Como a pesquisa de mercado vai ajudar a sua empresa a vender mais

Daniela Schermann
Como a pesquisa de mercado vai ajudar a sua empresa a vender mais

Não importa o tamanho do seu negócio ou a sua área de atuação. Todos os executivos e empreendedores precisam ou desejam vender mais. Este é um desafio para quem está começando, uma necessidade vital para quem está com dificuldades de prosperar e se manter ativo, e uma oportunidade para quem está indo bem e pretende crescer ainda mais. Mas como fazer para aumentar as vendas?

A resposta para esta pergunta quase nunca é simples. A pesquisa de mercado pode ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para aumentar o seu faturamento:

Avalie o seu produto

Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza de que o seu produto é bom. Ele resolve a necessidade ou a dor de alguém? Ele cumpre as expectativas de quem o consome? Caso você não tenha certeza da qualidade do seu produto e, principalmente, se ele atende a alguma demanda específica dos consumidores, comece realizando uma pesquisa de teste de produto.

Com esta pesquisa, é possível descobrir a qual público o seu produto se destina, o quanto os consumidores estão dispostos a pagar por ele, entender os pontos fortes e fracos do seu produto e dos produtos similares dos concorrentes e muitos outros insights que podem apontar caminhos e soluções de porque as vendas não estão apresentando os resultados que você deseja.

Conheça as suas buyer personas

É fundamental conhecer o seu cliente. Se você não sabe quem são as suas buyer personas, uma pesquisa simples pode ajuda-lo a identificar as principais características do público-alvo a quem o seu produto se destina.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil avaliar se as suas estratégias de marketing e comunicação estão alinhadas com o público a quem elas se destinam.

Recomendado para você: [QUESTIONÁRIO] 25 perguntas para seu questionário de Buyer Persona

Aumente a divulgação

Se você já avaliou que o seu produto é bom e já conhece as pessoas que estão interessadas em compra-lo, é hora de ampliar a sua estratégia de divulgação.

Ao criar a sua campanha de marketing, é importante ter em mente quais canais de divulgação você irá utilizar. Tenha certeza de anunciar apenas nos veículos e nas plataformas onde as suas buyer personas se encontram.

Por exemplo, de nada adianta anunciar o seu produto no Google e no Facebook se o seu público-alvo consome preferencialmente mídias offline. Da mesma forma, não tem porque investir em anúncios em revistas e jornais, se o seu público prefere consumir notícias em canais digitais.

Além disso, antes de iniciar uma nova divulgação, é sempre interessante fazer uma pesquisa de teste de campanha. No Opinion Box, você pode inserir vídeos e fotos nos seus questionários para avaliar as peças promocionais.

Pesquisa de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação periodicamente também são fundamentais para entender porque o seu produto não está vendendo mais, ou encontrar oportunidades de aumentar a receita.

Você poderá identificar pontos de melhoria no produto, no atendimento, na entrega ou em diferentes etapas do processo de venda. Nada melhor do que ouvir a opinião dos próprios clientes para saber como vender mais.

Também poderá gostar de: