Como fazer uma pesquisa de mercado online em 7 dias

Pedro D'Angelo
Como fazer uma pesquisa de mercado online em 7 dias

Aqui no Opinion Box nós entendemos que, no mundo dos negócios, o prazo costuma ser apertado. Tudo muda muito rápido e as ações devem acontecer sempre com agilidade, mas sem perder em eficácia. As decisões devem ser tomadas rapidamente e os resultados são esperados com mais pressa ainda. Nesse cenário, as pesquisas de mercado online podem ajudar e muito na tomada de decisões e na elaboração de estratégias.

Por isso, e pensando em nosso objetivo de tornar a pesquisa de mercado mais rápida, eficiente e acessível, elaboramos este guia de como realizar uma boa pesquisa de mercado online em apenas 7 dias.

Parece ousado demais? Então veja como podemos garantir a realização de uma pesquisa de forma tão rápida, sem perder em qualidade e sem grandes mistérios:

Dia #1: O problema da pesquisa

O primeiro passo para realizar uma pesquisa de sucesso é é definir o problema da pesquisa.

Toda pesquisa de mercado deve nascer de uma necessidade específica, de um problema a ser resolvido. O problema da pesquisa é, resumidamente, uma pergunta que os resultados da pesquisa tentarão responder.

Existe demanda para o meu negócio no mercado? Como o público vai reagir a minha campanha? Meus clientes estão satisfeitos com meu atendimento? Esses são apenas alguns exemplos de problemas de pesquisa mais comuns. Cada pesquisa pode ter um objetivo diferente e não se deve dar nenhum passo sem ter esse problema bem definido.

Por isso, no primeiro dia, antes de mais nada, é preciso gastar um tempo chegando ao problema. Ele será o norte da sua pesquisa de mercado online, portanto é importante se dedicar antes de dar qualquer outro passo.

Dias #1 e #2: Questionário da pesquisa

Com o problema de pesquisa definido, ainda no primeiro dia, é hora de pensar no questionário.

O questionário da pesquisa de mercado será um roteiro de perguntas pelas quais os entrevistados passarão. O questionário deve ser claro, coerente, bem escrito e alinhado com o objetivo da pesquisa.

Elaborar o questionário é uma tarefa que vai demandar tempo e deve ser realizada com bastante cuidado. Entre o primeiro e o segundo dia da sua semana de pesquisa, se dedique a pensar em quais perguntas serão feitas e como serão feitas.

Para ajudar nessa etapa, aprenda com a gente a fazer um questionário infalível e tire todas as dúvidas.

Tendo em mente todas as perguntas, é hora de programar o questionário na plataforma online escolhida. Depois, é testar bastante para poder lançar a pesquisa com segurança.

Dia #3: Lançando a pesquisa de mercado e coletando respostas

Com o questionário pronto, é hora de lançar a pesquisa.

Para isso, é necessário definir a forma de coleta das respostas. Se a pesquisa precisa entrevistar determinadas parcelas da sociedade e/ou precisa de uma amostra neutra para responder às perguntas, a pesquisa deve ser feita com um Painel de Respondentes. Nesse modelo, a pesquisa será contratada e enviada para consumidores cadastrados no painel, atendendo a filtros pré-determinados.

Dias #4, #5 e #6: Acompanhamento e reforços

No nosso Painel de Respondentes, depois de contratada a pesquisa, os resultados chegam em até 5 dias e podem ser acompanhados em tempo real. Durante esse período, aproveite o tempo para visualizar os resultados e já começar a pensar nos próximos passos.

Caso a coleta esteja acontecendo via e-mail ou link compartilhado, depois de enviado o questionário, o convite da pesquisa pode ser enviado várias vezes, inclusive focando apenas em quem ainda não respondeu.

Assim é possível acompanhar e ter controle sobre os resultados, também em tempo real. Se a taxa de respostas estiver baixa, por exemplo, esses dias de coleta devem ser usados para pensar em ações de engajamento dos respondentes.

Dia #7: Resultados e próximos passos

Chegando ao sétimo e último dia, você já deve ter os resultados da sua pesquisa. E aí, o que fazer?

Primeiramente, é preciso parar, respirar fundo e partir para a análise dos resultados. Analisar os dados de uma pesquisa pode parecer uma tarefa muito difícil, especialmente para quem não costuma realizar pesquisas de mercado. Mas não se assuste. É apenas mais um trabalho que demanda atenção e uma boa visão analítica.

Aqui no Opinion Box, por exemplo, apresentamos os resultados já vêm no formato de gráficos, que podem ajudar a sua análise e, nas pesquisas, é possível exportar os dados para o Excel.

Diante dos dados, avalie tudo o que foi coletado, organize as informações e analise-as com calma. Lembre-se que uma boa pesquisa de mercado pode trazer insights valiosos e extremamente úteis, então é importante se dedicar bastante nessa etapa.

E é claro que o trabalho não para por aí. Uma pesquisa de mercado também deve resultar em ações. Utilize os resultados da sua pesquisa para dar os próximos passos e melhorar o seu negócio.

Com base no que descobriu com a pesquisa, o que é possível fazer para melhorar a satisfação dos clientes? O que dá para melhorar no processo de atendimento da empresa? O que fazer para que os funcionários estejam mais engajados? Essas e outras perguntas podem e certamente serão respondidas por uma pesquisa bem feita. E com nosso roteiro de como fazer sua pesquisa em apenas 7 dias, você deve estar pronto para encarar esse desafio, certo?

Então não perca tempo, se cadastre agora mesmo no Opinion Box e mãos à obra!

Também poderá gostar de: