Pesquisas para RH: 5 pesquisas online para aplicar na área de Recursos Humanos

Pedro D'Angelo
Pesquisas para RH: 5 pesquisas online para aplicar na área de Recursos Humanos

Quando falamos do uso da pesquisa online, é normal atribuir seus benefícios só às áreas de marketing, vendas, negócios e produto. A verdade é que nem só nessas áreas que as pesquisas oferecem insights valiosos. O que nem todo mundo sabe, mas vai descobrir agora, é a variedade de pesquisas para RH e suas utilidades no dia a dia de uma empresa.

Para ouvir seu público interno, melhorar a comunicação e o clima organizacional, otimizar processos e manter funcionários satisfeitos, continue lendo. Vamos te contar as vantagens das pesquisas para RH e passar pelas pesquisas mais importantes que você pode fazer online para sua área de Recursos Humanos.

Por que fazer pesquisas para RH online?

As pesquisas para RH existem para ouvir o público interno e desenvolver ações para melhorar o clima organizacional. Para alcançar os objetivos dessas pesquisas, a área de recursos humanos pode se aproveitar muito das vantagens da pesquisa online.

Em primeiro lugar, optar por fazer pesquisas online significa mais agilidade. É muito mais prático responder a um questionário online ao invés de um impresso, por exemplo. Isso sem contar que é mais fácil criar questionários, enviar para o público e analisar os resultados, tudo em uma mesma plataforma, sem sair da frente do computador.

Mais importante que isso, a pesquisa online garante a confidencialidade, para não inibir os colaboradores e aumentar a taxa de respostas. Na plataforma de pesquisa do Opinion Box, por exemplo, você dispara suas pesquisas por e-mail e recebe os dados de forma anônima, sem vincular as respostas a cada usuário. Assim, o colaborador tem mais liberdade para dar sua opinião.

1. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é a mais famosa entre as pesquisas para RH, e isso não é a toa.

Tanto os gestores quanto a equipe de Recursos Humanos devem trabalhar para manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo. Por isso, faça uma pesquisa para avaliar como está o ambiente de trabalho, a relação entre os colegas e outros pontos importantes.

Ouça os funcionários com frequência para entender sua satisfação e trabalhe em cima dos dados para motivar mais a equipe.

2. Pesquisa de comunicação organizacional

A comunicação dentro da empresa precisa funcionar sem ruídos e confusões. Por isso, aposte em uma pesquisa online para avaliar se os processos de comunicação da sua empresa estão ocorrendo de forma correta e efetiva.

Pergunte ao time sobre os canais de comunicação e a clareza das informações. Também aproveite para questionar sobre novas ideias e sugestões que podem fazer com que a comunicação flua melhor.

3. Pesquisa de satisfação interna

Medir a satisfação é sempre importante. Não importa se é a dos seus clientes ou funcionários, toda empresa precisa entender as vantagens de perguntar às pessoas o que elas pensam.

Uma pesquisa de satisfação interna é a melhor forma de responder perguntas importantes sobre o time da empresa. Seus funcionários estão satisfeitos? Ouça as opiniões e sugestões do time e descubra o que pode melhorar.

4. Pesquisa de satisfação com benefícios

A prática de oferecer benefícios para os colaboradores mantém a equipe satisfeita, colabora para a qualidade de vida dos funcionários e diz muito sobre a cultura da empresa. Mas como é a percepção dos funcionários sobre isso?

Faça uma pesquisa para avaliar o que a equipe acha dos benefícios que ela ganha atualmente. Pergunte se os benefícios atendem às suas necessidades e como são utilizados. Pergunte quais outros benefícios os funcionários gostariam de receber e como eles melhorariam a satisfação deles. A partir desses dados você pode descobrir se a política de benefícios ajuda na satisfação ou se ainda precisa ser melhorada.

5. Avaliação de eventos internos

No dia a dia das empresas é comum que o RH se responsabilize por alguns eventos internos. Esse tipo de evento pode ser desde uma confraternização a ações mais direcionadas para a satisfação dos funcionários. E eles sempre precisam dar certo. E depois que eles passam, a melhor forma de medir o sucesso é fazendo uma pesquisa.

Levante os pontos principais sobre o evento e questione os participantes através de um questionário online. Pergunte sobre a estrutura, local, palestras, coffee break e tudo mais que aconteceu. Enquanto faz isso, você consegue melhorar os eventos futuros a partir do feedback.

Gostou do conteúdo e quer continuar por dentro das novidades sobre pesquisa de mercado, experiência do cliente e inovação? Então siga acompanhando o Blog Opinion Box!

Também poderá gostar de: