Como escolher a metodologia de pesquisa de mercado ideal para seu projeto

Pedro D'Angelo
Como escolher a metodologia de pesquisa de mercado ideal para seu projeto

Tomar a decisão de fazer uma pesquisa de mercado passa por uma série de escolhas. Definir um objetivo específico, escolher para quem mandar a pesquisa, enfim, são vários os pontos que requerem certo conhecimento sobre pesquisa e, claro, fazer a escolha certa. E um dos principais passos disso é escolher a metodologia de pesquisa de mercado certa.

Se você tem dúvidas ou quer conhecer melhor os tipos de metodologia de pesquisa de mercado que pode adotar no seu projeto, continue lendo! Veja agora as principais metodologias e quando usar cada uma delas.

Principais tipos de metodologia de pesquisa de mercado

Pesquisa quantitativa ou pesquisa qualitativa

A primeira distinção entre metodologias de pesquisa de mercado – e talvez a mais conhecida, fica entra pesquisa quantitativa e qualitativa.

Como o próprio nome diz, uma pesquisa quantitativa quantifica os dados para responder um problema inicial.

Essa quantificação acontece tanto na forma de coleta dos dados via questionário quanto na análise dos dados. Pesquisas quantitativas são usadas em situações nas quais você pretende validar estatisticamente uma hipótese. Isso sem, necessariamente, entender as motivações por trás das respostas.

Uma pesquisa de mercado quantitativa deve, então, seguir um modelo estruturado de questionário e entrevista.

Diferentemente das pesquisas quantitativas -, uma pesquisa qualitativa explora informações mais subjetivas e em profundidade. A pesquisa qualitativa leva em consideração as particularidades dos entrevistados em uma análise ampla e sem a ambição de quantificar os resultados na hora de analisá-los.

Esse tipo de pesquisa é conduzido de forma exploratória, em que o entrevistado é estimulado a opinar mais livremente, nem sempre de forma que pode ser expressada em números ou mesmo em palavras. Isso porque pesquisas qualitativas, mais do que seguir um questionário, seguem um roteiro, conferindo mais liberdade e participação opinativa do entrevistado.

Pesquisa tradicional x pesquisa digital

Pesquisa de mercado é um termo antigo, que remete a pesquisas realizadas presencialmente ou pelo telefone, com amostras aleatórias de um público-alvo.

Com o processo de digitalização das empresas de todo segmento possível, as pesquisas não ficaram para trás. Por isso, surgiu a metodologia de pesquisa de mercado online. As ferramentas e metodologias de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Apenas com a facilidade das ferramentas digitais, já fica claro que, quem quer optar por uma metodologia mais ágil, o meio online é a solução.

A pesquisa online pode ser conduzida com um público aleatório e representativo de uma população, contratado por meio de painéis de consumidores. Outras pesquisas, mais simples, podem ser compartilhadas com seu próprio público-alvo, como as pesquisas de satisfação e experiência do consumidor.

Público da pesquisa de mercado

Público interno e clientes da marca

Alguns questionários serão exclusivos para contatos que você já tem, como as pesquisas de satisfação. Como essas pesquisas vão para clientes, não resta dúvidas. O mesmo serve para pesquisas de RH.

Em pesquisas qualitativas, é mais provável que esse público interno não seja o mais qualificado, já que é melhor, na maioria dos projetos, buscar por respondentes que vão reagir mais naturalmente ao que sua pesquisa propõe, sem conhecer o contratante do projeto.

Público neutro contratado

Em muitos casos, será necessário para sua metodologia de pesquisa de mercado, falar com um público neutro e representativo da população.

Isso garante que a pesquisa não terá nenhum tipo de viés nas respostas, com base no que as pessoas podem conhecer de você. Para resolver essa parte, o Opinion Box possui um Painel de Consumidores com mais de 150 mil consumidores online em todo o país.

É possível escolher o perfil das pessoas que vão responder à pesquisa de mercado. Os perfis de localização, idade, renda e gênero estão disponíveis automaticamente. É possível entrevistar perfis mais específicos, como mães, pessoas que possuem carros, donos de empresa ou estudantes. Neste caso, basta entrar em contato com nosso time de especialistas e nós encontraremos as pessoas para você.

Como escolher a metodologia certa

A decisão de escolher uma metodologia de pesquisa de mercado é importante, mas existe um jeito certo de tomá-la?

Para saber qual método escolher, é claro, você precisa conhecer cada um deles.

Além de saber quais são suas opções, é fundamental que elas estejam alinhadas com o objetivo da  pesquisa de mercado. Cada tipo de pesquisa vai te ajudar a chegar em uma resposta, então não avance sem combinar o problema que quer resolver com a metodologia que mais combina com ele.

Quando falamos em escolher um fornecedor, de pesquisa de mercado ou qualquer outro segmento, não dá para não citar o budget. Para escolher a metodologia de pesquisa de mercado, então, pesquise pelo investimento necessário de cada uma delas.

Nessa tarefa, você pode acabar descobrindo que aquela pesquisa cara demais realmente não era necessária, ou que uma pesquisa mais barata não vai te atender completamente.

Quem vai fazer a pesquisa de mercado?

Pesquisa feita por você mesmo

Se você não for um especialista em pesquisa ou não trabalhar com metodologias de coleta de dados, não se preocupe. Você mesmo pode fazer algumas pesquisas.

Pesquisas mais simples, principalmente conduzidas com seu próprio público, são mais facilmente feitas por profissionais com menos experiência. Estude o assunto e você será capaz de fazer uma pesquisa NPS, por exemplo.

Recomendado para você:  Como escolher a metodologia de pesquisa de mercado ideal para seu projeto
Faça uma pesquisa de NPS e descubra se os clientes indicam sua marca”]

Pesquisa feita por especialistas da área

Por fim, você sempre terá a opção de entregar seu projeto para especialistas de pesquisa de mercado.

É isso que acontece, geralmente, nas pesquisas qualitativas, que requerem empresas especializadas em projetos do tipo. O mesmo vale para as pesquisas quantitativas, porém, quando elas são mais complexas do que uma simples pesquisa de satisfação, por exemplo.

Conte sempre com especialistas para projetos que envolvem questionários longos e complexos, bem como análises mais profundas dos dados. Uma pesquisa mal feita compromete todo o trabalho e gera dados que, depois de todas as etapas da pesquisa de mercado, serão inconclusivos.

Quer entender melhor como funciona cada metodologia de pesquisa de mercado? E melhor ainda, quer entender como escolher uma empresa para te prestar esse serviço? Veja aqui como escolher uma empresa de pesquisa de mercado para trabalhar!

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.