Clima Organizacional: o que é, como melhorar e tudo que você precisa saber sobre o tema

Clima Organizacional: o que é, como melhorar e tudo que você precisa saber sobre o tema

Quando o assunto é clima organizacional, vários conceitos podem vir em mente. Ambiente agradável, cultura forte, necessidades, bem-estar e satisfação dos colaboradores, postura das lideranças e muito mais.

Todas as empresas almejam por um clima organizacional agradável, afinal de contas, isso traz diversos benefícios para todos os pilares do negócio.

Entretanto, como atingir esse patamar? Existem várias maneiras de construir um bom clima organizacional dentro de uma empresa.

Pensando nisso, separamos nesse post tudo que você precisa saber sobre esse tema, além de dicas para alcançar um clima organizacional agradável para colaboradores e lideranças. Confira.

Clima organizacional: o que é?

O clima organizacional é um conceito dado a partir do conjunto de percepções dos colaboradores em relação à empresa.

Essas percepções estão relacionadas ao ambiente de trabalho, cultura organizacional e relacionamentos interpessoais, que estão presentes no dia-a-dia da equipe.

Para entender em qual nível de cultura organizacional a sua empresa está, é necessário realizar pesquisas focadas no tema. 

As pesquisas de clima organizacional são baseadas em perguntas que focam principalmente no ambiente de trabalho, relacionamento entre os colaboradores e expectativas em relação à empresa, por exemplo.

Seus resultados são muito importantes para definir estratégias de melhorias para a equipe, visando melhorar o clima organizacional.

Quais os benefícios de um bom clima organizacional?

Quando uma empresa se preocupa em manter um bom clima organizacional, as vantagens se estendem para todos os seus setores

É uma relação de causa/consequência. Por exemplo: quando você proporciona um clima organizacional saudável para os seus colaboradores, eles ficarão mais satisfeitos e além de se tornarem verdadeiros promotores da marca, a tendência é de que a qualidade e a produtividade do trabalho também melhorem.

Além disso, outros benefícios de um clima organizacional saudável são:

Incentivo à criatividade da equipe

Quando um colaborador está inserido em um clima organizacional descontraído, ele tende a ter mais liberdade para pensar “fora da caixa”.

Na prática, isso significa que o funcionário estará mais propenso a desenvolver suas ideias criativas sem medos de julgamento, em que muitas das vezes resultarão em um trabalho diferenciado e inovador.

União fortalecida entre a equipe

O trabalho em equipe é extremamente valorizado em empresas que têm um bom clima organizacional. 

Para isso, é importante reforçar a importância do trabalho em equipe na cultura da empresa, fazendo com que os colaboradores sentem prazer em atingir objetivos comuns.

Além disso, acatar as sugestões dos colaboradores em relação ao trabalho em equipe nas pesquisas de clima organizacional também é muito importante para construir uma relação de harmonia e confiança entre os times.

Diminuição do absenteísmo

A redução de faltas e atrasos dos colaboradores é um sinal muito claro de que a empresa está melhorando o seu clima organizacional.

Investir no bem-estar dos colaboradores também faz parte das ações de melhoria do clima organizacional.

Quando isso acontece, os funcionários estarão muito mais dispostos a cumprirem com seus horários e compromissos da melhor maneira possível. Logo, ambas as partes são beneficiadas.

Melhoria na experiência do cliente

Como dito anteriormente, quando o colaborador se sente bem em uma empresa, entregará resultados melhores.

Isso influenciará diretamente a experiência do cliente, uma vez que os colaboradores estarão treinados e bem dispostos a oferecerem a melhor experiência possível para os clientes da empresa.

Além disso, ao oferecer uma boa experiência aos clientes, a tendência é que eles se fidelizem e tragam novos consumidores para o seu negócio, gerando aumento na receita e redução da taxa de churn. Mais um exemplo de um benefício levando a vários outros!

Melhoria no recrutamento

Quando uma empresa tem um bom clima organizacional, os próprios colaboradores tornam-se promotores, elevando a reputação do negócio e atraindo mais candidatos qualificados.

Além disso, ao oferecer um clima agradável aos colaboradores, a tendência é que os talentos permaneçam por muito mais tempo na empresa, reduzindo as necessidades de contratações.

Como implementar um bom clima organizacional em uma empresa?

Agora que você já sabe o que é o clima organizacional e seus principais benefícios, vem outro questionamento: como colocar tudo em prática e melhorar o clima organizacional da minha empresa?

Existem diversas formas de fazer essas mudanças. Lembrando que são alterações que devem ser constantes, uma vez que as pessoas mudam constantemente e é preciso acompanhar esse processo.

As principais maneiras de melhorar o clima organizacional de uma empresa são:

Pesquisas de clima organizacional frequentes

A princípio, é importante destacar que as pesquisas de clima organizacional devem ser feitas com uma frequência de uma ou duas vezes ao ano. 

Além de compreender o que deve ser mudado, as pesquisas também serão importantes para analisar as mudanças de percepção e satisfação dos colaboradores sobre a empresa ao longo do tempo.

Além disso, é necessário elaborar um planejamento da pesquisa de clima, definindo a duração, os responsáveis, e como os resultados serão divulgados.

Em seguida, a equipe deve ser informada sobre a pesquisa com antecedência, deixando claro que ela será sobre clima organizacional e não uma avaliação de performance individual.

Os colaboradores devem sentir-se seguros para que possam responder da forma mais honesta possível, para não distorcer os resultados. 

Ações de endomarketing

O endomarketing é o marketing interno da empresa. As ações de endomarketing fazem parte da construção do employee experience.

Recomendado para você:  Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing

Elas são essenciais para engajar a equipe e fazer com que os colaboradores sintam-se valorizados.

Essas ações são traçadas pela equipe de Marketing em conjunto com a equipe de RH da empresa, e ajudam a melhorar a motivação, produtividade e consequentemente o clima organizacional.

Feedbacks constantes

Os feedbacks frequentes são muito importantes para a construção de uma boa relação entre as lideranças e as equipes, além de serem fundamentais para corrigir o que precisa melhorar e manter o que está dando certo.

Dar e receber feedbacks positivos e negativos são essenciais no dia-a-dia corporativo. É muito importante reconhecer o que está dando certo e apontar o que pode ser melhorado.

Esses feedbacks devem ser feitos de forma que o colaborador não sinta-se constrangido e é muito importante destacar que um feedback negativo nunca deve ser dado de forma agressiva e destrutiva, e sim em forma de diálogo para não ofender o colaborador.

Boa infraestrutura

O ambiente físico de trabalho também interfere diretamente no clima organizacional.

Oferecer uma infraestrutura com instalações adequadas para atender às necessidades das funções de todos os colaboradores é fundamental para isso.

Caso a sua empresa funcione em regime de home office, é imprescindível garantir equipamentos de qualidade e uma boa estrutura para que os colaboradores sintam-se confortáveis trabalhando de suas casas.

Esse conjunto de ações evita situações de desconforto, estresse e reclamações entre a equipe.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores

O investimento na capacitação dos colaboradores é um grande diferencial que uma empresa pode oferecer.

Além do colaborador replicar os conhecimentos adquiridos nesse investimento em sua área de atuação na empresa, ele se sentirá valorizado e satisfeito com a organização.

Sendo assim, oferecer cursos técnicos ou até mesmo voltados para as soft skills, que são as habilidades voltadas para o comportamento do colaborador, são fundamentais nesse processo.

É importante também dar a liberdade para que os próprios colaboradores encontrem cursos capacitantes e, caso faça sentido, a empresa faça o investimento.

Estabelecer metas viáveis

É muito importante que haja uma análise elaborada ao estabelecer uma meta.

Afinal de contas, quando uma meta muito inalcançável é definida, a equipe se desmotiva, uma vez que já é imaginável que ela não será alcançada. Por outro lado, quando a meta é muito fácil de ser alcançada, não há desafios e nem mudanças consideráveis nos resultados.

Sendo assim, é muito importante estabelecer metas atingíveis para motivar e desafiar a equipe.

Para isso, analisar os dados de metas anteriores e fazer um bom planejamento é muito importante.

Ao bater uma meta, é essencial que a equipe seja reconhecida. Caso possível, elaborar comemorações e premiações também são atitudes que contribuem para a construção de um clima agradável, uma vez que os colaboradores se sentirão valorizados por terem alcançado as metas.

Quero melhorar o clima organizacional da minha empresa

Agora que você já sabe os benefícios de um bom clima organizacional e como melhorá-lo, que tal dar o primeiro passo?

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, é possível elaborar uma pesquisa de clima organizacional e enviá-la para os colaboradores.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e comece agora a sua estratégia. 

 

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.