Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz

Daniela Schermann
Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz

Se você acompanha nosso blog, sabe que nós compartilhamos muitas dicas para criar o seu questionário. São posts que vale a pena você ler antes de criar sua pesquisa, pois mostram os erros imperdoáveis que você não pode cometer, o que você não pode esquecer antes de lançar a sua pesquisa e muitas outras informações imperdíveis.

Mas se você está sem tempo para explorar todo o conteúdo que o blog oferece, nós preparamos um resumo com 21 dicas resumidas para você:

1. Problema de pesquisa

Antes de começar a criar o seu questionário, defina o seu problema de pesquisa, ou seja, aquilo que você está procurando saber com a sua pesquisa.

2. Modelos de questionário

Nós possuímos uma biblioteca com dezenas de modelos de questionário editáveis para você criar sua pesquisa. Navegue nas categorias de modelo, escolha o que mais tem a ver com o objetivo da sua pesquisa e edite-o para atender ainda mais as suas necessidades.

3. Tamanho do questionário

Quanto maior o questionário, maior a chance do entrevistado abandoná-lo antes de terminar de responder. Por isso, avalie a necessidade de cada uma das questões e certifique-se de que todas são realmente relevantes.

4. Perguntas imparciais

Ao construir as suas perguntas, certifique-se de que você está sendo imparcial. Por exemplo, se você quer saber se as pessoas gostam de refrigerante, o enunciado não pode ser: “o quanto você adora refrigerante?”, pois ele supõe que todo mundo adora refrigerante, o que não é verdade.

5. Enunciados objetivos

Além de tomar cuidado para não ser tendencioso, é preciso também ser objetivo e claro nos seus enunciados. Faça perguntas simples e diretas, que sejam fáceis do seu entrevistado compreender.

Recomendado para você:  Como criar um questionário: 6 vídeos hilários da internet trazem 6 dicas para sua pesquisa

6. Erros de português

Não cometer erros de português não é apenas uma dica de pesquisa de mercado, mas uma dica pra vida. Erros gramaticais, de ortografia ou até mesmo de digitação causam uma péssima imagem e tiram a credibilidade do conteúdo que está sendo lido. Por isso, revise o texto do seu questionário e, na dúvida, recorra a outras pessoas, ao dicionário, à gramática ou ao Google.

7. Linguagem

Acertar a linguagem do seu questionário também é muito importante. O tom de uma pesquisa com jovens para falar sobre séries de TV é diferente do tom que você vai usar em uma pesquisa com o público interno de um escritório de advocacia. Por isso, tenha em mente o perfil dos respondentes da sua pesquisa na hora de criar um questionário.

8. Alternativas de resposta única ou múltipla

Ao utilizar perguntas com respostas únicas ou múltiplas no seu questionário, avalie bem as alternativas de resposta. Se você quer saber a renda mensal, por exemplo, verifique se todas as faixas salariais possíveis estão cobertas nas suas alternativas. Se quer saber com que frequência a pessoa faz compras pela internet, lembre-se de ter uma alternativa “não faço compras pela internet”. Opções como “outros”, “não se aplica” e “nenhuma das anteriores” são uma ótima opção para garantir que todos os cenários sejam cobertos. v

9. Perguntas abertas

As perguntas abertas são fundamentais quando queremos que o entrevistado dê uma resposta com suas palavras. Você pode, por exemplo, para ele justificar por que deu uma nota em uma pesquisa de avaliação. Por outro lado, as perguntas abertas são mais difíceis de serem analisadas e por isso devem ser usadas com parcimônia.

10. Tipos de pergunta

Além das perguntas abertas, únicas ou múltiplas, existem outros tipos de pergunta que você pode utilizar no seu questionário. Ao variar os tipos de pergunta você deixa seu questionário mais atrativo e interativo pra quem responde, aumentando a taxa de retorno, e ainda facilita a análise dos dados da sua pesquisa.

11. Textos entre as perguntas

Nos questionários do Opinion Box, é possível incluir pequenos textos entre as perguntas. Este recurso facilita para que você interaja com o seu entrevistado quando precisar dar uma explicação adicional ou introduzir um novo assunto no questionário.

Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz

12. Fotos

Inserir fotos no seu questionário ajudam a torná-lo mais dinâmico, interativo e atraente para quem for responder. Além disso, você pode utilizar as fotos para criar diferentes tipos de pesquisa, como teste de logomarca, testes de produto e outros.

13. Vídeos

Assim como as fotos, os vídeos podem ser utilizados para testes de campanha e outros tipos de pesquisa. Para inserir um vídeo no seu questionário, basta digitar o link do vídeo no campo que vai se abrir ao arrastar “adicionar vídeo” para o questionário.

14. Recurso de lógica

A lógica de questionário é um recurso que permite

criar caminhos personalizados para cada respondente percorrer um questionário, com base na resposta fornecida por ele em uma pergunta. Veja aqui as vantagens que a lógica de questionário oferece.

15. Paginação

Pode parecer um simples detalhe, mas dividir o seu questionário em páginas ajuda a diminuir a taxa de abandono da pesquisa. Ela facilita muito a visualização e organização do questionário, além de ser essencial para otimizar o seu questionário para dispositivos móveis. Nós recomendamos que cada página tenha no máximo 3 ou 4 perguntas.

Recomendado para você:  Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando

16. Personalização do questionário

Usuários do Plano Basic e Plus podem personalizar o questionário com cores, logomarca e mensagem de encerramento customizada. Não se esqueça verificar se o seu questionário está do jeito que você gostaria. Use e abuse para deixar o questionário com a sua cara.

17. Mensagem de encerramento

Nas pesquisas realizadas com os seus contatos, uma mensagem de encerramento é exibida assim que ele termina de responder o questionário. Os assinantes do Plano Basic e Plus podem personalizar essa mensagem com uma imagem e um texto e ainda escolher a cor do fundo. Aproveite esse espaço para agradecer a participação do entrevistado.

18. Perguntas obrigatórias

Ao criar um questionário no Opinion Box, você pode determinar quais perguntas o entrevistado obrigatoriamente precisa responder e quais são optativas. É só marcar ou desmarcar a caixa “pergunta obrigatória”, que aparece ao acrescentar/editar cada pergunta do questionário.

19. Teste do questionário

Nunca envie uma pesquisa sem antes testá-la. É o momento em que você vai revisar a lógica, o texto, as alternativas e ver se está tudo do jeito que você quer. Aqui no blog, a gente ensina como fazer um teste de questionário infalível.

20. Teste realizado por alguém imparcial

Uma ótima dica para testar o questionário é pedir para outra pessoa testá-lo, de preferência alguém que não se envolveu com nenhuma das etapas da pesquisa.

21. Mensagem de email personalizada

Ao realizar uma pesquisa por email com seus contatos, configure o assunto e a mensagem do email para aumentar a taxa de abertura do email, de clique no link e de resposta da pesquisa. Quanto mais personalizada for a mensagem, maior a chance das pessoas responderem a pesquisa.

Se você chegou aqui, tenho certeza que já está pronto para criar o seu questionário. Mas, se quiser uma ajuda nossa, é só falar com o nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de:

O que você não pode esquecer ao criar seu questionário de pesquisa O processo de fazer uma pesquisa de mercado não precisa ser complicado. Você pode, inclusive, fazer todo o seu projeto d...
Amostra: como definir quantas entrevistas fazer em uma pesquisa de mer... "Quantas entrevistas eu preciso fazer?". Esta é uma das dúvidas que mais recebemos de nossos clientes através da nossa p...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.