciar diretamente no seu sucesso:

1. Nem todo negócio precisa de pesquisa

Não importa se seu negócio é pequeno, médio ou de grande porte: você sempre pode obter resultados valiosos. A dica nesse caso é pensar na pesquisa de mercado certa para o seu público e objetivos. Se o seu negócio é uma pequena loja de roupas no seu bairro, cujas vendas estão caindo subitamente, faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes.

O porte menor da loja e a proximidade com o consumidor ajudam na hora de reunir um mailing. Esse mailing pode receber sua pesquisa por e-mail, responder anonimamente e te ajudar a identificar onde sua estratégia está falhando.

2. Só especialistas podem fazer pesquisa de mercado

É indiscutível que a internet democratiza muitas tarefas e serviços que sempre foram realizados por especialistas. Com a pesquisa não é diferente e prova disso são as plataformas SaaS (Software as a Service), como o Opinion Box.

Esse tipo de serviço, que é todo realizado online e pelo próprio usuário, existe para facilitar o acesso e a utilização de práticas como a pesquisa. Se até então a pesquisa era um trabalho associado apenas a grandes empresas e instituitos de pesquisa, esqueça isso.

Também vale lembrar que trabalhar com pesquisa é uma grande responsabilidade e requer, entre outras competências, imparcialidade e olhar analítico. Além disso, é preciso conhecer algumas técnicas e conceitos para obter os melhores resultados.

3. Fazer pesquisa é caro

7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

Instituir a cultura de pesquisa na sua empresa pode, sim, ser uma tarefa difícil. Na hora de correr atrás da verba para disparar seus questionários, pode surgir o mito de que esse tipo de projeto custa muito caro. Mais uma vez, isso não é necessariamente verdade. As ferramentas digitais que existem atualmente permitem realizar pesquisas a um custo muito mais acessível e até mesmo gratuitamente. Isso sem comprometer a qualidade dos resultados ou a usabilidade de quem está realizando o projeto.

Recomendado para você: 6 erros imperdoáveis na hora de fazer uma pesquisa de mercado

4. Elaborar pesquisas e analisar resultados é muito difícil

Novamente, quem derrubou essa meia-verdade tão conhecida foram as ferramentas digitais. Além de democratizar o acesso ao universo das pesquisas e oferecer preços muito mais atraentes que as pesquisas, a internet te oferece os materiais de suporte necessários para te ajudar em cada passo do seu projeto.

5. Coletar resultados de pesquisa é muito demorado

Esqueça os prazos intermináveis de análise de dados. Se todo o processo de realização da pesquisa de mercado é otimizado, os resultados também chegam cada vez mais rápido. Hoje, é possível não só receber os insights da sua pesquisa rapidamente e de forma simplificada, mas também acompanhá-los em tempo real. Desse jeito a vida de quem precisa resolver problemas o quanto antes – ou seja, todo mundo, fica muito mais fácil.

6. Pesquisa online não é confiável

7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

A desconfiança com as informações vindas da internet vem sendo derrubadas ao longo do tempo. Já que não há dúvidas de que não há como “combater” a internet, é normal que passemos a prestar mais atenção àquilo que vem sendo dito pelos seus usuários. Assim, ao contrário do que pode se pensar, realizar uma pesquisa pela internet pode ser até mais confiável e seguro do que pessoalmente ou pelo telefone, por exemplo. O usuário por trás do computador, tablet ou celular, confia mais no anonimato de suas respostas e pode, assim, ser mais sincero do que aqueles que respondem diretamente a um entrevistador de formas tradicionais. Além disso, entrevistar internautas pode, sim, oferecer insights representativos da sociedade. A internet consegue chegar a todos os segmentos populacionais que sua pesquisa pode precisar alcançar.

7. Ninguém mais faz pesquisa hoje em dia

Possivelmente a maior mentira que paira sobre o mundo das pesquisas de mercado é a de que essa prática perdeu força e relevância nos dias de hoje. O que acontece é justamente o contrário. Pense que o mercado está cada vez mais competitivo, o que resulta em uma crescente dificuldade em se sobressair diante da sua concorrência. Considere também consumidores cada vez mais conscientes e com maior poder de decisão e compra. Esse cenário apresenta um grande desafio para quem precisa administrar um negócio, seja ele de qualquer porte ou segmento. É para ajudar a suprir essas necessidades que as pesquisas são utilizadas.

Podemos usar como exemplo o Sebrae, entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Em seu trabalho de fomentar boas práticas de empreendedorismo pelo Brasil, o Sebrae realiza e divulga diversos estudos e relatórios que ajudam os empresários a entender melhor seus consumidores e encontrar novas oportunidades de negócios, por exemplo. Além de incentivar e apoiar o empreendedorismo, a entidade educa seu público e fornece dados que comprovam a importância da sua missão.

Desvendando todos esses mitos, é possível afirmar que fazer pesquisas de mercado não só é uma forma de impulsionar o sucesso do seu empreendimento. É também muito mais acessível e prático do que se podia pensar até então. E aí, vamos experimentar? Cadastre-se gratuitamente no Opinion Box e comece agora a fazer as pesquisas certas para o dia a dia do seu negócio.

Também poderá gostar de: