Pesquisa de mercado para smartphones: como otimizar seu questionário?

Pedro D'Angelo
Pesquisa de mercado para smartphones: como otimizar seu questionário?

Os smartphones já são grandes companheiros das pessoas modernas há um certo tempo. Eles estão nas mãos, nos bolsos e bolsas, nas cabeceiras das camas – em todo lugar, basicamente. Em uma pesquisa de mercado que realizamos no ano passado, inclusive, constatamos que 42% preferem ficar 24 horas sem água ou energia em casa do que 24 horas sem smartphone. Incrível, não?

Pois é. E como não dá para ficar fora dessa realidade, pessoas e empresas devem se adaptar a ela e pensar em estratégias que atendam às demandas e hábitos dos usuários de smartphones. E é claro que, para responder pesquisas de mercado, eles não deixariam de ser utilizados também.

Como as pesquisas de mercado realizadas no Opinion Box podem ser respondidas via mobile, vamos então ver algumas dicas para otimizar o seu questionário de pesquisa de mercado para smartphones:

Clareza e objetividade

Saber se comunicar com seu público, como sempre lembramos, é essencial ao realizar uma pesquisa de mercado. Ao elaborar seu questionário, portanto, faça perguntas claras e objetivas.

Para garantir que elas sejam ainda mais assertivas para quem está com um smartphone em mãos, certifique-se também que seus textos sejam bastante diretos e fáceis do entrevistado compreender rapidamente. Muito resumidamente: faça perguntas curtas, mas bem escritas.

Certifique-se de que não está usando jargões ou termos técnicos, que podem não ser reconhecidas pelas pessoas que vão responder a pesquisa e, assim, fazer com que o respondente desista de continuar com a pesquisa.

Divisão por páginas

Para facilitar a vida de quem responde uma pesquisa de mercado por smartphone, essa dica é bastante valiosa: divida seu questionário por páginas. Tente manter uma média de duas ou três perguntas por página para que seu respondente não precise “rolar” muito a tela do celular. Todos nós que usamos smartphones sabemos como isso é ruim, certo?

Perguntas abertas

Utilizar perguntas abertas de texto pode trazer diversos benefícios para um questionário de pesquisa, como já explicamos neste post, mas esse tipo de questão deve ser usado com cuidado. Para atrair usuários de smartphones, reflita bastante sobre a necessidade de incluir muitas perguntas abertas.

Lembre-se que quem responde pelo smartphone pode estar com menos tempo para se dedicar à elaboração de um texto ou mesmo ter menos habilidade para digitar textos longos no teclado do celular.

Caso as perguntas abertas sejam indispensáveis, porém, não se preocupe: a dica, então, é cuidar bem da elaboração dos enunciados. Seja claro e peça textos mais objetivos. Assim, é menos provável que os respondentes te abandonarão no meio do questionário.

Recomendado para você: Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Imagens e vídeos em pesquisa de mercado para smartphones

Acrescentar recursos interativos na sua pesquisa de mercado pode tornar o questionário atraente e dinâmico, mas é preciso pensar bem antes de utilizar de todas as suas opções. Se a sua pesquisa visa atingir em cheio os usuários de smartphones, avalie a necessidade de acrescentar muitas fotos ou vídeos incorporados no meio do questionário.

Esse tipo de objeto consome dados preciosos da internet do seu usuário e até mesmo, no caso dos vídeos, não podem ser vistos em qualquer lugar ou ocasião. Nessa hora, lembre-se da máxima de que “menos é mais”.

NÃO ESQUECER: Teste o questionário

Como sempre dizemos, é essencial testar o questionário antes de enviá-lo para os respondentes. Revise os textos, as alternativas das perguntas e, claro, faça testes com a sua pesquisa em diferentes telas e dispositivos. Um questionário com erros invalida seus resultados e pode prejudicar todo um projeto. E não queremos isso, certo?

Essas são apenas algumas dicas que ajudam a garantir que seu respondente chegue até o fim do seu questionário. Para ter ainda mais sucesso na sua pesquisa de mercado, confira aqui 6 erros imperdoáveis na hora de fazer uma pesquisa de mercado. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato para que nossos especialistas possam te ajudar a elaborar a pesquisa de mercado ideal para seu negócio.

Também poderá gostar de: