Pesquisas para RH: 5 pesquisas online para aplicar na área de Recursos Humanos

Pedro D'Angelo
Pesquisas para RH: 5 pesquisas online para aplicar na área de Recursos Humanos

Quando falamos do uso da pesquisa online, é normal atribuir seus benefícios só às áreas de marketing, vendas, negócios e produto. A verdade é que nem só nessas áreas que as pesquisas oferecem insights valiosos. O que nem todo mundo sabe, mas vai descobrir agora, é a variedade de pesquisas para RH e suas utilidades no dia a dia de uma empresa.

Para ouvir seu público interno, melhorar a comunicação e o clima organizacional, otimizar processos e manter funcionários satisfeitos, continue lendo. Vamos te contar as vantagens das pesquisas para RH e passar pelas pesquisas mais importantes que você pode fazer online para sua área de Recursos Humanos.

Por que fazer pesquisas para RH online?

As pesquisas para RH existem para ouvir o público interno e desenvolver ações para melhorar o clima organizacional. Para alcançar os objetivos dessas pesquisas, a área de recursos humanos pode se aproveitar muito das vantagens da pesquisa online.

Em primeiro lugar, optar por fazer pesquisas online significa mais agilidade. É muito mais prático responder a um questionário online ao invés de um impresso, por exemplo. Isso sem contar que é mais fácil criar questionários, enviar para o público e analisar os resultados, tudo em uma mesma plataforma, sem sair da frente do computador.

Mais importante que isso, a pesquisa online garante a confidencialidade, para não inibir os colaboradores e aumentar a taxa de respostas. Na plataforma de pesquisa do Opinion Box, por exemplo, você dispara suas pesquisas por e-mail e recebe os dados de forma anônima, sem vincular as respostas a cada usuário. Assim, o colaborador tem mais liberdade para dar sua opinião.

Recomendado para você:  O que é market share e como calcular a fatia de mercado do seu negócio

1. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é a mais famosa entre as pesquisas para RH, e isso não é a toa.

Tanto os gestores quanto a equipe de Recursos Humanos devem trabalhar para manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo. Por isso, faça uma pesquisa para avaliar como está o ambiente de trabalho, a relação entre os colegas e outros pontos importantes.

Ouça os funcionários com frequência para entender sua satisfação e trabalhe em cima dos dados para motivar mais a equipe.

2. Pesquisa de comunicação organizacional

A comunicação dentro da empresa precisa funcionar sem ruídos e confusões. Por isso, aposte em uma pesquisa online para avaliar se os processos de comunicação da sua empresa estão ocorrendo de forma correta e efetiva.

Pergunte ao time sobre os canais de comunicação e a clareza das informações. Também aproveite para questionar sobre novas ideias e sugestões que podem fazer com que a comunicação flua melhor.

3. Pesquisa de satisfação interna

Medir a satisfação é sempre importante. Não importa se é a dos seus clientes ou funcionários, toda empresa precisa entender as vantagens de perguntar às pessoas o que elas pensam.

Uma pesquisa de satisfação interna é a melhor forma de responder perguntas importantes sobre o time da empresa. Seus funcionários estão satisfeitos? Ouça as opiniões e sugestões do time e descubra o que pode melhorar.

4. Pesquisa de satisfação com benefícios

A prática de oferecer benefícios para os colaboradores mantém a equipe satisfeita, colabora para a qualidade de vida dos funcionários e diz muito sobre a cultura da empresa. Mas como é a percepção dos funcionários sobre isso?

Faça uma pesquisa para avaliar o que a equipe acha dos benefícios que ela ganha atualmente. Pergunte se os benefícios atendem às suas necessidades e como são utilizados. Pergunte quais outros benefícios os funcionários gostariam de receber e como eles melhorariam a satisfação deles. A partir desses dados você pode descobrir se a política de benefícios ajuda na satisfação ou se ainda precisa ser melhorada.

5. Avaliação de eventos internos

No dia a dia das empresas é comum que o RH se responsabilize por alguns eventos internos. Esse tipo de evento pode ser desde uma confraternização a ações mais direcionadas para a satisfação dos funcionários. E eles sempre precisam dar certo. E depois que eles passam, a melhor forma de medir o sucesso é fazendo uma pesquisa.

Levante os pontos principais sobre o evento e questione os participantes através de um questionário online. Pergunte sobre a estrutura, local, palestras, coffee break e tudo mais que aconteceu. Enquanto faz isso, você consegue melhorar os eventos futuros a partir do feedback.

Quero fazer pesquisas para RH

Está convencido da importância das pesquisas para RH? Então faça as suas próprias pesquisas para recursos humanos agora mesmo!

Conheça nossa plataforma de pesquisa e cadastre-se grátis. Por lá é possível fazer pesquisas com seu próprio público até mesmo gratuitamente.

Aproveite também para conferir os nossos modelos de questionário de pesquisas para RH. Todos os modelos são gratuitos e editáveis para usar de acordo com a sua necessidade. Mesmo assim, se precisar de ajuda para criar os questionários, fale com a nossa equipe.

Também poderá gostar de:

Margem de erro: tudo o que você precisa saber sobre esse índice de pes... A margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa. Entenda de uma vez...
Pesquisa online é confiável? O que você precisa saber antes de contrat... Realizar ou contratar uma pesquisa online é confiável? A ideia deste post é responder essa questão e já vamos adiantar: ...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail