5 vantagens que só a pesquisa de mercado online tem

Pedro D'Angelo
5 vantagens que só a pesquisa de mercado online tem

Fazer uma pesquisa de mercado online é uma forma simples e eficaz de obter informações. Com pesquisas online, todo tipo de negócio pode aprender a crescer, melhorar serviços e conhecer melhor os consumidores.

A maioria dos benefícios de uma pesquisa online já existia desde o tempo em que só haviam pesquisas presenciais e pelo telefone. Algumas vantagens, porém, só a pesquisa de mercado online pode oferecer.

Confira então os 5 principais diferenciais que só tem quem opta por uma pesquisa de mercado online:

Agilidade

Assim como tudo que é digital, fazer uma pesquisa de mercado online pode ser muito mais rápido e ágil do que fazer uma pesquisa tradicional. É possível, inclusive, fazer uma pesquisa de mercado completa em apenas 7 dias. Além disso, você pode criar toda a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador.

As pessoas irão responder o seu questionário pelo computador ou celular, o que torna o processo muito mais ágil para os entrevistados também.

Públicos diferenciados

Um dos desafios de quem vai fazer uma pesquisa é o de falar com as pessoas certas. Nas pesquisas de mercado online, é mais fácil chegar até públicos mais específicos através dos Painéis de Respondentes.

Nesse tipo de pesquisa, é possível realizar estudos ouvindo segmentos diferenciados da população. É o ideal para quem precisa entrevistar apenas certas faixas etárias, pessoas de uma determinada região ou que consuma certos produtos específicos.

Preços acessíveis

Um dos principais mitos sobre pesquisa de mercado é que elas são sempre muito caras. Novamente, as pesquisas de mercado online existem justamente para ajudar a democratizar a prática das pesquisas, inclusive no preço.

As ferramentas digitais, como o Opinion Box, permitem realizar pesquisas a um custo muito mais acessível. Por aqui, é possível contratar o Painel de Respondentes a partir de R$ 200, inclusive. Isso sem comprometer a qualidade dos resultados ou a usabilidade de quem está realizando o projeto.

Processamento dos dados automatizado

O processamento dos dados de uma pesquisa pode ser a etapa mais complicada do projeto. Mas as pesquisas de mercado mudaram essa realidade também.

Nas pesquisas online, os dados são coletados e processados de forma automatizada. Na plataforma do Opinion Box, por exemplo, os dados de respostas são coletados, processados e disponibilizados automaticamente, em tempo real.

Por fim, as respostas aparecem na tela de resultados do usuário, onde inclusive é possível filtrar respostas para analisá-las separadamente. Com poucos cliques é possível visualizar apenas as respostas de determinada classe social, dos respondentes de certa localidade ou de apenas um dos sexos.

Dessa forma, fica mais fácil visualizar as respostas e partir para a etapa de analisar os dados da sua pesquisa.

Qualquer um pode fazer uma pesquisa de mercado online

Para finalizar, mais um ponto a favor das pesquisas de mercado online. Não precisa ser especialista para fazer uma pesquisa.

A prova disso são as plataformas SaaS (Software as a Service), como o Opinion Box.
Nessas plataformas, o trabalho é todo realizado online e pelo próprio usuário, facilitando o acesso e a utilização de práticas como a pesquisa. Se até então a pesquisa era um trabalho associado apenas a grandes empresas e institutos de pesquisa, pode esquecer.

Para ajudar todo mundo que quer fazer uma pesquisa e não entende bem o processo, estamos aqui para ajudar. Na nossa página de materiais, por exemplo, disponibilizamos ebooks e infográficos sobre as várias etapas de uma pesquisa de mercado online.

Além disso, estamos aqui para atender qualquer profissional que esteja pensando em fazer pesquisa. Para saber mais sobre pesquisa online, tirar dúvidas e pedir socorro em qualquer etapa da pesquisa, é só entrar em contato com nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de: