Cultura organizacional: como implantar uma cultura forte na sua empresa

Daniela Schermann
Cultura organizacional: como implantar uma cultura forte na sua empresa

A cultura organizacional é um ponto que merece muita atenção da liderança da empresa. Descubra o que é, por que ela e tão importante, como implantar uma cultura organizacional forte e os diferentes tipos de cultura. 

Não é a toa que a cultura organizacional é uma preocupação cada vez mais frequente no dia a dia das empresas. Ela influencia diretamente a atração e retenção de talentos e também a produtividade da empresa como um todo. Ela vai ditar a capacidade que a empresa tem para se adaptar à transformação digital ou não.

Em última instância, a cultura organizacional está diretamente relacionada ao sucesso ou ao fracasso de uma empresa.

Acha exagero? Leia esse post até o fim e você vai ver como o assunto é importante.

O que é cultura organizacional

Cultura organizacional é o conceito que envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade de uma empresa. As empresas podem ser consideradas microcosmos, que possuem regras, hierarquias, princípios éticos e valores que ditam o comportamento das pessoas que ali convivem.

Cada cidade, país ou grupo de pessoas possui a sua própria cultura. O mesmo acontece com as empresas. E é a isso que damos o nome de cultura organizacional.

Importância da cultura organizacional

Já não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma mudança de era. Assim como a evolução agrícola, a invenção da escrita e a revolução industrial, a internet está transformando a forma como as pessoas se relacionam, consomem e trabalham.

A transformação digital já está impactando e vai impactar ainda mais a cultura organizacional. Por isso, se este sempre foi um tema importante, agora a cultura organizacional se torna um tema urgente.

As empresas que se preocupam em construir uma cultura organizacional forte encontram diversos benefícios, como por exemplo:

Recomendado para você:  Transformação digital nas empresas: o que é e por que só se fala nisso?

Engajamento

Engajar os colaboradores na cultura organizacional da empresa cria outras motivações para cada indivíduo que trabalha na sua empresa, muito além do salário ou dos benefícios. Se os seus funcionários se identificam com a missão da empresa, eles serão mais participativos.

Satisfação dos funcionários

Da mesma forma, se os seus colaboradores conhecem e se identificam com a missão e valores da empresa, eles serão mais felizes e satisfeitos.

Produtividade

Pessoas felizes, satisfeitas, motivadas e participativas, obviamente, vão ser pessoas mais produtivas.

Retenção

Por fim, se as pessoas gostam do ambiente de trabalho, se identificam com a cultura da empresa e se sentem realizadas porque estão produzindo um bom trabalho, elas não terão muitos motivos para deixar a empresa. Dessa forma, a retenção dos talentos do seu time será muito maior.

Características da cultura organizacional

Mas afinal, quais são as características que definem a cultura organizacional de uma empresa? É comum dizer que existem 7 características que vão definir a cultura organizacional da sua empresa. São elas:

1. Inovação

Os colaboradores do seu time são estimulados a inovar?

Imagine que um analista de uma empresa propõe para a diretoria a adoção de uma nova ferramenta ou processo de trabalho.

A forma como os gestores vão lidar com essa iniciativa está diretamente relacionada à cultura organizacional. Há empresas que imediatamente vão tentar implantar a novidade e avaliar os resultados. Por outro lado, há empresas que vão dizer que aquilo não é uma prioridade ou que não há tempo para isso.

2. Estabilidade X Crescimento

Outra característica que define a cultura organizacional de uma empresa é a sua disposição para correr riscos. Cada vez mais as empresas estão preocupadas em tomar decisões com segurança, com base em dados e sem achismo.

Mas sempre se chega em um momento em que é preciso arriscar. Se a empresa não está disposta a se arriscar e se preocupa apenas em manter o status quo, ela está construindo um tipo de cultura organizacional. Se ela aceita os riscos e abraça as mudanças que podem ajudá-la a crescer, é outro tipo de cultura organizacional.

Não preciso nem dizer qual delas tem mais chance de ter sucesso, não é mesmo?

Cultura organizacional: como implantar uma cultura forte na sua empresa

3. Atenção aos detalhes

O terceiro fator que caracteriza a cultura organizacional é o quanto se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. O cuidado com a entrega e a qualidade dos trabalhos faz parte da cultura da empresa.

4.Orientação para resultados

Empresas orientadas para resultados têm uma preocupação muito grande em entregar resultados e números, sem dar atenção às formas e processos que levam a isso. Em outras palavras, elas focam apenas nos objetivos, sem se preocupar com os meios para atingir tais objetivos.

5.Orientação para as pessoas

Paralelamente à orientação para resultados, está a orientação para pessoas. Isso quer dizer que as decisões dos líderes da empresa levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.

O equilíbrio entre a orientação para resultados e a orientação para pessoas é fundamental para que uma empresa tenha uma cultura organizacional forte.

6.Espírito de equipe

A sexta característica da cultura organizacional está relacionada à capacidade do time trabalhar em equipe. A empresa pode estimular a realização dos trabalhos em equipe e organizar suas atividades focando grupos e não indivíduos.

Diversos fatores influenciam o espírito de equipe, desde a organização espacial do local de trabalho até a distribuição de metas. Se você quer estimular o espírito de equipe, planeje um local de trabalho com espaço de convivência, mesas sem baias e salas sem divisórias. Além disso, tenha sempre metas voltadas para o time, e não apenas metas individuais.

7.Competitividade

Juntamente com o espírito de equipe, está a competitividade interna. Metas individuais agressivas, gestores que constantemente comparam o desempenho dos funcionários em público e outras práticas acabam criando uma competitividade extrema, ou até mesmo uma agressividade, entre os colaboradores e tornam o ambiente de trabalho hostil.

Tipos de cultura organizacional: como saber qual é a sua?

A partir de todas as características descritas acima, fica fácil entender qual o tipo de cultura organizacional que a sua empresa possui, ou qual é o tipo de cultura que você quer criar para a sua organização.

Mas, além disso, para ajudar a definir e implantar a cultura da sua empresa, vamos trazer também os quatro tipos de cultura organizacional definidos por Charles Handy. Este filósofo irlandês se tornou especialista em behaviourismo organizacional e gestão e é um dos maiores nomes do mundo quando o assunto é cultura organizacional.

Com diversos livros publicados, ele fala recorrentemente sobre o futuro do trabalho, as mudanças na forma de trabalho e seus efeitos em nossas vidas.

Veja então quais são os quatro tipos de cultura organizacional proposto pelo autor:

Cultura do poder

Como o próprio nome diz, são empresas em que prevalece a cultura daquele que tem mais poder. Normalmente ocorre em empresas pequenas ou que possuem apenas um único dono ou presidente. São marcadas por ambientes competitivos, foco em resultados e pouca inovação.

Cultura dos papéis

Neste tipo de cultura, o papel de cada um é bem definido, ou seja, há uma hierarquia clara e rígida. Assim como a cultura do poder, não possui muito espaço para inovação ou para correr riscos.

Cultura das tarefas

Empresas com esse tipo de cultura estão mais focadas em proporcionar criatividade e liberdade às ações dos seu time. São flexíveis e abertas à mudança, com disposição para correr riscos e inovar.

Cultura de pessoas

Por fim, as empresas que têm uma cultura com foco nas pessoas se preocupam com a satisfação dos colaboradores, valorizam os talentos e abraçam as novas ideias constantemente.

Cultura organizacional: como implantar uma cultura forte na sua empresa

Como definir a cultura organizacional da sua empresa

Se você está abrindo uma nova empresa, trabalha em uma empresa pequena, ou quer levar a preocupação com a cultura organizacional para o seu ambiente de trabalho, veja quais são os principais fatores que ajudam a definir a cultura organizacional da sua empresa:

Missão e valores

A missão e os valores de uma empresa são a origem de toda e qualquer cultura organizacional. Ainda que, em muitos casos, não deixe de ser um papel pregado na parede, é a missão e os valores que mostram qual a intenção daquela empresa. Ou seja, representam o que aquela organização pretende ser e quais os principais valores que a movem.

Recomendado para você:  Opinion Box: quais são os valores que nos movem

Imagem do CEO e líderes

Mesmo em empresas que não têm uma cultura de poder, a imagem do CEO e dos líderes sempre influencia diretamente na cultura da empresa. Antes de mais nada, eles serão os primeiros colaboradores do time, e os responsáveis pelas primeiras contratações.

Além disso, as pessoas que ocupam os cargos mais altos invariavelmente servem de exemplo aos demais. Por isso, se o CEO ou os demais gestores abandonam a missão e os valores da empresa em suas atitudes, não há como exigir um comportamento diferente dos demais colaboradores.

Itens do dia a dia que definem a cultura organizacional

Além disso, diversos itens do dia a dia, que podem parecer insignificantes em um primeiro momento, influenciam diretamente a cultura da empresa.

Vamos ver alguns exemplos?

Dress code

É bem fácil entender que a cultura de uma organização que exige traje social dos colaboradores é absolutamente diferente de outra que permite o uso de bermuda, não é mesmo?

Horário flexível

Da mesma forma, empresas que não possuem nenhuma flexibilidade no horário também constroem uma cultura diferente daquelas que possuem horário flexível ou que possibilitam o trabalho remoto.

Comunicação e transparência

A forma como a empresa se comunica com seus colaboradores e o nível de transparência das informações também vai ajudar a sua empresa a construir sua cultura. Se você quer ter uma cultura que valoriza as pessoas, preocupe-se em criar diferentes canais de comunicação e facilitar o acesso aos gestores.

Além disso, compartilhe com o time o máximo de informações sobre a empresa que puder, inclusive metas e resultados financeiros. Isso ajuda a aumentar o engajamento e a motivação do time.

Eventos sociais

Promover momentos de socialização entre os colaboradores também facilita a construção de uma cultura forte. Aqui no Opinion Box, por exemplo, a gente promove uma gincana entre todos os colaboradores, para gerar um momento de descontração e diversão.

Rituais

Rituais também são um fator importante para a construção de uma cultura. Estabeleça rituais para comemorar resultados alcançados pelo time, ou até mesmo para comemorar o aniversário de cada um.

Usando o Opinion Box mais uma vez como exemplo, nós sempre promovemos um evento comemorativo ao final de cada trimestre com as metas batidas.

Em 2017, nós batemos nossas metas em todos os trimestres. Por isso, fizemos um café da manhã, levamos a equipe toda ao cinema, promovemos um almoço com todo o time e fizemos um happy hour bem animado com os colaboradores.

Como implantar a cultura organizacional na sua empresa

Se você chegou até aqui e está gostando das nossas dicas para definir a cultura organizacional na sua empresa, veja agora dicas práticas para começar a implantar uma cultura forte:

Documente a sua cultura organizacional

É claro que ações que não saem do papel não são nada mais do que planos ou ideias. Mas documentar a sua cultura organizacional ajuda a concretizá-la.

Pode ser um documento reunindo todas as diretrizes da cultura da empresa. Pode ser um código de ética com os valores e princípios éticos aceitáveis e inaceitáveis pela empresa. Pode ser uma apresentação com a missão e os valores. Pode ser isso tudo junto.

O importante é que, de alguma forma, essas informações estejam documentadas e acessíveis a todos os colaboradores.

Ações da liderança

Nós falamos acima que a imagem do CEO e demais líderes influencia na cultura. Por isso, se você ocupa um cargo de liderança, procure sempre liderar pelo exemplo. Esteja engajado com as ações e metas da empresa e siga à risca os princípios éticos determinados pelo código de ética.

Contratação

A cultura de uma empresa é feita pelas pessoas que compõem aquela organização. Por isso, é preciso ter em mente a cultura da sua empresa no momento de contratar.

Os novos colaboradores precisam ter fit cultural, e é preciso procurar identificar esse fit durante todo o processo seletivo.

Demissão

É comum ouvir que as pessoas são contratadas por suas competências técnicas e demitidas pelo seu comportamento. Se um colaborador não consegue se adequar à cultura organizacional da empresa, não tem como mantê-lo no time.

Rituais da organização

Estabeleça rituais que ajudem a reforçar a cultura organizacional da empresa. Estabeleça os canais de comunicação, os formatos de reunião da sua empresa, os ritos de comemoração e os eventos sociais.

Além disso, há um item muito importante. Realize feedback contínuo com o time, com foco tanto em performance quanto em fit cultural. Além disso, realize avaliações de desempenho periodicamente, com foco nos aspectos da cultura organizacional.

Pesquisa de clima organizacional

Por fim, mas não menos importante, realize pesquisas de clima organizacional periodicamente com seus colaboradores. As pesquisas de clima organizacional avaliam a satisfação dos colaboradores e o engajamento com a empresa.

Além disso, mostra como o time enxerga a cultura organizacional e demonstra uma preocupação da empresa em ouvir o time, aumentando o engajamento e a motivação.

Recomendado para você:  3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa

Quer saber como fazer uma pesquisa de clima organizacional? Nós podemos te ajudar! Nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado e podemos criar o seu questionário e enviá-lo para todos os colaboradores da sua empresa.

Se você quer implantar uma cultura organizacional forte na sua empresa, entender o que os seus colaboradores pensam sobre a empresa pode ser o primeiro passo. Converse com a gente!

Também poderá gostar de:

Como aumentar a produtividade da sua equipe: 11 dicas e apps Os desafios no dia a dia de uma empresa não são poucos. Vender mais, fidelizar clientes, entrar na mente do consumidor. ...
3 modelos de questionário de clima organizacional para sua empresa Neste post nós vamos falar sobre a importância de manter um bom clima organizacional na sua empresa e oferecer 3 modelos...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail