Técnicas de coleta de dados: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Técnicas de coleta de dados: tudo que você precisa saber

Entender sobre as técnicas de coleta de dados é um dos primeiros (e mais importantes) passos para realizar uma pesquisa. Desse modo, existem diversos métodos disponíveis para isso.

No entanto, como escolher o método mais adequado para a sua pesquisa?

Para isso, é necessário entender melhor sobre o tipo de pesquisa que você deseja realizar. No post de hoje, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber para escolher a melhor técnica de coleta de dados. Confira!

O que são técnicas de coleta de dados?

As técnicas de coleta de dados são métodos e procedimentos utilizados para obter informações relevantes e necessárias para uma determinada finalidade.

É possível utilizar essas técnicas em várias áreas, como pesquisa científica, análise de mercado, planejamento estratégico, entre outros.

Nesse sentido, existem diversas técnicas de coleta de dados disponíveis. Dessa forma, a escolha da melhor opção depende do objetivo da coleta, dos recursos disponíveis, do tipo de informação desejada e das características da população ou amostra a ser estudada.

A importância de coletar dados para as pesquisas

A coleta de dados desempenha um papel fundamental na condução de pesquisas. Ela é essencial para obter informações relevantes, confiáveis e precisas que permitam responder às perguntas de pesquisa e alcançar os objetivos do estudo

Além disso, a coleta de dados fornece a base para análise e interpretação dos resultados. Sem os dados adequados, a pesquisa não teria subsídios suficientes para embasar suas conclusões e generalizações.

Por meio da análise dos dados, também é possível avaliar a adequação e a validade das estruturas teóricas, contribuindo para o avanço e o aperfeiçoamento do conhecimento científico.

Técnicas de coleta de dados primários

Os métodos de coleta de dados primários são aqueles em que se coletam os dados diretamente a partir da fonte original. Ou seja, é possível obtê-los de forma direta e específica para a finalidade da pesquisa em questão.

Dessa maneira, utiliza-se esses métodos quando não há dados disponíveis previamente ou quando os dados existentes são insuficientes para atender aos objetivos da pesquisa.

Eles são divididos em métodos quantitativos e métodos qualitativos.

Métodos de coleta de dados quantitativos

Os métodos de coleta de dados quantitativos são aqueles que visam obter informações numéricas e mensuráveis sobre uma determinada variável ou conjunto de variáveis.

Desse modo, utiliza-se esses métodos quando o objetivo do estudo é quantificar e analisar dados de forma objetiva, permitindo a aplicação de análises estatísticas e a obtenção de resultados quantitativos.

Entre as principais técnicas de coleta de dados quantitativos, destacam-se:

Questionários estruturados

São formulários com perguntas de múltipla escolha, escalas de classificação ou perguntas fechadas, que são respondidas de maneira rápida e padronizada. Esses questionários permitem coletar dados quantitativos de uma amostra grande de participantes.

Entrevistas estruturadas

As entrevistas estruturadas envolvem perguntas padronizadas, com respostas pré-determinadas. Dessa forma, isso permite a coleta de dados quantitativos de forma sistemática. Sendo assim, é preciso conduzir essas entrevistas de maneira uniforme para todos os participantes.

Experimentos controlados

Esses métodos envolvem a manipulação de variáveis independentes sob condições controladas, a fim de observar os efeitos produzidos nas variáveis dependentes. Os dados coletados nesses experimentos são frequentemente quantitativos, permitindo análises estatísticas para identificar relações e causas.

Observações estruturadas

Nesse método, os pesquisadores realizam observações sistemáticas e registram dados quantitativos sobre comportamentos, eventos ou fenômenos específicos. As observações acontecem de acordo com um plano predeterminado, permitindo a coleta de dados numéricos.

Métodos de coleta de dados qualitativos

As técnicas de coleta de dados qualitativos são os métodos utilizados para obter informações detalhadas, ricas em contexto e subjetivas sobre fenômenos, experiências e opiniões. Ao contrário dos métodos quantitativos, que se concentram em dados numéricos, os métodos qualitativos se baseiam em dados descritivos e interpretativos.

Entre as principais técnicas de coleta de dados qualitativos, destacam-se:

Entrevistas em profundidade

nesse método, os pesquisadores conduzem entrevistas abertas e flexíveis, permitindo que os participantes compartilhem suas experiências, percepções e perspectivas em detalhes. Essas entrevistas geralmente são gravadas e transcritas para uma análise posterior.

Grupos focais

Os grupos focais envolvem a reunião de um pequeno grupo de participantes para discutir um tópico específico. O pesquisador facilita a discussão e registra as interações e opiniões dos participantes. Esses dados fornecem insights sobre as visões compartilhadas e as dinâmicas de grupo.

Observação participante

Nesse método, o pesquisador se envolve ativamente no ambiente estudado, participando das atividades e interagindo com os participantes. O objetivo é obter uma compreensão aprofundada do contexto, comportamentos e interações sociais.

Análise de documentos

Esse método envolve a análise de documentos, como diários, relatórios, cartas, fotos, vídeos, entre outros, que são relevantes para a pesquisa. Os pesquisadores examinam e interpretam os materiais para extrair informações significativas.

Estudos de caso

Os estudos de caso envolvem a investigação detalhada de um caso específico, como uma organização, um evento ou uma pessoa. Os pesquisadores coletam dados por meio de entrevistas, observações e análise de documentos para obter uma compreensão profunda do caso em questão.

Por fim, gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades sobre pesquisa de mercado, experiência do cliente e inovação? Continue acompanhando o Blog do Opinion Box. 

Também poderá gostar de: