Entenda a diferença entre enquete e pesquisa para não cometer erros

Maria Luísa Andrade
Entenda a diferença entre enquete e pesquisa para não cometer erros

Quando falamos sobre escutar a opinião do público, existem muitas formas de fazer isso. Antes de decidir qual delas utilizar, é preciso considerar qual a melhor maneira de ouvir as pessoas pensando no seu negócio e nos seus objetivos. 

As enquetes e pesquisas são métodos muito populares para escutar o público. Contudo, existem muitas diferenças entre elas e, se você está fazendo enquetes ou pesquisa sem saber isso, pode estar prejudicando o seu negócio.  

Pensando nisso, hoje vamos te explicar a diferença entre enquete e pesquisa, tirando todas as suas dúvidas sobre o assunto. Leia o post e saiba mais!

O que é pesquisa? 

A pesquisa é uma maneira na qual pessoas ou empresas identificam e definem, geram ou avaliam ações e monitoram o desempenho sobre assuntos, produtos ou serviços. Dessa forma, é possível descobrir na prática quais são as percepções, necessidades e desejos das pessoas. 

Com a pesquisa, você é capaz de ver se o que tem sido feito na sua empresa atende as expectativas dos seus consumidores. Ou seja, as pesquisas são uma forma de descobrir e entender a opinião pública de uma maneira eficaz, comprovada por dados e métodos. 

Existem diferentes tipos de pesquisa. Sendo assim, para escolher qual deles utilizar,  você deve pensar no seu problema e objetivo. Uma pesquisa pode ser: 

Qualitativa: A pesquisa qualitativa é uma metodologia não estruturada e exploratória baseada em pequenas amostras, que proporciona percepções e compreensão do contexto do problema. 

Quantitativa: A pesquisa quantitativa é um estudo estático que explica numericamente as hipóteses levantadas para o estudo. Dessa forma, ela permite o levantamento de um grande volume de informações, pois tem como objetivo principal um estudo estruturado, permitindo comparações entre os entrevistados.

escolha entre o método quantitativo ou qualitativo será diferente para cada situação. Quer saber os tipos de pesquisa e quando usar cada uma delas? Baixe o nosso ebook gratuito sobre tipos de pesquisa de mercado e saiba mais!

O que é enquete? 

Já a enquete é uma forma informal de consultar a população. Ou seja, não há nenhum método por trás dos processos. Quem faz uma enquete não se preocupa em separar uma amostra da população, ter uma margem de erro ou outros elementos que vão de fato validar a informação.

Diferença entre enquete e pesquisa

A diferença entre enquete e pesquisa é justamente a validade dos dados. Quando falamos de enquetes, estamos lidando com informações que não são de fato comprovadas ou têm relevância estatística. Por isso, é preciso ter atenção. As enquetes podem apresentar resultados tendenciosos, porque esse levantamento não apresenta uma metodologia concreta – são respostas coletadas sem controle amostral, por exemplo.

Por outro lado, a pesquisa apresenta dados verdadeiros com embasamento metodológico. Se você deseja comprovar uma informação, descobrir a intenção de compra dos consumidores ou novas tendências do mercado, por exemplo, o ideal é fazer uma pesquisa. 

Outra diferença entre enquete e pesquisa está no questionário. Uma enquete é usada para fazer uma pergunta direta e simples, geralmente de sim ou não. Enquanto uma pesquisa apresenta uma ampla variedade de perguntas investigando a fundo o tópico abordado.

Quando fazer enquetes? 

As enquetes são uma ótima forma para interagir com o seu público. Por serem pesquisas mais curtas, podem ser facilmente geradas e divulgadas. Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas para fazer enquetes. Nesse sentido, é possível criá-las até mesmo dentro das redes sociais. 

Por exemplo, nos stories do Instagram você pode criar enquetes para engajar os seus seguidores nas publicações. 

Entenda a diferença entre enquete e pesquisa para não cometer erros

Para usar esse recurso, você deve clicar no sticker enquetes nos stories. Por lá, você consegue personalizar a pergunta e as respostas, adicionando até quatro outras opções.

Também é possível criar enquetes e compartilhar com os seus seguidores no Twitter e no LinkedIn. 

Entenda a diferença entre enquete e pesquisa para não cometer erros
Uma diferença que existe nos aplicativos é a possibilidade de definir por quanto tempo a enquete poderá ser respondida.

Por que fazer pesquisa? 

Como você já sabe, existem muitas diferenças entre enquete e pesquisa. Porém, se o seu objetivo não é apenas interagir com o seu público e sim saber a sua opinião dele para tomar decisões assertivas, não pode deixar de realizar uma pesquisa.

As pesquisas são uma forma segura de saber o que as pessoas estão pensando sobre um determinado assunto, serviço ou produto. Com informações concretas, você é capaz de traçar melhor as suas estratégias de venda.

Como fazer uma pesquisa? 

Fazer uma pesquisa pode ser muito mais fácil do que imagina. Além disso, você pode fazer isso sem precisar sair de casa. Com o Painel de Consumidores do Opinion Box, você pode fazer as suas próprias pesquisas com milhares de consumidores em poucos dias por um custo acessível.

Aqui no Opinion Box, você pode contar com um time de especialistas que vai te auxiliar do início ao fim. Caso tenha alguma dúvida durante a criação do questionário ou sobre a plataforma, estamos aqui para te ajudar!

Com até 5 dias úteis, você receberá as informações que precisa para tomar decisões com mais segurança. Entre em contato agora mesmo com um de nossos agentes e faça a sua pesquisa.

Também poderá gostar de: