Como saber se sua empresa pode fazer pesquisas de mercado?

Daniela Schermann
Como saber se sua empresa pode fazer pesquisas de mercado?

Quando conto para as pessoas que eu trabalho com pesquisa de mercado, uma das perguntas que mais ouço é: “Qual tipo de empresa pode fazer pesquisas de mercado?”. Se você também tem essa dúvida, anote aí para nunca mais esquecer: todo mundo pode fazer pesquisas de mercado.

Multinacionais, PMEs, startups e até consultores. Não importa o tamanho do seu negócio, a pesquisa sempre poderá ajudá-lo a tomar as decisões certas.

O que vai variar de acordo com o tamanho da empresa, claro, é o orçamento disponível. Com isso, empresas maiores costumam realizar um volume maior de pesquisas, com amostras mais complexas e técnicas mais avançadas, que podem precisar de especialistas em estatística, antropologia, psicologia e inúmeras outras áreas do conhecimento. Mas, nesse caso, são estudos mais elaborados, com necessidades específicas.

Pesquisas de mercado para PMEs

Não importa qual seja o ramo de atuação, todas as empresas possuem desafios e objetivos muito semelhantes: diminuir custos, aumentar vendas e melhorar o fluxo de caixa. No caso das pequenas e médias empresas, esses desafios se tornam ainda maiores, porque quando o equilíbrio entre custo e receita sai do eixo, o impacto é muito maior do que em uma grande empresa.

As pesquisas de mercado se tornam uma excelente ferramenta para encontrar formas de reduzir custos e aumentar a receita. Fazer pesquisas constantemente com os seus clientes, colaboradores e até mesmo fornecedores vai ajudá-lo a identificar os motivos pelos quais você não está batendo as metas de vendas, descobrir novas oportunidades de receitas, encontrar formas de reter mais clientes, identificar gargalos na produção que podem estar impactando no custo, descobrir soluções simples para diminuir gastos e várias outras respostas para tornar sua empresa mais forte e competitiva.

E as startups?

As startups tem tanto a ganhar com as pesquisas de mercado que nós elaboramos um material específico para tratar sobre o tema. Confira aqui as pesquisas de mercado ideais para startups e o que você pode aprender com cada uma delas.

Pesquisas de mercado para agências de publicidade

Aqui no Opinion Box, nós temos muitos clientes que são agências de publicidade, desde algumas agências que estão entre as maiores do país até agências menores, que atendem pequenas contas ou realizam apenas um tipo de serviço.

Para esse mercado, as pesquisas de mercado são fundamentais desde o momento em que se está batalhando por um novo cliente. Antes das pesquisas digitais, seria inimaginável realizar uma pesquisa de mercado para participar de uma concorrência, já que os prazos, nesses casos, são super limitados.

Mas agora que a pesquisa online permite que você tenha os resultados em mãos em poucos dias – ou, dependendo da pesquisa, até mesmo em horas – muitas agências estão recorrendo à pesquisa para obter insights diferenciados e sair na frente na concorrência.

Além disso, as agências podem fazer pesquisas para testes de campanhas, testes de produtos, de logotipo, de slogan, de posicionamento de marca e de tantas outras etapas do processo criativo, que evitam errar o posicionamento estratégico de uma campanha e também ajudam a convencer o cliente no momento da aprovação das peças.

Diferentes mercados

Cada mercado tem uma necessidade de pesquisa diferente. Por exemplo, quem trabalha com varejo ou serviços, sabe a importância de medir constantemente a satisfação dos seus clientes.

Já quem trabalha na área de finanças, precisa entender muito bem os hábitos de compra dos consumidores, as formas de pagamento mais usuais, as mudanças de comportamento provocadas pelo e-commerce e pelo m-commerce e estar sempre informado sobre as tendências políticas e econômicas mundiais e o impacto disso na sociedade.

Não importa o tamanho do seu negócio ou o mercado em que você atua, a pesquisa de mercado sempre pode ajudá-lo a chegar mais longe. Por isso, se você acreditava que apenas empresas grandes poderiam fazer pesquisas de mercado, aproveite e confira aqui os 7 mitos de pesquisa de mercado que você precisa esquecer agora mesmo.

Também poderá gostar de: