7 riscos que sua empresa corre por não fazer pesquisas de mercado

Pedro D'Angelo
7 riscos que sua empresa corre por não fazer pesquisas de mercado

Fazer pesquisas de mercado é uma forma de obter insights poderosos para tomar decisões nas empresas. Até aqui, nenhuma novidade, não é mesmo?

Mas e quando uma empresa não faz pesquisas? O que acontece?

A verdade é que as empresas que não realizam suas pesquisas de mercado, para fins diversos, devem entender que estão correndo alguns riscos.

Se o tom deste artigo parecer alarmante demais, pode acreditar: ele está cumprindo seu papel. Não fazer uma pesquisa de mercado pode colocar uma empresa em situações perigosas de verdade. Então vamos ao que interessa – veja agora os 7 principais riscos que uma empresa corre por não fazer pesquisas de mercado.

Risco do novo negócio não dar certo

As pesquisas de mercado servem para embasar as primeiras e mais importantes decisões de um negócio.

Antes mesmo de abrir uma empresa, você precisa validar a sua ideia de negócio para entender o potencial dela. Em palavras mais duras, fazer pesquisas de mercado ao começar um negócio é uma forma de não desperdiçar tempo e dinheiro com alguma ideia ou oportunidade que pode não ser tão boa quanto parece.

Por mais que sua ideia pareça ótima, é imprescindível testá-la com seu público-alvo antes de investir de verdade. Muitas vezes, temos ideias geniais mas que não são apreciadas ou mesmo compreendidas pelo nosso público.

É por isso que se torna essencial fazer pesquisas de mercado para abir novos negócios. Teste o conceito, os produtos, os preços e use os dados obtidos para basear o planejamento do seu negócio.

Ah, e não deixe de ler aqui as pesquisas essenciais para quem quer abrir um negócio. Boa leitura e boa sorte no seu novo empreendimento!

Produtos que fracassam no mercado

Imagine ter todo o trabalho de pensar, planejar e produzir um novo produto para, em seguida, ele fracassar no mercado.

Novamente, pode ficar tranquilo e contar com as pesquisas de mercado para ajudar.

De forma simples, uma pesquisa de teste de produto economiza tempo e dinheiro, além de fazer as correções necessárias antes de colocá-lo no mercado.

Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial, pode identificar qual o seu público alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade.

Para não correr o risco de seus produtos encalharem nas prateleiras, faça pesquisas de mercado para teste de produto! Meça o potencial do seu produto, a aceitação da embalagem, o valor que ele passa para seu consumidor. Mais do que isso, descubra se o público estará disposto a pagar por ele!

7 riscos que sua empresa corre por não fazer pesquisas de mercado  

Campanhas publicitárias mal sucedidas

Você se lembra de ter visto alguma campanha de mídia que deixou uma impressão ruim? Uma campanha de mal gosto, ofensiva ou que não te transmitiu nenhum valor de marca ou do produto que oferecia?

Provavelmente sim.

Campanhas mal sucedidas existem, deixam impacto negativo por um bom tempo e, por sorte, podem ser evitadas facilmente. 

Fazer pesquisas de mercado para teste de campanha é o caminho certo para garantir que isso não aconteça. Apresente as peças antes de lançá-las e veja como um grupo representativo do seu público vai reagir.

Uma pesquisa de teste de campanha não custa caro e ajuda a garantir que seu produto e marca serão bem vistos por quem for atingido por qualquer peça publicitária feita por você ou pela sua agência.

Ah, para facilitar, veja aqui alguns modelos de questionário para teste de campanha que você pode se inspirar e utilizar.

Clientes insatisfeitos e vendas caindo

Insatisfação de clientes é um problema real e infelizmente comum em uma empresa. As vendas caem, a imagem da empresa é prejudicada e o consumidor começa a espalhar a má notícia para seus amigos e familiares.

O jeito de resolver e evitar essas situações é claro: pesquisas de satisfação para ouvir o que o cliente pensa e tem a dizer.

Ao fazer uma pesquisa de satisfação, você irá ouvir diretamente de seus clientes o que eles pensam sobre seu negócio. Com esses dados, é possível diagnosticar onde estão as falhas de sua operação, os defeitos do seu produto e os problemas do seu atendimento. Somente com as informações certas é que você poderá tomar as ações necessárias para resolver seus problemas.

Crises de imagem

Como o item acima falou sobre reputação, vamos entrar mais um pouquinho no assunto e falar de outro risco grave que você corre ao não fazer pesquisas de mercado.

Uma crise de imagem tem o potencial para acabar com a reputação de uma empresa no mercado. A opinião que seu público, clientes, parceiros e até os concorrentes têm sobre seu negócio exerce muito poder sobre o sucesso da sua empresa.

É claro que, ao falarmos de crises de imagem, devemos explorar os problemas que podem resultar em uma crise, para começo de conversa.

Ações de marketing que desagradam, problemas com funcionários e com a gestão, envolvimento em escândalos… são várias as situações que podem resultar em uma crise de imagem – e cada uma delas requer um plano de ação diferente.

Fazer pesquisas de mercado, nesse caso, vai te ajudar de outra forma com crises de imagem – antes e depois delas acontecerem. A primeira dica é para evitar crises. 

Monitore com frequência a imagem que sua marca passa, antes de mais nada.

Como sua marca é percebida pelo seu público-alvo? Qual é a imagem que os clientes têm da sua empresa? Essa imagem é positiva? Em vista da concorrência, como o seu negócio está sendo visto? Essas e outras perguntas essenciais para construir um relacionamento sólido com o consumidor só serão respondidas de uma forma. É preciso fazer uma pesquisa de mercado.

Queda no faturamento da empresa

A queda no faturamento é um risco que se corre, de certa forma, em razão de todos os fatores acima e muitos outros.

Clientes insatisfeitos param de comprar e falam mal da sua marca para outras pessoas. Colaboradores insatisfeitos e uma cultura organizacional ruim resultam em queda de produtividade, que pode afetar indiretamente o faturamento.

O faturamento, ao cair ou aumentar, é influenciado por uma série de fatores que as pesquisas vão ajudar a controlar. Tudo que foi citado acima contribui, de forma direta ou indireta, para possíveis problemas. Por isso é importante conhecer diversos tipos de pesquisa para cada área ou situação do seu negócio.

7 riscos que sua empresa corre por não fazer pesquisas de mercado

Risco de falência!

Continuando o assunto do item anterior, o que acontece com empresas que não faturam? Com as empresas que perdem clientes por insatisfação? Com os produtos rejeitados no mercado?

Sim, elas fecham.

Para evitar que isso aconteça, é claro, vamos reafirmar a importância de fazer pesquisas de mercado como parte da cultura da sua empresa. Criar uma cultura baseada em dados é o jeito mais fácil de evitar todos os problemas graves acima e garantir seu sucesso.

Sim, falar em falência parece alarmante até demais, mas a longo prazo é isso que pode acontecer com quem toma decisões importantes com base em achismos.

E agora, vamos fazer pesquisa de mercado?

Se você chegou até aqui sem sair correndo para evitar os riscos que eu citei acima, vamos dar o próximo passo?

Fazer pesquisas de mercado já não é tão difícil, caro ou demorado. Além dessa boa notícia, quero te contar também que o Opinion Box pode te ajudar a fazer as pesquisas essenciais para garantir a imagem positiva da sua marca, a satisfação dos clientes e até para vender mais!

Fale com a nossa equipe de especialistas em pesquisa e veja como você pode fazer pesquisas de forma simples, rápida e barata.

Também poderá gostar de:

Pesquisa Opinion Box revela o que o brasileiro pensa sobre o aborto Hoje, no Brasil, é possível realizar legalmente um aborto em casos de estupro, risco de fetos anencéfalos e quando há ri...
Opinion Box Pesquisa: O que esperar da Black Friday 2015? O dia 27 de novembro vem aí e, com ele, mais uma edição da Black Friday. A ação de vendas que acontece no Brasil há cinc...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.