YouTube para empresas: como criar uma estratégia para o seu negócio?

Danielle Salgado
YouTube para empresas: como criar uma estratégia para o seu negócio?

Provavelmente você já precisou do YouTube para encontrar algum tutorial, desde uma simples tarefa doméstica a uma complexa ferramenta de trabalho. A verdade é que essa é apenas uma da infinidade de conteúdos existentes por lá.

Que o YouTube é a maior rede social de vídeos do mundo já não é novidade para ninguém. No entanto, você sabia que a plataforma também é o segundo maior site de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o Google?

Além disso, de acordo com uma pesquisa sobre a plataforma feita pelo Opinion Box, 61% dos usuários do YouTube estão inscritos no canal de alguma marca ou empresa na rede social.

Nesse sentido, já podemos imaginar as infinitas possibilidades de marketing no YouTube para empresas. É uma excelente oportunidade de aumentar a autoridade e o alcance da sua marca ou empresa.

Pensando nisso, reunimos nesse post as principais dicas para adotar uma estratégia de Marketing no YouTube para empresas. Confira.

Qual a importância do YouTube para empresas?

Como já foi dito, a presença de uma marca ou empresa no YouTube aumenta a relevância do negócio, pois, aos poucos, a marca ganhará autoridade no segmento de atuação, além de aumentar o alcance da audiência. 

Além disso, adotar estratégias para a plataforma também serve como um complemento para as práticas existentes. Por exemplo, muitas pessoas preferem ver conteúdos em formatos de vídeos do que em textos. Por que não alinhar conteúdos em vídeos no YouTube com aqueles que você já possui no blog da sua empresa?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Opinion Box, 64% dos usuários da plataforma afirmaram que o YouTube tem conteúdos que não são encontrados em nenhuma mídia tradicional.

Além de alcançar o público que prefere conteúdos visuais, você também pode complementar os conteúdos textuais no blog. Sendo assim, você deixará o conteúdo mais rico e também fortalecerá o seu SEO (Search Engine Optimization), que irá melhorar a posição da sua página nos resultados de busca em sites de pesquisa.

Estratégias para empresas no YouTube: como dar o primeiro passo?

Antes de mais nada, mesmo que você não tenha uma equipe grande para administrar o canal da empresa no YouTube, simplesmente comece! É muito importante ter em mente que não é preciso ter muito para começar. Além disso, em um primeiro momento, a qualidade dos conteúdos será muito mais valiosa do que a parte técnica.

Sendo assim, é hora de colocar a mão na massa. Para criar um canal no YouTube é muito simples. Basta fazer o login na plataforma com a conta Google da sua empresa. Após isso, basta clicar no ícone do seu avatar e selecionar a opção “criar um canal”. Em seguida, complete as informações e confirme.

Confira agora as principais estratégias para começar a sua estratégia no YouTube.

Conheça o seu público

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente quais são as preferências do seu público. Não adianta produzir vídeos com conteúdos interessantes e de alta qualidade se eles não atingirem o seu público ideal.

Nesse sentido, é primordial que você conheça o perfil, hábitos e comportamentos do seu público. Assim, você compreenderá quais os conteúdos que são relevantes para eles e começará de fato o planejamento.

Para isso, criar uma persona é fundamental. Com ela, você poderá concentrar as principais características do seu cliente ideal e começará a pensar em pautas e conteúdos voltados para essa persona.

Faça pesquisa de mercado

No entanto, como você saberá as características do seu público alvo? Além disso, como irá definir de fato como será a sua persona?

Nesse sentido, a pesquisa de mercado voltada para a buyer persona irá te ajudar. Afinal de contas, ao fazer esse tipo de pesquisa, serão entrevistadas pessoas que representam o seu público-alvo, para entender melhor os perfis, dores e necessidades.

Na plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer a sua própria pesquisa de buyer persona, com um formulário próprio. Clique aqui para saber mais.

YouTube para empresas: faça um planejamento

O planejamento pode ser considerado como uma das etapas mais importantes ao traçar uma estratégia não só no YouTube para empresas, mas em qualquer outra rede social. 

É o que afirma Natália Boaventura, coordenadora de mídias sociais do Banco Inter, que participou do painel sobre o YouTube na nossa Maratona do Marketing nas Redes Sociais. Perguntamos a ela qual a principal dica para um negócio que quer começar uma estratégia no YouTube.

De acordo com Natália, “O planejamento é a primeira coisa que deve ser feita. Muitas pessoas costumam pular essa etapa, que é uma das mais importantes. Tenha um foco: entenda por que quer abrir um canal no YouTube, trace seus objetivos e defina a sua temática e nicho.”

Analise as tendências do momento

Além de analisar o perfil do seu público, é interessante também observar quais os tipos de conteúdo estão em alta no seu nicho. 

Nesse sentido, é importante acompanhar os vídeos nos canais dos seus concorrentes e de influenciadores voltados para a área do seu negócio. Assim, você poderá perceber quais os conteúdos estão dando certo e quais não vêm chamando muita atenção do seu público alvo.

Lembrando que manter a originalidade é muito importante para se destacar. Não produza vídeos com conteúdos idênticos ao da sua concorrência. Aproveite os temas em alta nos outros canais para inspirar-se em assuntos semelhantes, e não para copiá-los.

YouTube para negócios: aprenda com os erros

Executar uma estratégia no YouTube para empresas não é algo fácil. Vivemos em uma era de constantes transformações no meio digital. Nesse sentido, algum conteúdo que era sucesso há dois anos atrás hoje em dia pode não ser mais tão relevante.

Sendo assim, é muito importante testar com frequência quais tipos de conteúdo estão dando certo ou não e aprender com os erros. 

De acordo com Natália Boaventura, “O aprendizado é diário. Quanto mais você tiver um planejamento, menores são as chances do vídeo não dar certo. Logo, é muito importante entender o que o público quer saber e que esse conteúdo esteja alinhado com o que está acontecendo no momento. Quando um vídeo não dá certo, utilizamos as métricas de SEO para entender o que não deu certo.” 

Nesse sentido, ao analisar as métricas, compare com os vídeos anteriores e veja em quais aspectos ele não foi bem, para evitar que aconteça nos próximos.

Convide especialistas e influenciadores para participarem vídeos

Para quem gosta de acompanhar canais no YouTube, é muito comum vermos pessoas e empresas convidarem donos de outros canais para participarem de algum vídeo.

Essa estratégia traz benefícios para ambos os canais. Afinal de contas, convidar outras pessoas relevantes na área aumentará a confiança e autoridade de ambos os lados. E os dados confirmam a relevância dessas pessoas na plataforma: de acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 69% dos usuários do YouTube estão inscritos no canal de influenciadores, YouTubers, criadores de conteúdo e pessoas famosas

Além disso, trazer convidados para o canal é uma forma interessante de quebrar a rotina de conteúdos.

Nesse sentido, vale a pena pesquisar canais de influenciadores do seu segmento e convidá-los para um vídeo colaborativo, com algum tutorial, dicas ou até mesmo para um bate papo em uma live, por exemplo. São muitas possibilidades de conteúdo que você pode explorar nessa estratégia!

Faça uma forte divulgação

A não ser que você seja uma pessoa ou uma empresa muito conhecida, ninguém começa um canal no YouTube com um grande número de inscritos. No primeiro momento, seus primeiros inscritos serão pessoas próximas que apoiam o seu negócio.

Porém, de nada adianta criar um canal que não esteja chegando ao seu público. Sendo assim, divulgue o seu canal em todos os meios de comunicação que a sua marca ou empresa utiliza. 

Não economize na divulgação: fale sobre o novo canal nas redes sociais, blog, e-mails marketing e outros meios de comunicação. Vale até mesmo colocar um CTA para o canal na assinatura de e-mail dos colaboradores da empresa.

Isso é muito importante para que as pessoas saibam da novidade e despertem o interesse de conhecer o canal.

Além disso, outra forma interessante de divulgação é fazer lives e webinars com especialistas do seu segmento de atuação, aumentando as chances de atingir outras pessoas que não conheciam o seu negócio.

Quer saber mais sobre marketing nas redes sociais?

Para compreender melhor as estratégias utilizadas nas diferentes redes sociais, o Opinion Box realizou a Maratona do Marketing nas Redes Sociais, que foi um evento online com convidados exclusivos para batermos um papo sobre as 7 principais redes sociais do mundo.

Foram 4 dias de evento, com painéis exclusivos e muitos insights sobre as diferentes plataformas. 

Caso você queira saber mais sobre como aprimorar suas estratégias de marketing nas redes sociais, prepare o papel e a caneta e clique aqui para acessar a nossa playlist com todos os vídeos do evento em nosso canal no YouTube. 

Também poderá gostar de: