Pesquisa de mercado online: aprenda como fazer

Pesquisa de mercado online: aprenda como fazer

As ferramentas de pesquisa de mercado online estão ajudando empresas de todos os tamanhos e mercados a tomar decisões com mais segurança. Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível obter dados e informações que ajudam a entender qual o melhor caminho a seguir.

Além disso, com as pesquisas de mercado, é possível saber o que os seus clientes ou consumidores em geral pensam e como eles enxergam sua marca, produto ou serviço. Por isso, é muito importante que a pesquisa de mercado faça parte do dia a dia da sua empresa.

Mas qual é a hora certa de fazer uma pesquisa? Como saber se é melhor fazer uma pesquisa de mercado online ou contratar um instituto de pesquisa, por exemplo?

Nesse post, nós vamos responder tudo o que você precisa saber para criar uma pesquisa de mercado online.

Quando fazer uma pesquisa de mercado online

Sempre que precisar tomar uma decisão, é importante ter dados e informações que te ajudem a decidir, para não contar apenas com sua intuição. Além disso, se você está com algum problema para resolver e não sabe qual caminho seguir, a pesquisa de mercado vai indicar o melhor caminho.

As vendas estão caindo e você não sabe o motivo. Você quer montar um novo negócio e quer ter certeza que tem mercado para sua ideia. Sua empresa precisa realizar cortes no orçamento e não sabe onde cortar. Esses são apenas alguns exemplos em que a pesquisa de mercado pode te ajudar a tomar a melhor decisão.

Recomendado para você:  Livros que todo profissional de pesquisa de mercado deveria ler

Certo, mas e a pesquisa de mercado online?

A pesquisa de mercado online é uma forma mais barata e rápida de se obter informações, utilizando ferramentas digitais para conseguir as respostas. Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, desde pesquisas mais simples com apenas uma pergunta até pesquisas extremamente complexas, que vão precisar de profissionais de diferentes áreas, como estatísticos, psicólogos e até antropólogos.

Nos casos das pesquisas mais complexas, você certamente precisará de uma empresa de pesquisa para te ajudar. Mas existem muitas outros tipos de pesquisa que vão fornecer insights valiosos e que você pode fazer sozinho.

Em geral, as soluções digitais de pesquisa de mercado são utilizadas para pesquisas quantitativas, ainda que existam algumas ferramentas digitais para pesquisas qualitativas.

Recomendado para você:  Pesquisa de mercado: 3 coisas que eu gostaria que tivessem me ensinado quando comecei

Vantagens da pesquisa de mercado online

A primeira grande vantagem da pesquisa de mercado online é o preço. As pesquisas online são bem mais acessíveis que as pesquisas tradicionais e podem ser feitas até mesmo gratuitamente.

Além disso, a pesquisa de mercado online também é muito rápida. Ao fazer uma pesquisa no Painel de Respondentes do Opinion Box, por exemplo, nós garantimos a entrega das suas respostas em até cinco dias úteis. Além disso, dependendo da sua demanda, conseguimos entregar os resultados em menos de 24 horas.

Outra grande vantagem da pesquisa de mercado online é que você não precisa ser nenhum especialista para criar sua pesquisa. Com nossos materiais, dicas e tutoriais, qualquer um pode criar o seu questionário e analisar os dados.

Quer conhecer outras vantagens? Veja nesse post 5 vantagens que só a pesquisa de mercado online tem.

Como fazer uma pesquisa de mercado online

É muito simples criar a sua pesquisa de mercado online. Você precisa, antes de mais nada, definir qual ferramenta de pesquisa digital você irá utilizar.

O Opinion Box, por exemplo, é uma ferramenta criada por especialistas em tecnologia e em pesquisa de mercado, e oferece diferentes soluções de pesquisa de mercado.

Você pode criar a sua pesquisa de mercado online sozinho, na Plataforma de Pesquisa, ou contar com o apoio do nosso time de especialistas. Seja de uma forma ou de outra, você pode fazer a pesquisa com os seus contatos ou em nosso Painel de Respondentes.

Recomendado para você:  Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, são apenas 4 passos que você pode fazer sozinho:

1. Definir o problema

Toda pesquisa de mercado nasce de uma necessidade real de se obter algum tipo de resposta. Por isso, antes mesmo de começar a criar as perguntas do seu questionário, é importante definir claramente qual o problema da sua pesquisa.

Se você for fazer um briefing para uma empresa de pesquisa ou para o seu time interno, é fundamental deixar claro o seu problema. A melhor forma de definir o problema é transformar os seus objetivos em uma pergunta clara e objetiva: “Por que minhas vendas estão caindo?” ou “Qual o melhor nome para a minha nova marca de roupas?”.

2. Definir o público

Existem diferentes formas de coletar os dados da sua pesquisa de mercado online.
Você pode fazer uma pesquisa com seus próprios contatos, por email ou por link, ou ainda fazer uma pesquisa em um Painel de Respondentes.

O Painel de Respondentes do Opinion Box possui mais de 150 mil consumidores em todo o país, prontos para responder às suas perguntas. Para utilizar o Painel de Respondentes, basta definir o perfil das pessoas que você quer que recebam a pesquisa. Você pode usar os nossos filtros de segmentação de idade, renda, classe e região.

Pesquisa de mercado online: aprenda como fazer

3. Criar o questionário de pesquisa

Para criar o questionário da sua pesquisa de mercado online, é preciso ter em mente algumas técnicas e truques, que vão te ajudar a aumentar o engajamento dos entrevistados, obter as respostas que você precisa e analisar os dados de forma mais simples.

É importante, por exemplo, usar diferentes tipos de pergunta. Além disso, seu questionário precisa ser claro e objetivo. Aqui no Opinion Box, nós temos uma biblioteca com mais de 40 modelos gratuitos e editáveis de questionário para você começar a criar sua pesquisa.

Além disso, para que você faça um questionário infalível, nós criamos um kit exclusivo com um ebook, infográfico e uma seleção de posts do nosos blog com as principais dicas sobre o tema.

Pesquisa de mercado online: aprenda como fazer  

4. Analisar os resultados da sua pesquisa

No Opinion Box, é possível acompanhar os resultados da sua pesquisa em tempo real. E, assim que sua coleta for finalizada, você já pode começar a analisar os dados e obter as informações e insights que vão te ajudar a tomar uma decisão.

Na Plataforma do Opinion Box, disponibilizamos gráficos e tabelas de fácil visualização para você analisar os dados. Nas pesquisas realizadas no Painel e nos planos pagos, você também pode exportar os dados em Excel para realizar novas análises e cruzamentos.
Após finalizar a análise dos dados, lembre-se de preparar uma apresentação de dados impactante.

Preciso de ajuda para criar minha pesquisa de mercado online

Não se preocupe! No Opinion Box, nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar. Se não quiser criar sua pesquisa sozinho, deixe com a gente que nós fazemos seu projeto de pesquisa para você.

Basta entrar em contato com a gente pelo chat online do site do Opinion Box, por email ou por WhatsApp e explicar a sua necessidade.

Se a sua demanda de pesquisa for mais complexa, se precisa de novos filtros de segmentação para definir a amostra ideal ou ainda, se seu prazo é muito apertado e parece impossível de cumprir, converse com a gente. Nós poderemos te ajudar.

Agora, que tal começar a criar sua pesquisa de mercado online? Cadastre-se agora mesmo na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.