Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2021

Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2021

Pela primeira vez, pesquisamos os meios de pagamento preferidos dos brasileiros e os hábitos dos consumidores na hora de pagar pelas suas compras.

O resultado é o infográfico Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, exclusivo do Opinion Box com dados de mais de 2 mil consumidores brasileiros.

Confira agora os principais dados sobre meios de pagamento no Brasil. Leia para descobrir os meios mais utilizados, formas de pagamento preferidas, adesão ao Pix e muito mais!

Por que pesquisar os meios de pagamento do cliente?

A forma como o cliente escolhe pagar por suas compras impacta nas estratégias de precificação, de marketing e de vendas. Além disso, mesmo no momento após a compra, os meios de pagamento disponibilizados pode interferir até na satisfação do consumidor.

Não adianta conhecer todas as etapas da jornada de compra sem ter algumas informações específicas sobre o seu cliente. Uma dessas informações essenciais para quem quer vender algo, é claro, é: como meu cliente prefere pagar por isso?

Nessa hora, pesquisas como a nossa entram em jogo para te fornecer as informações que faltam para garantir o sucesso em uma etapa tão crucial da compra do cliente – o pagamento.

Por isso, se você quer garantir a satisfação do seu consumidor em cada etapa da compra, fique atento aos meios de pagamento preferidos do seu público e, claro, os demais hábitos deles em relação a parcelamento de compras, prazos para pagamento e tudo mais que for interessante descobrir a respeito das preferências do público.

Recomendado para você:  Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2021
: Como fazer uma pesquisa de satisfação”]

Saber quais são e oferecer! os meios de pagamento certos pode ser decisivo para garantir mais vendas e clientes mais felizes.

Também é importante, é claro, que seu marketing promova corretamente os meios de pagamento disponíveis, especialmente quando eles são novidade ou representam alguma grande vantagem para o consumidor. Que tal um desconto para pagamentos  via Pix? Essa provavelmente seria uma chamada que faria sucesso com seus consumidores, certo?

Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil 2021

A nossa pesquisa sobre meios de pagamento confirmou que o dinheiro ainda é, sem dúvidas, o meio de pagamento mais utilizado. 78% dos entrevistados contaram que costumam pagar em dinheiro.

O que chama atenção não é esse dado em si, mas seus desdobramentos. Quando perguntamos sobre pagamentos em diferentes modalidades de varejo, o dinheiro nunca é o preferido. 

Depois do dinheiro, os mais utilizados são cartão de crédito (67%), cartão de débito (66%) e boleto bancário (59%).

Pagamento no e-commerce, lojas físicas e apps

Os diferentes tipos de varejo têm suas particularidades na hora do pagamento. Por isso, a Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil quis entender possíveis diferenças entre loja física e loja online, assim como categorias de apps como transporte e delivery.

O meio preferido na loja física é o cartão de crédito. O mesmo acontece em apps de transporte, de refeições e, claro, no e-commerce. Historicamente, no Brasil, a popularidade do cartão de crédito está ligada ao parcelamento de compras – e a pesquisa também mostra isso. 82% têm o hábito de parcelar suas compras, sendo que 41% parcelam sempre que podem.

Esse hábito, ao mesmo tempo que amplia a possibilidade de compra para muitos brasileiros, também está ligado a um alerta. Em uma pesquisa do SPC Brasil/CNDL de 2020, 67% dos brasileiros inadimplentes estavam endividados por causa do cartão de crédito.

Essa diferença entre meios que o consumidor utiliza x os meios preferidos não é só uma lição sobre como interpretar dados de pesquisa, mas também sobre como as empresas de cada segmento devem saber exatamente o que o consumidor prefere.

Ok, o dinheiro vivo é o mais utilizado, mas na hora de escolher um método para pagar, é o cartão que vai prevalecer na preferência do consumidor.

Dados sobre o uso do Pix no Brasil

Na pesquisa do Opinion Box sobre os meios de pagamento dos brasileiros, descobrimos que 64% já utilizaram o Pix. Outros 15% já cadastraram suas chaves mas ainda não fizeram um pagamento. Os 21% restantes são aqueles que ainda não estão prontos para pagar via Pix.

Esses dados mostram não só a disposição do consumidor a adotar novas tecnologias de pagamento. O sucesso do Pix também pede que as empresas modernizem suas estratégias  – do pagamento das compras até o marketing.

Voltando ao Pix, alguns dados são muito importantes para quem quer utilizar esse meio da pagamento na sua estratégia.

Nossa pesquisa ajuda a comprovar uma tendência que é visível para qualquer consumidor: o Pix está em todo lugar.

Hoje, se você fizer uma compra na Americanas, no Submarino ou no Mercado Livre, o Pix é uma opção de pagamento. Assim como o cartão de crédito e o boleto bancário, o Pix está lá para quem quer pagar na hora e agilizar o processo de compra nesses e-commerces.

Além disso, o Pix parece estar substituindo o dinheiro no dia a dia. 53% usam Pix para transferir dinheiro para amigos e familiares, 28% para compras informais e talvez o dado mais interessante: 24% usam esse método para pagar prestadores de serviços, como manicures e cabeleireiros.

Entre aqueles que não estão utilizando o Pix, os principais motivos para não utilizar são não entender como funciona/não saber usar (36%), não achar confiável (32%) e não querer um novo meio de pagamento (23%). Outros 10% não sabiam que tinham essa opção.

WhatsApp como meio de pagamento

Em 2018, uma de nossas pesquisas apontou que 53% dos internautas gostariam de usar o WhtasApp para realizar pagamentos e transferências. De lá para cá, o WhatsApp resolveu lançar essa funcionalidade no Brasil em 2020 – e a previsão é que o Banco Central a aprove nos próximos meses.

Enquanto o WhatsApp Pay não sai oficialmente por aqui, nós perguntamos aos brasileiros o que eles acham dessa ideia.

Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2021

 

Como todo mundo já sabe, o brasileiro utiliza o WhatsApp para tudo. E quando perguntamos sobre a probabilidade de usar o app para fazer pagamentos, 43% consideram provável essa possibilidade. Mais marcante ainda é que 1 em cada 5 consumidores considera muito provável o uso do WhatsApp Pay.

Por outro lado, 32% provavelmente não vão utilizar. Os 25% restantes ainda não sabem como se posicionar nessa questão. Vamos ter que esperar a aprovação do serviço para saber de qual lado eles estão.

Gostou dos dados? Aproveite para acessar mais dados e compartilhe a pesquisa Meios de Pagamento no Brasil clicando no link.

Se quiser levantar os seus próprios dados, conheça as soluções de pesquisa de mercado do Opinion Box.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.