Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisa

Danielle Salgado
Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisa

Ao apresentar os dados de uma pesquisa, a parte visual é extremamente importante. Nesse sentido, é muito importante atentar-se ao tipo de gráfico que você utilizará em determinada pergunta. Isso porque cada tipo de pergunta nos questionários envolve diferentes tipos de gráficos.

Ao selecionar um desses tipos que não se adequam à pergunta, o risco das respostas ficarem confusas ou distorcidas é alto.

Sendo assim, considerando a importância da escolha do gráfico ideal para a visualização dos dados, eu reuni nesse post os principais tipos de gráficos existentes e como aplicá-los da melhor maneira possível.

Veja o que você vai aprender neste post:

Quais os tipos de gráficos e para que servem?

Bastante comum em Data Visualization, cada gráfico possui uma diferente funcionalidade. Reuni aqui os principais tipos de gráficos que são aplicados em pesquisas e para que serve cada um deles.

Além disso, para facilitar a sua visualização, eu separei os tipos de gráficos em diferentes categorias. Confira.

Tipos de gráficos para informar um dado em destaque

Se o seu objetivo é chamar a atenção para um dado surpreendente que obteve destaque nos resultados da pesquisa, existem gráficos específicos que farão isso da melhor forma. 

Gráfico de Rosca

Além de servirem de maneira comparativa entre dados, os gráficos de rosca também podem levantar um dado em destaque.Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaNo entanto, é importante levar em consideração que os gráficos de rosca se aplicam somente quando a soma das respostas resulta em 100%. 

Em pesquisas de mercado, utilize-os somente em perguntas de resposta única

Nuvem de palavras

Esse tipo de gráfico é ideal para representar visualmente as respostas abertas de uma pesquisa. 

Além disso, a nuvem de palavras apresenta a frequência de palavras em um contexto e destaca aquelas que se encontram mais presentes. Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaNesse sentido, para enriquecer visualmente o conteúdo, você também pode trazer citações completas das palavras que estão em maior destaque.

Existem ferramentas online e gratuitas que permitem que você crie uma nuvem de palavras em poucos minutos, como a WordArt e a WordCloud Generator, por exemplo.

Tipos de gráficos para Comparar dados

Os gráficos são formas de apresentar as informações das pesquisas de forma visual. Nesse sentido, um dos tipos de gráficos mais comuns são os comparativos. 

Isso porque grande parte das vezes o que mais chama a atenção nos resultados de uma pesquisa é a correlação entre os dados. Conheça os gráficos ideais para comparar dados.

Gráfico de Barras

Os gráficos de barras são os mais populares para mostrar resultados de pesquisa. Afinal de contas, eles servem tanto para respostas únicas, nas quais o resultado é 100%, quanto para respostas múltiplas, onde o resultado é superior a 100%.

Dentro desse tipo de gráfico, existem os gráficos de barras empilhadas, usado para representar comparações em categorias ou subcategorias.Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaAlém disso, existem os gráficos de barras com dados negativos, que são a representação ideal para baterias de concordâncias de frases. Nesse sentido, o respondente precisa se manifestar a favor ou contra algo, ou ainda quando ele escolher percepções positivas e negativas. 

Do mesmo modo, os gráficos de escala também são compostos por gráficos de barras. No entanto, elas são empilhadas e marcadas por dois pontos extremos.Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaPor exemplo, uma escala de satisfação que vai de “muito insatisfeito” a “muito satisfeito”, uma escala de avaliação de notas de 0 a 10 ou uma escala de concordância que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. 

Gráfico de Setores

Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos de pizza ou rosca, também têm o intuito de comparar os dados. No entanto, utilize-os somente quando a soma dos dados resulta em 100%. 

Nesse sentido, em pesquisas de mercado, esse tipo de gráfico só é válido para perguntas de resposta única.Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaAlém disso, ele não é recomendado quando há muitas informações nas respostas, uma vez que a leitura torna-se mais difícil.

Mapa

Os gráficos de mapa são excelentes formas de comparar resultados de pesquisa de acordo com regiões geográficas. 

Nesse sentido, se a sua intenção é mostrar diferenças entre regiões ou a representatividade da sua amostra de pesquisa no país, por exemplo, os mapas são ótimos recursos visuais. 

Tipos de gráficos para Mostrar evolução

Sabemos que as mudanças vividas ao longo do tempo são constantes, e atualmente vivemos em um mundo de constantes transformações.

Para representar isso tudo visualmente em resultados de pesquisa, os gráficos que apontam evolução são excelentes ferramentas. Conheça os principais tipos de gráficos desse segmento.

Gráfico de Linhas

Os gráficos de linhas são os mais comuns para representar evolução. Você provavelmente já se deparou com esse tipo de gráfico em pesquisas que mostram a evolução da intenção de voto nos jornais, por exemplo. Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisaNesse sentido, o mais importante nesse tipo de gráfico é manter o mesmo intervalo no eixo X (horizontal) e no Y (vertical), para não distorcer os dados. 

Gráfico de Funil

Esse tipo de gráfico é ideal para mostrar como os valores se alteram ao longo de um determinado processo. Eles são bastante comuns para representar os funis de marketing e vendas, por exemplo.

Além disso, nas pesquisas de mercado, o gráfico de funil de marca mostra o desempenho de uma marca em cada uma das etapas da jornada de compra.

Tipos de gráficos para Hierarquizar ou organizar os dados

Esse tipo de gráfico é ideal para mostrar relações de hierarquia entre os dados de maneira que eles fiquem visualmente organizados.

Gráfico de Pirâmide

Os gráficos em formato de pirâmide são os mais comuns para representar a hierarquia entre dados. Um clássico exemplo desse tipo de gráfico é a pirâmide alimentar. 

Nesse sentido, os dados se organizam com as menores porcentagens no topo, e os maiores valores na base, como na imagem a seguir.Tipos de gráficos: como escolher o gráfico ideal para a sua pesquisa

Como fazer gráficos no Excel

O Excel é uma excelente ferramenta para criar gráficos de maneira simples e prática. 

Os tipos de gráficos disponíveis para serem criados na ferramenta mudam de acordo com a versão utilizada. No entanto, os três principais tipos de gráficos que são encontrados em qualquer versão da plataforma são: gráficos de barra, linha e setores.

Como criar um gráfico de barras no Excel

Primeiramente, selecione todos os dados presentes na planilha, incluindo o cabeçalho. Após isso, selecione o menu “Inserir” > “Gráfico de Barras” > “Coluna Agrupada”.

Utilize esse tipo de gráfico para comparar valores entre categorias e quando a ordem das categorias não for importante.

Após selecionar essa opção, o Excel automaticamente desenvolverá um gráfico contendo todas as informações selecionadas inicialmente. Em seguida, você poderá editar os elementos do gráfico e mudar as cores clicando nos ícones presentes no lado direito do seu gráfico.

Como criar um gráfico de linhas no Excel

Para criar um gráfico de linhas no Excel, selecione todos os dados que você deseja que apareçam no gráfico, acesse o menu “Inserir” > “Gráfico de Linhas” e selecione a representação visual que deseja utilizar.

Após isso, defina o intervalo entre os dados e faça as outras configurações que preferir. Recomenda-se que, para uma melhor visualização dos dados, você exclua as linhas de grades do gráfico. Para isso, passe o cursor do mouse por cima de uma delas e aperte a tecla “delete” quando aparecerem bolinhas nas laterais.

Como criar um gráfico de setores no Excel

Para criar um gráfico de setores (ou pizza) na plataforma, faça o mesmo procedimento inicial dos passos anteriores: selecione os dados na planilha, acesse o menu “Inserir” > “Gráfico de Pizza ou de Rosca” e selecione a representação visual de sua escolha.

Após isso, para editar os detalhes do gráfico, basta clicar em cima de cada parte presente no gráfico, como o título, por exemplo.

Uma dica interessante na hora de selecionar as cores no gráfico de pizza é que você trabalhe com a mesma cor, mudando somente a intensidade dos tons.  

Tipos de gráficos: saiba mais

Por fim, se você deseja ver todos os tipos de gráficos que representam visualmente os resultados de uma pesquisa na íntegra, baixe agora o nosso ebook gratuito “Tipos de gráficos: Como transformar dados em insights para a sua audiência.”

Clique aqui para baixar o material e aprender a fazer gráficos melhores.

Também poderá gostar de: