4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

Pedro D'Angelo
4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

Fazer pesquisa de mercado está cada vez mais fácil nos dias de hoje. Com as ferramentas digitais, é possível que, mesmo sem muita experiência no assunto, você consiga realizar pesquisas com seus clientes, prospects ou com os colaboradores da sua empresa. Com essa democratização da pesquisa de mercado, você pensa nas perguntas que quer fazer, elabora seu questionário, define o público e dispara sua pesquisa. Simples, certo? Sim!, mas nem todo mundo sabe disso ainda.

Quem faz pesquisa de mercado sempre acaba escutando algumas frases clássicas, vindas de quem não tem muita experiência no assunto. Separamos então algumas dessas frases que já estamos cansados de ouvir sobre pesquisa de mercado – e que nem sempre são verdade, é claro. Vamos trabalhar a paciência e conferir quais são elas:

Mas ainda se usa pesquisa de mercado hoje em dia?

Mas é claro! Muita gente pode pensar que pesquisa de mercado é uma prática ultrapassada, por existir há tanto tempo e ser feita de formas nem sempre consideradas modernas. O que acontece é justamente o contrário. Não só as pesquisas online são relevantes atualmente, por se tratarem da forma mais inovadora, mas as pesquisas presenciais e pelo telefone ainda são muito úteis para quem precisa administrar um negócio, seja ele de qualquer porte ou segmento.

Sabendo o tipo certo de pesquisa para o seu negócio, essa prática se torna essencial para você crescer mais no mercado atual, que se torna cada vez mais competitivo.

4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

Você acha mesmo que sua empresa precisa fazer pesquisa?

Para desmistificar de vez: todo negócio pode se beneficiar de pesquisa de mercado. Não importa se você tem uma pequena loja em seu bairro ou é gerente de uma grande empresa. Fazer pesquisa quer dizer entender melhor o seu consumidor, saber como sua empresa se posiciona diante da concorrência e, com essas e muitas outras informações, ajudar o negócio a crescer. E no fim das contas, o objetivo é sempre esse, certo?

4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

Mas você vai gastar mesmo dinheiro com isso?

Tudo bem, nós entendemos que conseguir verbas para o marketing da empresa nem sempre é tarefa fácil. Em um cenário de crise, em especial, fica difícil encaixar muita coisa no orçamento da empresa. Mas nessa hora, é importante lembrar – e explicar para quem não entende do assunto, que a pesquisa de mercado traz insights bastante únicos para ajudar seu negócio a se sobressair no mercado, continuar crescendo ou encontrar pontos que devem ser melhorados.

Ah, e você ainda pode ter a opção de realizar pesquisas gratuitamente, caso ela seja voltada para seu público interno ou seu público consista em uma lista de contatos que você já possui.

Recomendado para você: 7 GIFs de Orange Is The New Black para entender pesquisa de mercado

4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

E essas entrevistas servem para alguma coisa?

Os resultados de uma pesquisa, seja ela sobre qualquer assunto, podem servir para muita coisa dentro de uma empresa. Apenas citando alguns exemplos: uma pesquisa de satisfação, por exemplo, ajuda a entender o que seu consumidor pensa do seu produto, do seu atendimento e da sua marca em geral. Já uma pesquisa de clima organizacional, serve para identificar como seus colaboradores se sentem trabalhando com você.

Se você precisa testar uma ideia nova que quer começar a comercializar, é a pesquisa de teste de produto que pode ser a sua salvação na hora de colocar – ou não – o produto à venda.

4 frases que quem faz pesquisa de mercado está cansado de ouvir

Responder a essas frases clássicas é apenas um desafio de quem faz pesquisa de mercado. Se você se identificou, veja também aqui no blog os dramas que só quem trabalha com pesquisa sabe lidar e os mitos sobre pesquisa que sempre temos que desmentir por aí.

Também poderá gostar de:

11 sites e blogs que qualquer pessoa que trabalha com pesquisa de merc... Quem trabalha com pesquisa de mercado deve ser curioso por natureza. Entender o comportamento do consumidor, antecipar t...
5 formas para fazer seu negócio crescer gastando pouco dinheiro –... Todo empreendedor sabe que, depois de abrir uma empresa, os desafios passam a fazer parte do seu dia a dia. De acordo co...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.