Por que fazer pesquisa de mercado: as vantagens das pesquisas online para as empresas

Pedro D'Angelo
Por que fazer pesquisa de mercado: as vantagens das pesquisas online para as empresas

Fazer pesquisa de mercado online é rápido, fácil e barato. Descubra por que toda empresa deve fazer pesquisas e conheça as vantagens que as pesquisas online oferecem para todos os momentos. 

Sua empresa não faz pesquisa de mercado? Você não entende quais são as vantagens que uma pesquisa de mercado pode trazer para o seu negócio? Você até gostaria de fazer uma pesquisa, mas acha o investimento muito alto? Pare tudo o que está fazendo e leia esse post com calma. Você vai descobrir por que fazer pesquisa de mercado e as principais vantagens para o seu negócio.

Infelizmente, no Brasil, um quarto das empresas criadas vai à falência antes de completar dois anos de existência. Metade fecha as portas antes de cinco anos, de acordo com dados do Sebrae. Neste cenário, como ter certeza que você está no caminho certo?

A resposta é uma só: com informação. E a melhor forma de se obter as informações que sua empresa precisa é através de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado serve para ajudar empresas e pessoas a tomarem decisões com mais segurança. Ela fornece os dados e informações para que você conheça melhor o seu mercado, seus concorrentes, seu público-alvo e o seu próprio negócio.

Sua empresa pode mesmo fazer pesquisa de mercado?

“Qual tipo de empresa pode fazer pesquisas de mercado?” é uma pergunta que ouvimos com frequência no Opinion Box. Se você também tem essa dúvida, anote aí para nunca mais esquecer: todo mundo pode fazer pesquisas de mercado.

Multinacionais, PMEs, startups e até consultores individuais. Não importa o tamanho do seu negócio, a pesquisa sempre poderá ajudá-lo a tomar as decisões certas.

O que vai variar de acordo com o tamanho da empresa, claro, é o orçamento disponível. Com isso, empresas maiores costumam realizar um volume maior de pesquisas, com amostras mais complexas e técnicas mais avançadas.

Também é importante ressaltar que cada mercado tem uma necessidade de pesquisa diferente. Por exemplo, quem trabalha com varejo ou serviços, sabe a importância de medir a satisfação dos seus clientes.

Não importa o tamanho do seu negócio ou o mercado em que você atua, a pesquisa de mercado sempre pode ajudá-lo a chegar mais longe. 

Pesquisa de mercado online: segurança para qualquer momento

Não resta dúvidas de que toda empresa precisa basear suas decisões em dados. A era do achismo acabou.

Mas além das pesquisas de mercado tradicionais, uma solução mais recente oferece ainda mais facilidade para empresas que precisam tomar decisões com segurança. É a pesquisa de mercado online.

Comece pensando na sua vida pessoal: você provavelmente passa boa parte do tempo online, certo? Também é muito provável que na sua vida profissional a internet tenha facilitado diversas tarefas.

Profissionais e empresas podem acessar arquivos na nuvem de onde estiverem ou acompanhar métricas e resultados em tempo real. Diante de qualquer problema, é muito comum que você possa trabalhar de casa, fazendo home office sem perder produtividade, não é mesmo?

A pesquisa de mercado online funciona da mesma forma que os exemplos acima. Por ser totalmente digital, é sempre possível fazer uma pesquisa online. 

Você não vai depender de nenhum fator externo além da conexão com a internet, então nada pode te impedir de obter dados muito valiosos. Mesmo tem momentos atípicos e de dificuldades no trabalho, você pode contar com a pesquisa online. Ela sempre estará disponível, além de ter as vantagens que vou citar a seguir.

5 vantagens da pesquisas de mercado online

Agora que você sabe que as pesquisas também podem beneficiar o seu negócio, o que ainda falta para te convencer a fazer uma? E principalmente, por que fazer uma pesquisa online? Veja os 5 principais benefícios de investir em uma pesquisa de mercado online:

1. Resultados muito rápidos

A tecnologia tornou tudo mais rápido, e com a pesquisa de mercado não é diferente. Hoje, você pode começar a receber os resultados em menos de 24 horas após o disparo do questionário e completar a coleta de uma pesquisa completa em até 5 dias úteis.

Se o seu problema for prazo, não se preocupe. A pesquisa online vai resolver.

2. Preços mais acessíveis

As pesquisas de mercado online não dependem do que há de mais caro em uma coleta de dados, ou seja, pessoas e telefonia.

Assim, o custo de um projeto chega a ser inúmeras vezes mais barato. Dessa forma você pode otimizar seu orçamento e fazer mais entrevistas pagando menos.

3. Painel de respondentes

Você não precisa mais se preocupar com quem vai responder a sua pesquisa. Empresas de pesquisa online como o Opinion Box te ligam a consumidores de todo país – que se tornarão os seus entrevistados.

No caso do Opinion Box, temos um painel integrado com mais de 150 mil pessoas qualificadas em todo o país. Basta usar nossos filtros de segmentação para escolher quem você quer que responda a pesquisa.

Essa é a melhor opção para quando você precisa entrevistar um público neutro e representativo da população. Quer saber mais? Conheça o Painel do Opinion Box.

4. Acompanhamento em tempo real

Lembra que falei sobre a vantagem de trabalhar online e acompanhar tudo enquanto acontece?

Não espere a sua pesquisa terminar para ter os primeiros insights. Em algumas soluções de pesquisa online, você pode acompanhar o resultado da coleta em tempo real. Na plataforma de pesquisa Opinion Box, por exemplo, é possível conferir os dados através de gráficos e tabelas que mostram todos os detalhes da sua pesquisa, além de exportar as imagens e o banco de dados.

5. Você pode fazer tudo sozinho, de onde estiver

Assim como você consegue trabalhar da sua casa, fazendo seu home office sozinho e com tranquilidade, a pesquisa online sempre vai funcionar de onde você estiver.

Aqui no Opinion Box, por exemplo, você mesmo pode criar o seu questionário, definir a forma de coleta e o público que vai responder, disparar a pesquisa e analisar os resultados.

Tudo totalmente online, sem sair da frente do computador. Mas se precisar de ajuda, não se preocupe. Temos uma equipe de especialistas pronta para te atender também.

Como fazer uma pesquisa de mercado em 4 passos

Agora que você chegou até aqui, você já sabe por que fazer pesquisa de mercado e como cada negócio se beneficia delas. O que resta fazer? Colocar a mão na massa.

E como já avisamos, fazer uma pesquisa está cada vez mais fácil. Veja como fazer sua pesquisa online em apenas 4 passos.

1. Defina o problema da sua pesquisa de mercado online

O problema de pesquisa é aquilo que você está procurando saber. Para elaborar uma pesquisa, você deve partir de uma necessidade real de informação, como por exemplo: “Qual o melhor nome para o meu produto?” ou “Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso?”.

Caso você ainda não tenha definido com clareza qual o seu problema de pesquisa, pense quais são os desafios do seu negócio e quais informações poderiam ajudá-lo a definir os caminhos para tomar decisões mais acertadas.

2. Crie o seu questionário

O questionário será respondido pelas pessoas que vão participar de sua pesquisa, e deve trazer, de forma clara e objetiva, todas as questões que vão lhe ajudar a encontrar a resposta para você resolver o seu problema de pesquisa. Fazer as perguntas certas é um dos principais pontos para garantir o sucesso de sua pesquisa.

Após elaborar o seu questionário, não se esqueça de testá-lo. Lembre-se que você pode incluir fotos, vídeos, páginas e textos para tornar seu questionário mais dinâmico e atrativo para quem for responder. Além disso, é possível personalizar o questionário com cores e com a logomarca da sua empresa.

3. Defina o seu público

Agora é a hora de definir quem vai responder sua pesquisa.

Você pode fazê-la com os seus clientes por email, pode criar um link com o questionário e publicar no seu site e redes sociais ou utilizar um painel de consumidores.

O Opinion Box, por exemplo, possui um painel com mais de 150 mil respondentes em todo o país. Neste caso, utilize nossos filtros de segmentação para escolher com quem quer falar. Por exemplo, se você possui uma loja de produtos femininos, faça sua pesquisa apenas com mulheres.

Para definir quantas pessoas irão responder sua pesquisa, ou seja, a amostra da sua pesquisa, você precisa ter em mente que, quanto maior a amostra, menor a margem de erro.

4. Analise os resultados

Ao analisar os dados de sua pesquisa, observe os resultados gerais, e também se há alguma diferença significativa por idade, classe social, região ou sexo. Também fique atento a outros filtros que podem mostrar diferenças de comportamento e opiniões. Dessa forma, você pode obter insights interessantes e conhecer melhor o seu público.

Lembrando que na plataforma Opinion Box, você pode acompanhar os resultados da sua pesquisa em tempo real, enquanto ela está sendo realizada.

Pronto. Chegamos ao fim desse post passando por todas as etapas desde o planejamento de uma pesquisa de mercado online até o fim, na análise dos resultados. Você agora já sabe por que fazer pesquisa de mercado está pronto para criar suas próprias pesquisas. E como já sabe, as vantagens para seu negócio serão imensas. Vamos lá?

Comece se cadastrando agora na plataforma Opinion Box ou solicite um orçamento com nosso time de especialistas. E se ficar com alguma dúvida, já sabe: é só entrar em contato. Estamos aqui para te ajudar a ter sucesso em todas as decisões no seu trabalho.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.