Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando

Daniela Schermann
Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando

Existem inúmeras vantagens em realizar pesquisas de mercado online. Mas para que você possa explorar ao máximo as vantagens da pesquisa online, é preciso que você conheça todos os recursos que você pode utilizar ao construir seus questionários online.

Utilizando esses recursos, você vai deixar seu questionário mais dinâmico, atraente, objetivo e interativo para quem for respondê-lo. Desta forma, você consegue aumentar a sua taxa de resposta, diminuir o tempo de coleta e obter respostas mais assertivas e resultados mais completos.

Então descubra quais são os principais recursos de questionário que você pode começar a utilizar hoje mesmo:

Fotos

Inserir fotos no seu questionário permite que você realize diferentes tipos de pesquisa, como testes de campanha, de embalagem, de sites e de diferentes itens.

Além disso, em pesquisas de imagem e marca, você pode usar fotos para ajudar a transmitir conceitos que seriam mais difíceis de explicar com palavras. Peça para o entrevistado escolher qual imagem ele gosta mais, ou qual foto representa melhor o que ele sente quando pensa naquela.

Utilize a sua criatividade e lembre-se que as fotos tornam o questionário mais interativo e agradável para quem for responder.

Para inserir fotos no seu questionário do Opinion Box é muito simples: na tela de criação de questionário, selecione “adicionar imagem” e arraste para a área do questionário. Selecione a imagem que você quer inserir e pronto.

Vídeos

Assim como as fotos, os vídeos são ideais para testes de campanha. Você pode testar o vídeo todo ou aspectos dele, como locução, trilha ou personagem.

Para inserir um vídeo no seu questionário, basta digitar o link do vídeo no campo que vai se abrir ao arrastar “adicionar vídeo” para o questionário.

Lógica

A lógica de questionário é um recurso que permite criar caminhos personalizados para cada respondente percorrer um questionário, com base na resposta fornecida por ele em uma pergunta.

Este recurso é muito importante para questionários mais extensos, pois você consegue direcionar as perguntas certas para cada entrevistado de acordo com as respostas que ele fornece e, desta forma, ele não perde tempo visualizando perguntas que não são direcionadas para ele.

Por exemplo, se você está fazendo uma pesquisa sobre hábitos alimentares e tem um bloco de questões para vegetarianos, apenas quem respondeu SIM na pergunta “você é vegetariano?” será direcionado para este bloco de perguntas. Os que responderem NÃO irão pular essas questões e já vão para o bloco seguinte. Isso diminui a desistência ao longo do questionário e aumenta sua taxa de resposta.

A lógica também é um ótimo recurso para estabelecer um crivo na sua pesquisa. Imagine que você quer entrevistar apenas pessoas que compraram carro nos últimos 5 anos. Inicie o seu questionário com esta pergunta e encerre para todos que não compraram carro no período desejado.

Diferentes tipos de perguntas

Outra forma de tornar seu questionário mais dinâmico para quem for responder é variar os tipos de pergunta que você utiliza. Além de facilitar a visualização das questões para quem responde, pode facilitar muito o momento da análise se você utilizar o tipo certo de pergunta em cada questão.

Imagine que você quer saber a idade dos seus entrevistados. Se você deixar essa pergunta como texto, cada um irá responder de uma forma e você terá uma dificuldade enorme de agrupar as idades. Agora, se você incluir uma pergunta de número, o entrevistado só poderá digitar algarismos, e será muito mais fácil identificar qual a faixa etária predominante da sua amostra ao final da pesquisa.

Recomendado para você:  Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Texto entre as questões

É possível inserir pequenos textos entre as questões do seu questionário. Este recurso facilita para que você interaja com o seu entrevistado quando precisar dar uma explicação adicional ou introduzir um assunto antes de incluir uma questão.

Vamos a um exemplo: você está fazendo uma pesquisa sobre zika vírus e microcefalia e quer saber se as pessoas são a favor do direito ao aborto de mulheres grávidas com zika. Inclua um texto explicativo antes da questão contextualizando as descobertas sobre a zika até o momento, as questões jurídicas e médicas que estão por trás da questão do direito ao aborto. Desta forma, você garante que todos possuem as mesmas informações sobre o tema antes de decidir se é ou não a favor do direito ao aborto.

Utilize os textos também quando precisar fazer uma mudança de asunto. Em questionários mais longos, relembre a importância da participação do respondente e situe o respondente, dizendo quanto tempo falta para acabar o questionário. Por exemplo: “Agora vamos falar sobre os produtos que você comprou no supermercado no último mês. Não se preocupe, faltam apenas cinco minutos para terminar. A sua participação é muito importante para nós”.

Nestes textos, você pode dialogar diretamente com o entrevistado, por isso, adote um tom simpático e educado.

Mensagem de encerramento

Nas pesquisas realizadas por email ou link, uma mensagem de encerramento é exibida assim que ele termina de responder um questionário. Os assinantes do Plano Basic e Plus podem personalizar essa mensagem com uma imagem e um texto e ainda escolher a cor do fundo.

Aproveite essa mensagem para agradecer a participação do entrevistado e contar que a pesquisa será utilizada para trazer melhorias que vão beneficiar o cliente.

Mensagem de email personalizada

Ao enviar sua pesquisa por email, configure o assunto e a mensagem do email para aumentar a taxa de abertura do email, de clique no link e de resposta da pesquisa. Quanto mais personalizada for a mensagem, maior a chance das pessoas responderem a pesquisa.

Você também pode configurar automaticamente que a mensagem de email cumprimente a pessoa pelo primeiro nome. Para isso, basta que o seu arquivo de mailing mailing tenha uma coluna com o nome preenchido e que a mensagem tenha a configuração necessária para utilizar este recurso. Na tela de personalização da mensagem, está explicado como fazer isso.

Veja outras dicas muito importantes para realizar pesquisas por email e não deixe de baixar o nosso guia de pesquisa de mercado para aprender a fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Se você utilizar esses recursos no seu questionário, vai conseguir obter mais respostas em um tempo ainda menor de coleta.

Também poderá gostar de:

Perguntas abertas: usar ou não na sua pesquisa de mercado? Ao elaborar um questionário de pesquisa, existem diversas formas de torná-lo mais interessante para quem for responder e...
Checklist de pesquisa: o que você precisa conferir antes de enviar sua... Depois de passar por todo o planejamento do seu projeto e elaborar um questionário infalível, você está quase pronto par...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.