Live commerce: como o streaming está transformando as vendas

Maria Luísa Andrade
Live commerce: como o streaming está transformando as vendas

O live commerce é a mais nova tendência que vem transformando o setor varejista. Alguns acreditam que ela seja a revolução do e-commerce.

Os recursos multimídia, como as “lives” do live commerce, transformaram o varejo – eles são capazes de dar vida a lojas online, trazendo a possibilidade de interagir em tempo real com o vendedor, o que engaja cada vez mais os clientes. 

Além de ser uma maneira de fazer compras, o live commerce é também uma forma de entretenimento, afinal, você pode assistir as lives para se atualizar das novidades e ofertas, tudo isso enquanto faz compras online. 

E você, já ouviu falar sobre live commerce? Confira nesse post tudo que você precisa saber sobre a nova forma de vender.

O que é live commerce? 

O live commerce é uma forma de vender produtos online a partir de transmissões ao vivo, enquanto compradores podem interagir com as lojas em tempo real. Quem está assistindo a live, pode fazer perguntas e enviar mensagens para o vendedor.

Com a união entre o vídeo e o bate-papo, tudo ao vivo, o live commerce cria proximidade com o cliente. Os consumidores podem assistir, conversar e fazer compras no conforto de sua própria casa.

Como surgiu o live commerce? 

A modalidade de vendas a partir de transmissões ao vivo nasceu na China e se popularizou durante a pandemia da covid-19. Por permitir que consumidores interajam em tempo real com os vendedores, foi possível ter uma experiência parecida com a de ir até a loja, mas sem precisar sair de casa .

O live commerce também ficou conhecido no meio rural. Agricultores chineses passaram a exibir as suas produções em lives, mostrando um pouco sobre todo o processo de produção até a colheita. As transmissões atraíram muitos consumidores que estavam interessados em saber de onde vinha o que estão comprando. 

Atualmente, a plataforma mais popular e usada para o live commerce, é o site chinês Taobao, que reúne agricultores, empresários e empreendedores autônomos em um mesmo lugar.

Live commerce no Brasil

No Brasil, o live commerce está começando a se popularizar, e grandes empresas estão investindo na forma de vendas. O Mercado Livre, por exemplo, é uma das marcas que já aderiu à nova estratégia. 

No site, encontramos uma aba destinada a vendas por live, na qual você pode acessar e acompanhar transmissões ao vivo, com ofertas exclusivas dos produtos que estão sendo exibidos. As lives são categorizadas por temas como: moda, casa, jardinagem e até mesmo construção. Na sua conta do Mercado Livre, você pode seguir os seus vendedores favoritos e acompanhar sempre as suas transmissões.

Outra marca que também já adotou o live commerce é a Americanas. Pelo aplicativo, você pode acompanhar lives com descontos únicos, que só acontecem durante a transmissão. A empresa investe em convidar influenciadores digitais para apresentar as transmissões e engajar ainda mais o seu público. 

Qual a vantagem do live commerce? 

A grande vantagem do live commerce é poder interagir com os consumidores. Os vendedores podem tirar dúvidas dos clientes, mostrar os produtos que estão à venda por outros ângulos e com mais detalhes.

 Além disso, com as vendas por live é possível criar ofertas que estão disponíveis apenas durante a live, criando uma certa exclusividade e incentivando a compra naquele momento. O live commerce faz um grande uso das redes sociais, por isso é importante estar engajado com os seus seguidores. Além disso, é uma boa oportunidade para interagir com os clientes e potenciais clientes que estão neste meio. 

Como tornar as vendas por streaming mais atrativas

No live commerce, os gatilhos mentais se tornam um grande aliado dos vendedores. É preciso mostrar ao cliente a exclusividade do produto e porque ele deve ser comprado naquele momento.  

Para tornar as vendas mais atrativas, é importante investir em ferramentas que integram o vídeo, o bate papo e o carrinho de compras. Outra estratégia interessante que pode agregar nas vendas é convidar influenciadores digitais para apresentar as transmissões. Além de estarem vendendo os produtos da marca, os influencers atraem seus seguidores para assistirem a live.

Além disso, o  live commerce cria uma sensação de intimidade e proximidade com o consumidor, que gosta de saber de onde está vindo a sua mercadoria. 

Seja destaque no live commerce

Para poder se destacar de outras empresas é fundamental escutar o seu consumidor. Além de criar uma experiência agradável durante o momento da transmissão, é importante estar alinhado com as expectativas do seu consumidor. Nesse sentido, é preciso investir na experiência do cliente durante toda a sua jornada de compra. 

Uma forma de acompanhar o que os seus clientes estão pensando é por meio da plataforma de Customer Experience do Opinion Box. Através dela, você terá a oportunidade de fazer as principais pesquisas de satisfação e analisar os resultados através de uma plataforma simples e dinâmica para colocar as suas metas em ação. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a plataforma? Agende uma demonstração com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: