Embora alguns acreditem que a rede social no Brasil tornou-se obsoleta, os dados provam o contrário. O Facebook ainda é muito marcante no cotidiano do brasileiro.
De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.
Sendo assim, o Facebook continua sendo uma rede social que oferece muitas oportunidades para marcas e empresas.
Para compreender melhor o comportamento, perfil, preferências e hábitos dos usuários da plataforma, o Opinion Box fez uma pesquisa exclusiva sobre o Facebook no Brasil. Confira os principais insights.
O Facebook vai acabar?
Bom, se você respondeu sim para a pergunta no assunto deste e-mail, eu tenho algo para te contar. O Facebook está longe de chegar ao fim e eu posso te provar isso com alguns dados. Ao contrário do que muitos podem pensar, a rede social segue bastante viva. O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente em dezembro de 2022.
O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente (DAUs, na sigla em inglês) em dezembro de 2022. Chama atenção, porém, que 39% dos usuários dizem que a frequência de uso diminuiu no último ano e 31% pretendem diminuir o uso nos próximos 12 meses.
Facebook no Brasil: comportamento dos usuários
A pesquisa mostrou que a maioria dos usuários do Facebook é bem ativa na rede social, 49% concordaram que gastam muito tempo do dia no Facebook. De acordo com a pesquisa, 18% acessam a rede social pelo menos uma vez ao dia. Na última pesquisa os números eram maiores, segundo os entrevistados, 32% acessavam a rede social pelo menos uma vez ao dia. Desses, 34% entravam no “face” várias vezes ao dia, e 9% deixavam o Facebook aberto o dia inteiro.
Os hábitos dos usuários variam bastante: 58% costumam acompanhar e curtir as fotos de amigos, 46% participam de grupos que os interessam, 44% publicam suas fotos e 42% curtem e interagem em publicações.