Como fazer um briefing de pesquisa de mercado

Daniela Schermann
Como fazer um briefing de pesquisa de mercado

O briefing de pesquisa de mercado é o pontapé inicial para tirar seu projeto do papel. Antes de coletar os dados da sua pesquisa, aprenda a fazer um briefing completo e acesse nosso modelo editável no fim do post!

Seja para fazer sua pesquisa de mercado na nossa plataforma, ou com nossos especialistas, é fundamental elaborar um briefing detalhado. Este é o primeiro passo para que sua pesquisa de mercado traga os resultados esperados.

O briefing é um documento claro e objetivo que vai reunir as principais informações sobre a sua pesquisa de mercado. Ele garante que todas as pessoas envolvidas no processo da pesquisa de mercado entendam os objetivos do projeto e os resultados esperados.

Mas quais informações o briefing precisa trazer? É isso que eu vou contar para vocês hoje.

Informações sobre a empresa

Se a sua pesquisa de mercado vai ser realizada internamente, é bem provável que todos os envolvidos já saibam as principais informações da empresa. Mas, se você vai solicitar um orçamento para o nosso time de especialistas, conte-nos um pouco sobre a sua empresa.

Qual a área de atuação da sua empresa? Há quanto tempo está no mercado? Quantos funcionários possui? Qual a sua missão? Quem serão as pessoas responsáveis pela pesquisa na empresa? Quais áreas elas trabalham? Essas e outras informações vão nos ajudar a conhecer vocês para que possamos adequar o projeto à realidade da empresa.

Objetivo da pesquisa de mercado

Toda pesquisa tem um objetivo, ou seja, um problema que se espera resolver. Mas como definir o problema da sua pesquisa? A melhor forma de fazer isso é elaborar uma pergunta que você pretende que os resultados da pesquisa possam ajudar a responder.

Alguns exemplos: “Por que minhas vendas estão caindo?”, “A comunicação da minha empresa está transmitindo a mensagem da forma correta?” ou “O que meus clientes pensam sobre a minha marca?”.

No briefing, é importante destacar o objetivo principal da sua pesquisa. Este é um dos principais pontos do briefing, para que nunca se perca de vista esse objetivo. Assim, ao final de cada uma das etapas da pesquisa – criação do questionário, definição do público-alvo e análise dos dados – o briefing será revisitado para ter certeza que a pesquisa de mercado vai conseguir responder ao problema da pesquisa.

Após destacar a pergunta, é interessante escrever, de forma sucinta, um pouco do histórico que os levou até aquele problema ou necessidade.

Resumo da pesquisa de mercado

Nesta etapa do briefing, conte um pouco o que está sendo imaginado para a pesquisa. E tudo bem se você não tiver certeza de todos os itens. Uma das informações mais importantes aqui é se a pesquisa será feita com seus próprios contatos ou em nosso Painel de Respondentes. Se for feita com os próprios contatos, qual o tamanho e a origem do seu mailing? Se for feita com o Painel, qual o perfil dos respondentes?

Caso sua pesquisa seja feita com o Painel de Respondentes pela Plataforma de Pesquisa, alguns filtros estão disponíveis. São eles: região, sexo, classe social e faixa etária. Já nas pesquisas com especialistas, é possível utilizar outros tipos de filtro, como por exemplo, mães, pessoas que possuem cartão de crédito ou outros.

Outras informações são relevantes nessa etapa do briefing, como por exemplo, o número de entrevistas e o tamanho do questionário. Caso seja um briefing para nosso time de especialistas, é importante informar também se o questionário vai vir pronto ou se ele será feito pela nossa equipe.

Outras informações do briefing

Se houver outras informações importantes, não deixe de incluir. Por exemplo, se há uma urgência de prazo, se existe um orçamento previsto e de qual valor ou se essa pesquisa já foi realizada anteriormente. Quanto mais completo o briefing, melhor para a sua equipe interna ou para que o nosso time de especialistas possa fazer um projeto sob medida pra você.

Baixe gratuitamente o nosso modelo de briefing. Basta salvar uma cópia no seu computador para editá-lo. Após preencher o briefing, envie para os nossos especialistas e receba um orçamento da sua pesquisa de mercado.

Modelo de briefing de pesquisa

Com as informações acima você já deve ter uma boa ideia de como elaborar um briefing. Para facilitar ainda mais o processo, que tal acessar um modelo gratuito de briefing de pesquisa?

Clique no banner abaixo e acesse nosso modelo completo para o seu briefing de pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de:

Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz Se você acompanha nosso blog, sabe que nós compartilhamos muitas dicas para criar o seu questionário. São posts que vale...
Conheça o Customer Emotional Value e aprenda como a emoção influencia ... Customer Emotional Value (CEV) é o índice que mede a parte irracional da experiência do consumidor. Ou seja, mede os sen...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.