Como definir um problema de pesquisa de mercado corretamente

Pedro D'Angelo
Como definir um problema de pesquisa de mercado corretamente

O problema de pesquisa é aquilo que você está procurando saber, o objetivo da sua pesquisa de mercado. Aprenda como definir o problema da sua pesquisa!

O primeiro passo para fazer uma pesquisa de mercado é organizar o projeto como um todo. Para isso, é essencial definir claramente o problema da sua pesquisa antes de partir para as próximas etapas.

O problema da sua pesquisa é aquilo que você está procurando saber. Toda pesquisa deve ter um objetivo, uma necessidade real de informação que aquelas entrevistas vão trazer para quem está fazendo a pesquisa.

O que é o problema de uma pesquisa de mercado?

O problema de uma pesquisa de mercado é a pergunta que a pesquisa busca responder. Pode ser a necessidade de informação, o objetivo ou a dúvida que impulsiona a realização da pesquisa. O problema da pesquisa define o questionário e direciona todo o processo de coleta e análise de dados.

Dessa maneira, vai servir como a base sobre a qual são formuladas as perguntas, elaborado o questionário e conduzida a pesquisa em si.

Dica simples para definir o problema da sua pesquisa de mercado

Mas como definir o problema da sua pesquisa? A melhor forma é colocar em prática um exercício bem simples.

Elabore uma pergunta que você quer ver respondida pela sua pesquisa. Pode ser uma dúvida relacionada ao seu público, uma situação real que você precisa resolver ou uma hipótese que quer comprovar. O essencial é que a pergunta seja objetiva, possível de ser respondida e facilmente transmitida pelo questionário da pesquisa.

Também é importante que você mesmo não tente responder sozinho à pergunta do seu problema de pesquisa. Durante esse exercício, não deixe que a sua própria opinião vire um juízo de valor sobre o objetivo da sua pesquisa.

Vale escrever em um papel, abrir um documento do Word ou qualquer coisa do tipo. O importante é que você passe para a próxima fase só depois que tiver conseguido chegar a uma pergunta direta e objetiva.

Uma pergunta de cada vez

Quando começamos a planejar uma pesquisa de mercado, é normal querer investigar diferentes assuntos e entender tudo de uma vez. Mas é preciso definir com clareza qual resposta você quer obter com a sua pesquisa. Seu questionário não vai conseguir esclarecer todas as suas perguntas de uma só vez, então seja claro ao estabelecer aonde quer chegar.

Pesquisas que não tem um problema claro ou tentam responder várias questões ficam confusas, dificultam o raciocínio dos respondentes e – pior ainda – geram resultados inconclusivos.

Problemas de pesquisa de mercado

Definir o problema da pesquisa é um exercício simples, mas por ser tão importante, pode ser um pouco difícil de se colocar em prática. Mesmo assim, não se preocupe, vamos te ajudar a visualizar como são algumas das perguntas mais frequentes que uma pesquisa de mercado tenta responder.

Algumas perguntas comuns que podem ser o problema de uma pesquisa de mercado:

  • Existe demanda para o meu negócio no mercado?
  • Quanto devo cobrar pelo meu produto?
  • Meus futuros clientes fazem compras em e-commerce?
  • Meus clientes estão satisfeitos?
  • O que meu público vai achar desta campanha?
  • Por que os clientes não voltam a comprar na minha loja?
  • Como os clientes avaliam o meu atendimento?

Alinhando o problema de pesquisa e o questionário

Definida a pergunta principal que sua pesquisa deve responder, é hora de alinhar o problema de pesquisa com o questionário. Elabore o questionário de acordo com o problema que você definiu, inclusive colocando as perguntas em uma ordem coerente.

Se o objetivo da sua pesquisa é descobrir quanto o cliente pagaria pelo produto, por exemplo, é fácil estruturar a ordem das perguntas. Comece perguntando quanto ele costuma gastar com esse tipo de produto. Depois, pergunte quanto ele acha que seria um valor muito caro e/ou muito barato. Por fim, pergunte diretamente quanto ele consideraria pagar pelo seu próprio produto.

Caso esteja fazendo uma pesquisa de satisfação, cujo objetivo é medir a satisfação dos clientes, pergunte primeiro como o cliente avalia cada aspecto da experiência dele com sua marca. Em seguida, peça justificativas. Por fim, peça para que ele dê uma nota geral, avaliando o serviço.

Organizando o questionário de acordo com o objetivo, é mais fácil analisar os resultados e tirar conclusões a partir deles.

Problema da pesquisa X Amostra da pesquisa

O problema de pesquisa de mercado também deve estar de acordo com a amostra da pesquisa, ou seja, o recorte da população que responderá ao questionário.

Se o objetivo da sua pesquisa é avaliar uma campanha voltada para o público de mães com filhos pequenos, tenha certeza de que apenas esse público específico responderá à pesquisa. Dessa forma, os resultados obtidos refletirão com maior precisão a opinião e as necessidades desse grupo demográfico específico, fornecendo insights valiosos para a campanha em questão.

Recomendado para você:  População e amostra: como definir quantas entrevistas fazer em uma pesquisa de mercado

Analisando os resultados da pesquisa mercadológica

Depois de feita a pesquisa, será possível conferir quão bem definido foi o seu problema. Dessa forma, na hora de analisar os dados, eles obviamente devem responder à sua pergunta inicial.

Uma análise de dados bem feita requer algumas habilidades e seguir certos processos para que você consiga, de fato, extrair informações relevantes das entrevistas da pesquisa. Se essa etapa for uma dificuldade para você, não se preocupe. Leia aqui o nosso tutorial de como fazer uma boa análise de dados de pesquisa.

Se conseguiu analisar os dados e eles ajudaram a resultador o seu problema de pesquisa, parabéns! Seu problema foi bem definido e seus resultados trarão bons insights. Se não deu, é porque talvez seja hora de repensar sua estratégia de pesquisa. E nós podemos ajudar. Entre em contato com nosso time de especialistas e agende um horário para que possamos te ajudar com seu projeto.

Também poderá gostar de: