Porque você deve investir em pesquisa de mercado em tempos de crise

Daniela Schermann
Porque você deve investir em pesquisa de mercado em tempos de crise

Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis. O caixa aperta, a receita não vem, e vai se tornando cada vez mais difícil atingir as metas. É preciso reduzir custos, deixar de investir e rever o planejamento. Até aí, nenhuma novidade.

Mas o que muitas empresas esquecem é que os seus clientes também vivem a mesma crise. Por isso, todos precisam tomar as mesmas decisões em suas vidas pessoais. E é aí que a pesquisa de mercado se torna imprescindível.

Desafios ou oportunidades?

Monitorar os hábitos de consumo de seu público-alvo é fundamental. Em tempos de crise, pode ser vital. Quando o orçamento está mais apertado, é natural que as pessoas mudem alguns hábitos e, neste caso, alguns produtos se tornam mais ou menos essenciais. Neste processo, algumas marcas se beneficiam, outras se prejudicam.

Com uma pesquisa de hábitos de consumo, é possível ter uma visão do cenário, entender o movimento que os consumidores estão fazendo e encontrar oportunidades para conquistar novos clientes.

Foco nos clientes

Em momentos de instabilidade financeira, perder clientes se torna ainda mais crítico. Por isso, medir a satisfação do seu público deve ser uma prática constante, para que seja possível tomar as atitudes certas ao primeiro sinal de que alguma coisa está errada.

De olho na concorrência

Se a situação está difícil para sua empresa, é de se imaginar que também esteja para a concorrência. Por isso, não deixe de aproveitar os tempos de crise para ficar de olho nos seus concorrentes. Faça pesquisas dentro do seu segmento para monitorar como a concorrência está sendo afetada e como os consumidores do seu mercado percebem isso.

Essa é mais uma chance de sair na frente e se aproveitar da situação de vulnerabilidade que também pode atingir seus concorrentes.

Porque você deve investir em pesquisa de mercado em tempos de crise

Invista no online

Nem é preciso dizer que, se a verba está curta, é preciso encontrar as ferramentas mais baratas para seguir com o trabalho. E as ferramentas online existem justamente para solucionar essa demanda.

Um dos grandes mitos que envolvem a pesquisa de mercado é que realiza-las custa muito dinheiro. As ferramentas digitais, como o Opinion Box, permitem realizar pesquisas a um custo bastante acessível e até mesmo gratuitamente. Isso sem comprometer a qualidade dos resultados e oferecendo insights importantes para o crescimento do seu negócio.

Recomendado para você: Por que você realmente precisa fazer pesquisas de mercado

Mais do que lamentar a crise, é preciso encontrar maneiras de superá-la e até de se fortalecer durante esse período. Para isso, é preciso ter inteligência e velocidade para tomar as decisões certas, e a melhor forma de não errar é com informação. As pesquisas de mercado se tornam um grande aliado para encontrar as melhores oportunidades no meio de tantos desafios.

Agora que você já entendeu a importância das pesquisas de mercado, que tal começar a fazer uma agora mesmo? Seja para fazer uma pesquisa com os seus contatos por e-mail ou para contratar o nosso painel de respondentes, estamos aqui para te ajudar nesse desafio. Entre em contato com nosso time de especialistas agora mesmo para pensarmos juntos em uma solução para fugir da crise.

Também poderá gostar de: